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Apresentação
Apresentação
UC com foco na área da atividade física e exercício físico em crianças e adolescentes, pretendendo dotar os estudantes de conhecimento acerca das recomendações atuais de atividade física, comportamento sedentário e sono para crianças e adolescentes emitidas pelas principais entidades de referência na área. Pretende-se ainda que os estudantes desenvolvam competências na avaliação da atividade física e aptidão física relacionadas com a saúde e o desenvolvimento motor em crianças e adolescentes, bem como na prescrição de atividade física nestas faixas etárias. Finalmente, pretende-se dotar os estudantes de conhecimentos sobre literacia física em crianças e adolescentes e de competências para a avaliar e promover. Esta UC é a única no ciclo de estudos que aborda especificamente a população pediátrica, e como tal, é de primordial importância para dotar os estudantes de um corpo de conhecimentos sólidos nesta área. Visa a integração de conhecimentos adquiridos previamente.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP2361-16541
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Literacia física em crianças e adolescentes. Definição e dimensões da literacia física. Ferramentas de avaliação da literacia física. Estratégias de promoção da literacia física nas suas diferentes dimensões. Importância e recomendações para os comportamentos das 24 horas do movimento em crianças e adolescentes Malefícios do comportamento sedentário e riscos associados à atividade física/exercício físico Importância do sono para a saúde Avaliação e prescrição dos comportamentos das 24 horas do movimento para crianças e adolescentes. Avaliações antropométricas e da composição corporal em crianças e adolescentes. Métodos, técnicas e instrumentos. Aptidão física relacionada com a saúde Aptidão cardiorrespiratória Aptidão muscular Avaliação da aptidão física relacionada com a saúde e o desenvolvimento motor em crianças e adolescentes. Exercício físico na saúde e na doença Associações com o excesso de peso e obesidade Associações com parâmetros de saúde cardiometabólica
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Objetivos
Objetivos
Compreender conceito de literacia física, saber como avaliar e aplicar estratégias de promoção das suas diferentes componentes. Conhecer as recomendações atuais para os comportamentos do movimento em crianças e adolescentes. Caracterizar os comportamentos de movimento e compreender os benefícios e riscos associados. Demonstrar conhecimentos sobre avaliações antropométricas e de composição corporal, através de métodos, técnicas e instrumentos existentes. Conhecer os efeitos agudos e crónicos do exercício nos sistemas fisiológicos e composição corporal de crianças e adolescentes. Caracterizar a aptidão física nas suas várias dimensões. Conhecer associações dos comportamentos de movimento com parâmetros de saúde/doença em crianças e adolescentes. Entender e dominar a avaliação da aptidão física e prescrição do exercício em crianças e adolescentes. Planear, implementar e gerir projetos no âmbito da promoção de comportamentos de movimento saudáveis e literacia física em crianças e jovens.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Nesta UC serão utilizados métodos expositivos e de aprendizagem experiencial; resolução de casos práticos; pesquisa e análise de artigos científicos e trabalhos de grupo. - Regime de avaliação contínua: projeto de intervenção a pares (75%) e resolução de tarefas de aula (25%). Consideram-se insuficientes as classificações <9,5 valores, podendo o aluno realizar uma prova suplementar de avaliação (natureza oral ou escrita), sempre que a média ponderada das classificações parcelares for ≥9,5 valores. A prova de recuperação apenas poderá ser realizada a uma das componentes de avaliação, na última aula do semestre. A assiduidade deverá cumprir obrigatoriamente 70% do número total de aulas. - Avaliação por exame final (época de recurso e/ou época especial) implicará uma prova de natureza escrita, com aferição em registo oral (apenas têm acesso à prova oral os alunos com nota ≥9,5 valores na prova teórica). As duas componentes assumem cada uma, um peso de 50% para a nota final do exame.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Whitehead, M. (2010). Physical Literacy throughout the Lifecourse. Routledge. NY, USA. Tremblay MS, Carson V, Chaput JP, et al. (2016). Canadian 24-Hour Movement Guidelines for Children and Youth: An Integration of Physical Activity, Sedentary Behaviour, and Sleep. Appl Physiol Nutr Metab, 41:S311-S327. ACSM (2018). ACSM's Guidelines for Exercise Testing and Prescription (10th edition). Baltimore: Williams & Wilkins. GBD 2015 Obesity Collaborators. (2017). Health effects of overweight and obesity in 195 countries over 25 years. New England journal of medicine, 377(1), 13-27. Cattuzzo, M. T., dos Santos Henrique, R., Ré, A. H. N., de Oliveira, I. S.,... & Stodden, D. (2016). Motor competence and health related physical fitness in youth: A systematic review. Journal of science and medicine in sport, 19(2), 123-129. Newell K, Wade M G. (2018). Physical Growth, Body Scale, and Perceptual-Motor Development. Advances in Child Development and Behavior. Elsevier Inc, volume 55.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não