filmeu

Disciplina Exercício Físico em Crianças e Adolescentes

  • Apresentação

    Apresentação

    UC com foco na área da atividade física e exercício físico em crianças e adolescentes, pretendendo dotar os estudantes de conhecimento acerca das recomendações atuais de atividade física, comportamento sedentário e sono para crianças e adolescentes emitidas pelas principais entidades de referência na área. Pretende-se ainda que os estudantes desenvolvam competências na avaliação da atividade física e aptidão física relacionadas com a saúde e o desenvolvimento motor em crianças e adolescentes, bem como na prescrição de atividade física nestas faixas etárias. Finalmente, pretende-se dotar os estudantes de conhecimentos sobre literacia física em crianças e adolescentes e de competências para a avaliar e promover. Esta UC é a única no ciclo de estudos que aborda especificamente a população pediátrica, e como tal, é de primordial importância para dotar os estudantes de um corpo de conhecimentos sólidos nesta área. Visa a integração de conhecimentos adquiridos previamente.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Literacia física em crianças e adolescentes. Definição e dimensões da literacia física. Ferramentas de avaliação da literacia física. Estratégias de promoção da literacia física nas suas diferentes dimensões. Importância e recomendações para os comportamentos das 24 horas do movimento em crianças e adolescentes Malefícios do comportamento sedentário e riscos associados à atividade física/exercício físico Importância do sono para a saúde Avaliação e prescrição dos comportamentos das 24 horas do movimento para crianças e adolescentes. Avaliações antropométricas e da composição corporal em crianças e adolescentes. Métodos, técnicas e instrumentos. Aptidão física relacionada com a saúde Aptidão cardiorrespiratória Aptidão muscular Avaliação da aptidão física relacionada com a saúde e o desenvolvimento motor em crianças e adolescentes. Exercício físico na saúde e na doença Associações com o excesso de peso e obesidade Associações com parâmetros de saúde cardiometabólica
  • Objetivos

    Objetivos

    Compreender conceito de literacia física, saber como avaliar e aplicar estratégias de promoção das suas diferentes componentes. Conhecer as recomendações atuais para os comportamentos do movimento em crianças e adolescentes. Caracterizar os comportamentos de movimento e compreender os benefícios e riscos associados. Demonstrar conhecimentos sobre avaliações antropométricas e de composição corporal, através de métodos, técnicas e instrumentos existentes. Conhecer os efeitos agudos e crónicos do exercício nos sistemas fisiológicos e composição corporal de crianças e adolescentes. Caracterizar a aptidão física nas suas várias dimensões. Conhecer associações dos comportamentos de movimento com parâmetros de saúde/doença em crianças e adolescentes. Entender e dominar a avaliação da aptidão física e prescrição do exercício em crianças e adolescentes. Planear, implementar e gerir projetos no âmbito da promoção de comportamentos de movimento saudáveis e literacia física em crianças e jovens.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Nesta UC serão utilizados métodos expositivos e de aprendizagem experiencial; resolução de casos práticos; pesquisa e análise de artigos científicos e trabalhos de grupo. - Regime de avaliação contínua: projeto de intervenção a pares (75%) e resolução de tarefas de aula (25%). Consideram-se insuficientes as classificações <9,5 valores, podendo o aluno realizar uma prova suplementar de avaliação (natureza oral ou escrita), sempre que a média ponderada das classificações parcelares for ≥9,5 valores. A prova de recuperação apenas poderá ser realizada a uma das componentes de avaliação, na última aula do semestre. A assiduidade deverá cumprir obrigatoriamente 70% do número total de aulas. - Avaliação por exame final (época de recurso e/ou época especial) implicará uma prova de natureza escrita, com aferição em registo oral (apenas têm acesso à prova oral os alunos com nota ≥9,5 valores na prova teórica). As duas componentes assumem cada uma, um peso de 50% para a nota final do exame. 
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Whitehead, M. (2010). Physical Literacy throughout the Lifecourse. Routledge. NY, USA. Tremblay MS, Carson V, Chaput JP, et al. (2016). Canadian 24-Hour Movement Guidelines for Children and Youth: An Integration of Physical Activity, Sedentary Behaviour, and Sleep. Appl Physiol Nutr Metab, 41:S311-S327. ACSM (2018). ACSM's Guidelines for Exercise Testing and Prescription (10th edition). Baltimore: Williams & Wilkins. GBD 2015 Obesity Collaborators. (2017). Health effects of overweight and obesity in 195 countries over 25 years. New England journal of medicine, 377(1), 13-27. Cattuzzo, M. T., dos Santos Henrique, R., Ré, A. H. N., de Oliveira, I. S.,... & Stodden, D. (2016). Motor competence and health related physical fitness in youth: A systematic review. Journal of science and medicine in sport, 19(2), 123-129. Newell K, Wade M G. (2018). Physical Growth, Body Scale, and Perceptual-Motor Development. Advances in Child Development and Behavior. Elsevier Inc, volume 55.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios