filmeu

Disciplina Psicologia da Educação

  • Apresentação

    Apresentação

    A Psicologia da Educação (PE) constitui uma área científica que articula o conhecimento produzido pela investigação psicológica, no âmbito dos desenvolvimento humano e comportamentos e processos mentais que lhe subjazem, e os objetivos de explicação e de promoção da ação educativa. Nesta disciplina são  consideradas as diversas dimensões do desenvolvimento psicológico (cognitivo, afetivo e relacional) dos alunos e dos processos de ensino e de aprendizagem, designadamente estratégias de ensino-aprendizagem, as atitudes dos professores ou a resolução de situações problemáticas em contexto educativo. A PE assume-se atualmente como uma área da Psicologia com objeto e método de investigação próprios, bem como uma unidade curricular com conteúdos, objetivos e investigações específicas. Na formação de professores a PE é reconhecida pelo importante contributo para o aumento de conhecimentos e estratégias para compreender e intervir nos processos de ensino-aprendizagem.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Introdução à Psicologia da Educação: Definição, especificidades e evolução histórica. Enquadramento conceptual e aplicações contextuais e práticas. 2. Temáticas centrais na Psicologia da Educação (PE) Psicologia da Educação e Contemporaneidade: Educação, diversidade e sustentabilidade. Aprendizagem: Enquadramento e aplicações à PE. Diferentes abordagens da aprendizagem: comportamental, cognitiva, desenvolvimental, socioemocional. Desenvolvimento Humano: Enquadramento e aplicações à PE. Diferentes abordagens ao desenvolvimento humano: ecologia do desenvolvimento humano e contextualismo; desenvolvimento cognitivo, moral e socioemocional. Diferenças Individuais: Enquadramento e aplicações à PE. Variáveis individuais com impacto no processo de ensino-aprendizagem: autorregulação da aprendizagem, motivação, expectativas e autoeficácia. Educação Parental: Enquadramento e aplicações à PE. Estrutura familiar e práticas educativas parentais, bem como suas implicações.
  • Objetivos

    Objetivos

    OA1. Adquirir uma visão global da Psicologia da Educação (PE), reconhecer a sua relevância e compreender a especificidade do seu estatuto epistemológico. OA2. Conhecer as problemáticas centrais e contextos de aplicação da PE. OA3. Compreender e conceptualizar o processo de aprendizagem nos vários contextos educativos que acompanham o ciclo de vida e articular com os processos de desenvolvimento humano que lhe subjazem. OA4. Promover a capacidade de reflexão e análise crítica da literatura científica no âmbito da PE. OA5. Promover a autonomia na pesquisa e aprofundamento dos conhecimentos científicos no domínio da PE. OA6. Promover a capacidade de aplicação e transferência de conhecimentos teóricos para a conceptualização e intervenção no âmbito de problemáticas educacionais em contextos diversos.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Esta unidade curricular compreende aulas teóricas lecionadas em estrita articulação com a prática docente no domínio da educação física. As aulas incluem as momentos expositivos e discussões participadas. A exposição de conteúdos programáticos será complementada por métodos de tutoria de pesquisa e análise crítica de literatura empírica e de debate dos temas analisados. Além de serem solicitados a exemplificar a aplicação prática dos conteúdos expostos, os estudantes terão a oportunidade de realizar trabalho em grupo, atividades de discussão e feedback entre pares. Adicionalmente, os alunos são convidados a realizar uma reflexão crítica sobre as competências que ganharam na UC, incluindo a sua aplicação aos contextos educativos em que irão desenvolver a sua atividade profissional.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Corno, L., & Anderman, E. M. (2016). Handbook of Educational Psychology. Taylor & Francis. Duchesne, S., McMaugh, A., & Mackenzie, E. (2022). Educational psychology for learning and teaching. (7th ed.) Cengage Learning Australia. Martin, J. L., & Torok-Gerard, S. E. (2019). Educational psychology: History, practice, research, and the future. Praeger/ABC-CLIO. Santrock, J. W. (2020). Educational psychology (2nd ed.). New York: McGraw-Hill. Schunk, D. (2020). Learning Theories. An Educational Perspective . New York: Pearson. Slavin, Robert E (2017). Educational Psychology: Theory and Practice (12th ed). New York: Pearson. Veiga, F. (Org.). (2013). Psicologia da Educação: teoria, investigação e aplicação. Envolvimento dos alunos na escola. Lisboa: Climepsi. Woolfolk, A. (2020). Educational Psychology. (14th ed.). New York: Pearson.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios