filmeu

Disciplina Metodologia do Treino em Educação Física e Desporto Escolar

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC Metodologia do Treino em Educação Física e Desporto Escolar enquadra-se no 2º ciclo no Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, área científica Formação Professores e Formadores de áreas Tecnológicas. Tem como objetivo disponibilizar conhecimentos base atualizados e a sua reflexão sobre as principais questões da Metodologia de Treino em Educação Física e Desporto Escolar. Adicionalmente, pretende-se que os estudantes reconheçam a pertinência destes conhecimentos e reflexões para as questões práticas do seu futuro profissional.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1 – Conceitos fundamentais do treino (Carga – Adaptação – Recuperação – Leis – Princípios Pedagógicos). CP2 – Princípios de planeamento do treino aplicados ao contexto escolar (planeamento anual, unidade didática, aula). CP3 – Metodologia do ensino/treino das técnicas desportivas nos desportos individuais; e do ensino da técnica/tática nos desportos situacionais (desportos coletivos, desportos de combate). CP4 - Metodologia do treino das capacidades motoras nas crianças e nos jovens. Recomendações e a sua aplicação em contexto escolar; Princípios da construção de exercícios (características, contributos da aprendizagem motora, teoria dos sistemas dinâmicos, psicologia ecológica); Desenvolvimento da Aptidão Física na escola - Teorias, modelos e operacionalização. CP5 - Educação Física e intervenção em populações especiais. CP6 – Avaliação da aptidão física no contexto escolar. CP7 – Desporto Escolar: planeamento, intervenção e avaliação em desportos individuais e coletivos.
  • Objetivos

    Objetivos

    OA1 – Conhecer e aplicar os conceitos do treino na elaboração do planeamento anual das unidades didáticas e das aulas no contexto escolar. OA2 – Aplicar os conceitos do treino desportivo ao ensino dos desportos individuais e coletivos no contexto das aulas e no desporto escolar. OA3 – Conhecer e aplicar os métodos de treino do ensino da técnica/tática nos deportos individuais, coletivos e de combate. OA4 - Compreender e adquirir conhecimentos sobre o treino das capacidades físicas em crianças e jovens. OA5 – Conhecer e conceber programas de treino específicos para populações especiais. OA6 – Conhecer e aplicar os diferentes métodos e formas de avaliação no contexto das aulas da Educação Física e no desporto escolar. OA7 – Aplicar os conceitos do treino desportivo no contexto do desporto escolar.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: Exposição e Análise de documentação de referência (ME1), Observação, discussão e análise de vídeos e/ou atividades práticas em contexto real (ME2), Resolução de casos práticos, em situação simulada de planeamento, organização e intervenção no âmbito do ensino e aprendizagem (ME3), Atividades em pequeno grupo (ME4), Informação de retorno sobre trabalho desenvolvido (ME5).
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Borges, J. M. (2016). Teoria e Metodologia do Treino Desportivo- Modalidades Individuais. Instituto Português do Desporto e Juventude. Lisboa Carson, R. & Webster, C. (Eds.) (2019). Comprehensive School Physical Activity Programs: Putting Research into Evidence-Based Practice. Human Kinetics Publishers. Cunha, P. (2016). Teoria e Metodologia do Treino Desportivo- Modalidades Coletivas. Instituto Português do Desporto e Juventude. Lisboa Faigenbaum, A., Lloyd, R. & Oliver, J. (2020). Essentials of Youth Fitness. American College of Sports Medicine. Lloyd, R. & Oliver, J. (Eds.). (2020). Strength and Conditioning for Young Athletes. Routledge. Ravé, J., Valdivielso, F., Fernández, M. & García, J. (2010). Fundamentos del entrenamiento deportivo. Wanceulen Editorial Deportiva. Sevilla
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios