Novos Cursos
Os Nossos Cursos
Informações Académicas
Vai frequentar este curso?
Consulte os Calendários Académicos, Atividades de Acolhimento e Sessões de Abertura de Curso.
Consulte os Calendários Académicos, Atividades de Acolhimento e Sessões de Abertura de Curso.
Formato do cursoPresencial
GrauMestrado
Semestres4
Créditos120 ECTS
-
Apresentação
Apresentação
A digitalização da sociedade e a integração das TIC no ensino exigem docentes de Informática preparados para os desafios do século XXI. Este ciclo de estudos (CE), com base legal no Decreto-Lei n.º 79/2014 e no Decreto-Lei n.º 9-A/2025, habilita para o grupo 550, alinhando-se com a Estratégia Nacional para a Educação Digital e com o Quadro Europeu DigCompEdu. O plano de estudos integra tecnologias emergentes, incluindo Inteligência Artificial, pensamento computacional e cidadania digital, combinando uma sólida formação teórica com prática pedagógica supervisionada. Ministrado em regime pós-laboral, o CE possibilita a conciliação entre formação avançada e atividade profissional, potenciando a atualização e a requalificação de docentes e profissionais das TIC, reforçando a inclusão digital e a inovação educativa.
-
Condições de Ingresso
Condições de Ingresso
Nos termos do disposto no DL n. 9-A/2025, de 14 fev. podem candidatar-se ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre em Ensino de Informática candidatos que reúnam, cumulativamente, os requisitos: 1) Serem titulares de habilitação académica superior, designadamente licenciatura em Informática ou área afim, ou grau estrangeiro reconhecido como equivalente (artigo 18.º, n.º 4, alínea a)); 2) Terem obtido, no percurso académico anterior, um mínimo de 120 ECTS na área de Informática, conforme previsto no anexo ao DL 79/2014, na redação do DL n. 9-A/2025 (especialidade n. 27); 3) Demonstrarem domínio oral e escrito da língua portuguesa e competências de argumentação lógica e crítica, avaliadas pela UL através de metodologia própria (artigo 17.º, n. 1 e 2); 4) indivíduos com, pelo menos, 75% dos créditos exigidos, devendo os restantes ser obtidos durante o CE, mediante plano definido pela Universidade (artigo 18.º, n. 7 e 8). Os candidatos aprovados em prova escrita em que demonstrem domínio oral e escrito da língua portuguesa, bem como competências de argumentação lógica e crítica são de seguida seriados. A seriação dos candidatos é realizada, em cada fase do concurso de acesso, de acordo com a média aritmética, arredondada às unidades, das classificações de a) Licenciatura (transformada na escala 0-200), e b) apreciação curricular (na escala 0-200). A apreciação curricular incide sobre: i) experiência profissional na docência e/ou formação (com a ponderação de 40%) ii) cursos de formação obtidos, além da Licenciatura, nomeadamente pós-graduação e outros cursos na área de Informática ou na área da educação e formação (com a ponderação de 30%) iii) participação em projetos de investigação e/ou de intervenção, nomeadamente no quadro de atividades docentes na área de Informática (ponderado em 30%)
-
Critérios de Seriação
Critérios de Seriação
- 50% - Mestrado - Habilitação Anterior
- 50% - Mestrado - Apreciação Curricular
Candidatos sem classificação da habilitação anterior:
- 25% - Mestrado - Motivação e/ou Entrevista
- 75% - Mestrado - Apreciação Curricular
-
Destinatários
Destinatários
Licenciados ou Mestres com pelo menos 120 ECTS na área científica de Informática (podendo ingressar com 90 ECTS desde que os restantes créditos sejam completados no curso).
-
Competências
Competências
No Mestrado em Ensino de Informática vai desenvolver competências para: Ensinar com impacto - dominar conteúdos e metodologias inovadoras para formar alunos preparados para o mundo digital. Planear e inovar - criar e avaliar projetos educativos que integrem pensamento computacional, cidadania digital e Inteligência Artificial. Usar a tecnologia de forma inteligente ¿ aplicar ferramentas digitais de forma crítica, criativa e pedagógica. Trabalhar em equipa e liderar projetos ¿ colaborar com outros docentes e dinamizar iniciativas que transformem a escola. Crescer como profissional - refletir sobre a própria prática e investir continuamente no seu desenvolvimento.
-
Razões para frequentar este curso
Razões para frequentar este curso
- Obtenção de habilitação profissional para o ensino de Informática, aliada ao desenvolvimento de competências pedagógicas, de investigação em educação e tecnologia, e de criação de recursos educativos digitais inovadores.
-
Plano de estudos
Plano de estudos
Registo n.º R/A-Cr 152/2025 de 16 de setembro-
1º Ano / Percurso Geral
- [1º Semestre]
-
Aprendizagem e Desenvolvimento
6 ects -
Didática da Informática I
6 ects -
Oficina de Informática - Programação, Robótica e Pensamento Computacional
6 ects - Opção I
-
Planeamento Curricular e Avaliação
6 ects
-
2º Ano / Percurso Geral
- [1º Semestre]
-
Estágio I
24 ects -
Seminário de Investigação em Didática da Informática
6 ects
- [2º Semestre]
-
Estágio II
24 ects -
Seminário de Prática de Ensino de Informática
6 ects
-
1º Ano / Percurso Geral
-
Opções
Opções
-
Saídas Profissionais
Saídas Profissionais
Prof. de Informática dos Ensinos básico e Secundário.
-
Observações
Observações
A Destacar 1. Reforço do conhecimento da área disciplinar de Informática. 2. Reconhecimento da importância da formação ao longo da vida, da autoaprendizagem e da aprendizagem colaborativa. 3. Conhecimento dos processos de aprendizagem e ensino de Informática 4. Conhecimento da organização de ambientes de aprendizagem. 5. Domínio de competências de ensino de Informática Parcerias Escolas Cooperantes. Metodologia de avaliação Portefólios individuais. Trabalhos individuais e de grupo. Testes escritos e práticos. Desempenho nas atividades de iniciação à prática profissional. Relatório de Prática de Ensino Supervisionada aprovado em provas públicas. Horário previsto: das 18h00 às 23h30.
Centro Universitário
Porto | Faculdade de Psicologia e Educação
Fases de candidaturas a decorrer
Valores
A este ciclo de estudos/programa de formação aplicam-se as tabelas de emolumentos em vigor na Universidade Lusófona.
Direção do Curso
Secretariado
Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
Requisitos de Graduação
Ter concluído um total de 120 ECTS.