-
Apresentação
Apresentação
A UC Introdução à Epidémiologia enquadra-se no 2º Ciclo em Exercício e Saúde, área científica Ciências Sociais e do Comportamento. A preparação do estudante para a elaboração de trabalhos científicos que irá desenvolver no 2º Ciclo implica o desenvolvimento de várias competências que são trabalhadas nesta UC de acordo com os conteúdos apresentados.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP2361-16535
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1. Introdução a epidemiologia: história, definição, objetivos e conceitos; CP2. Tipos de estudos: observacionais, quasi-experimentais e experimentais; CP3. Medidas de frequência: razão, proporções e taxas; CP4. Medidas de associação: odds ratio e risco relativo; CP5. Medidas de impacto: risco atribuível e risco atribuível populacional; CP6. Validade e precisão; CP7. Viés, confundimento e interacção; CP8. Causalidade; CP9. Planeamento de um projeto de investigação em exercício físico e saúde; CP10. Escrita de artigos científicos em exercício físico e saúde.
-
Objetivos
Objetivos
Nesta unidade curricular pretende-se que os estudantes adquiram conhecimentos de epidemiologia, de medidas utilizadas na epidemiologia, procedimentos e planeamento de projetos de investigação, com rigor científico e seriedade intelectual. Pretende-se igualmente que os estudantes adquiram conhecimentos para a elaboração de trabalhos científicos em exercício físico e saúde. No final desta unidade curricular, os estudantes devem: Compreender os diferentes tipos de estudos e a sua aplicabilidade no contexto do exercício físico e saúde; Compreender e saber utilizar as diferentes medidas utilizadas em epidemiologia; Desenvolver competências de pesquisa, de análise sistemática e de reflexão crítica; Compreender as fases do planeamento de um projeto de investigação; Compreender as fases para a elaboração de um trabalho de investigação sobre um tema na área do exercício físico e saúde.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: Aulas de natureza expositiva (ME1): Resolução de casos práticos (ME2), Visionamento e discussão de documentários/vídeos (ME3), Pesquisa bibliográfica (ME4), Análise de artigos científicos (ME5), Atividades em pequeno grupo (ME6), Informação de retorno fornecida pelo docente sobre trabalho desenvolvido (ME7).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Penny Webb, Chris Bain, Andrew Page. (2016). Essential epidemiology: an introduction for students and health professionals ¿ 3rd ed. Cambridge University Press. Miquel Porta, Sander Greenland, Miguel Hernán, Isabel dos Santos Silva, John M. Last.(2014). A Dictionary of Epidemiology, 6th Edition. Oxford University Press. Leon Gordis. (2013). Epidemiology, 5th Edition. Philadelphia: Elsevier Saunders. Katz, M. J. (2009). From research to manuscript: A guide to scientific writing. New York: Springer
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não