filmeu

Disciplina Didática dos Desportos III

  • Apresentação

    Apresentação

    A presente UC E enquadra-se no 2º ciclo no em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, área científica Formação Professores e Formadores de áreas Tecnológicas. Tem como objetivo disponibilizar conhecimentos base atualizados e a sua reflecção sobre as principais questões das Didáticas Específicas de Orientação, Canoagem e Montanhismo/Escalada, assim como no ensino das modalidades que compõe os desportos de raquetes em contexto escolar. Adicionalmente, pretende-se que os estudantes reconheçam a pertinência destes conhecimentos e reflexões para as questões práticas do seu futuro profissional.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Conteúdo Programático CP1) O regulamento das modalidades e os modelos técnicos e/ou táticos de desempenho; CP2) Adaptação de regras e segurança em contexto escolar; CP3) Progressões de ensino e aperfeiçoamento técnico e/ou tático das modalidades; CP4) A avaliação dos diferentes domínios do processo ensino-aprendizagem das modalidades em contexto escolar: métodos e critérios.
  • Objetivos

    Objetivos

    Define-se os objetivos de aprendizagem (OA): AO1) Conhecer o regulamento, a terminologia e os conceitos específicos, e os principais aspetos técnicos e/ou táticos das modalidades; OA2) Conhecer as principais questões relativas aos materiais e seu manuseamento por forma a garantir a segurança e integridade dos praticantes das modalidades; OA3) Adquirir e aplicar conhecimentos referentes às progressões metodológicas de ensino das modalidades para o 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e Secundário; OA4) Observar e identificar os erros técnicos e/ou táticos mais frequentes das modalidades, determinar as suas causas e consequências, e aplicar os meios e métodos de intervenção para a sua correção; OA5) Implementar e avaliar as atividades de ensino e aprendizagem das modalidades.  
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: Demonstração, experimentação e exercitação prática (ME1) Práticas pedagógicas em situação simulada de planeamento, organização e intervenção no âmbito do ensino/aprendizagem (ME2) Resolução de casos práticos (ME3), Visionamento e discussão de documentários/vídeos (ME4), Atividades em pequeno grupo (ME5), Informação de retorno fornecida pelo docente sobre trabalho desenvolvido (ME6).
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Aires, António; Sérgio, Luís e Aires, Tiago (2005); Manual do Traçador de Percursos, FPO   Aguilera, M. (1996). Prevencion, Seguridad y Autorrescate en Montana. Madrid: Desnível   António Aires, Luis Quinta-Nova, Luis Santos, Natália Pires, Raquel Costa e Rui Ferreira (2011); Orientação, desporto com pés e cabeça, FPO – Mafra   Belo, P. (1995). Escalada na escola. Horizonte, XII (67).   Federação Portuguesa de Ténis (2010). Manual de Ténis na Escola.   Federação Portuguesa de Ténis (2002). Manipulação  de uma bola com uma raquete no jogo de Ténis. Lisboa: Centro de Estudos e Formação Desportiva.   Departamento de Formação (s/d). Badminton: metodologia de Aprendizagem. Federação Portuguesa de Badminton.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios