filmeu

Disciplina Iniciação à Prática Profissional II

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular (UC) visa complementar a formação dos estudantes na área da Educação Física na infância, tendo em conta as orientações curriculares para a Educação pré-escolar e as aprendizagens essenciais da disciplina para o  1º ciclo do ensino básico, bem como a capacidade de conceber e executar um projeto de intervenção tendo em conta a matéria dos Jogos de Raquete.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1) A Literacia Motora e a Educação Física; CP2) O Currículo, as orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, as aprendizagens essenciais e o programa da Educação Física no 1º CEB; CP3) Teorias, métodos, recursos e técnicas de ensino/aprendizagem da Educação Física no contexto dos primeiros anos: conceção, planeamento, intervenção (instrução, gestão, regulação e controlo da atividade, modelos organizativos, clima de aula) e avaliação formativa; CP4) Modelos e técnicas de observação para a avaliação formativa em Educação Física. CP5) Trabalho de projeto aplicado à matéria dos Jogos de Raquete.  
  • Objetivos

    Objetivos

    Os objetivos de aprendizagem da presente UC  são: OA1 - Dominar a aplicação contextualizada das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, dos Aprendizagens Essenciais do 1º CEB na área da Educação Física. OA2 - Experimentar e refletir sobre um conjunto de conceitos e técnicas educativas específicos da Educação Física, tendo em conta a diversidade dos contextos educativos a que se destinam (EPE e o 1º CEB); OA3 - Dominar um conjunto de ferramentas pedagógicas e quadros de referência da Educação Física, que permita uma intervenção pedagógica responsável, criativa e com qualidade, em contextos da EPE e 1º CEB. OA4 - Desenvolver uma atitude crítica e atuante perante situações e problemas educativos concretos da Educação Física como fator de socialização a uma Cultura Motora. OA5 - Desenvolver um projeto de intervenção que envolva a sua conceção e execução tendo em conta a matéria dos Jogos de Raquete.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: Exposição e Análise de documentação de referência (ME1), Observação, discussão e análise de vídeos e/ou atividades práticas em contexto real (ME2), Resolução de casos práticos, em situação simulada de planeamento, organização e intervenção no âmbito do ensino e aprendizagem (ME3), Atividades de campo em pequeno grupo (ME4), Trabalho de projeto (ME5), Informação de retorno sobre o trabalho desenvolvido (ME6).  
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Cornish, K., Fox, G., Fyfe, T., Koopmans, E., Pousette, A., & Pelletier, C. A. (2020). Understanding physical literacy in the context of health: a rapid scoping review. BMC Public Health, 20(1), 1569.   Direção-Geral da Educação. (2018). 4º Ano | 1º Ciclo do Ensino Básico Educação Física.   Federação Portuguesa de Ténis (2002). Manipulação de uma bola com uma raquete no jogo de Ténis. Lisboa: Centro de Estudos e Formação Desportiva.   Lopes da Silva, I. L., Marques, L., Mata, L., Rosa, M. (2016). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação.   Ministério da Educação. (1998). Organização Curricular e Programas Ensino Básico — 1º Ciclo.   Neves, R. (2022). Educational Intervention Projects - an Initiation Model for Professional Practice in Primary School Education, In: Initial teacher education: experiences and reflections facing the Bologna process (pp.81-95), Publisher: UA Editora.    
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios