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Disciplina Psicologia da Saúde e do Exercício Físico

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular tem como objectivo promover o conhecimento acerca da importância das variáveis psicológicas relacionadas com a saúde e o exercício físico, bem como competências de aplicação prática para os contextos de desenvolvimento profissional dos estudantes.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Definição, história e métodos de investigação Psicologia da Saúde. 2. Modelos teóricos na Psicologia da Saúde. 3. Promoção da saúde e prevenção da doença: Stress, imunidade e coping; Crenças, comportamento, saúde e doença; Personalidade, Género, Sexualidade e Idade; Promoção de comportamentos de saúde; Barreiras para a promoção da saúde; Motivação e adesão ao tratamento. 4. Motivação em contextos de exercício físico e desporto. 5. Auto-percepções, auto-estima e exercício físico e desporto. 6. Exercício físico, saúde e bem-estar: Evolução cultural; benefícios psicológicos do exercício; Relações com o bem-estar subjectivo, satisfação com a vida e felicidade. 7. Estilos de vida e exercício: Relações com a saúde; variáveis individuais aos padrões comportamentais; Relações com o desporto. Resultados da investigação e implicações para a prática.
  • Objetivos

    Objetivos

    Promover o conhecimento acerca da importância das variáveis psicológicas relacionadas com a saúde e o exercício físico. Identificar e explicar as variáveis psicológicas envolvidas com a saúde e com o exercício físico mobilizando para tal constructos provenientes dos principais paradigmas teóricos. Refletir e treinar as questões ligadas à avaliação dos constructos psicológicos identificados e ao desenvolvimento de estratégias de intervenção no âmbito da saúde e do exercício.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: Discussão de casos práticos (ME1), Visionamento e discussão de documentários/vídeos (ME2), Atividades em pequeno grupo (ME3), Informação de retorno fornecida pelo docente sobre trabalho desenvolvido (ME4).
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Baum, A., Revenson, T. A. Singer, J. E. (2012). Handbook of health psychology. New York, US: Psychology Press. Buckworth, J., Dishman, R., O¿Connor, P., & Tomporowski, P. (2013). Exercise Psychology. Champaign: Il. Human Kinetics. Calmeiro, L.; & Matos, M. (2004). Psicologia do exercício e da saúde. Visão e Contextos. Cruz, J. (Ed.) (1996). Manual de Psicologia do Desporto. Braga:SHO. Fox, K. (Ed.). (1997). The physical self: from motivation to well-being. Champaign: Il. Human Kinetics. Friedman, H. S. (2011). The Oxford handbook of health psychology. New York, US: Oxford University Press. Martin, L. R., & DiMatteo, M. R. (Coords.) (2014). The Oxford handbook of health communication, behavior change, and treatment adherence. Oxford: Oxford University Press. Tenenbaum, G.; & Eklund, R. C. (Ed.) (2007). Handbook of Sport Psychology - 3rd edition. John Wiley & Sons. USA. Weinberg, R.; & Gould, D. (2011). Foundations of Sport and Exercise Psychology. 5th edition. Human Kinetics.  
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