-
Apresentação
Apresentação
Esta UC tem o seu foco na área da atividade física e do exercício físico em crianças e adolescentes, pretendendo dotar os estudantes de conhecimento acerca das recomendações atuais de atividade física, comportamento sedentário e sono para crianças e adolescentes emitidas pelas principais entidades mundiais de referência na área. Pretende-se ainda, que os estudantes desenvolvam competências na avaliação da atividade física e aptidão física relacionadas com a saúde e ao desenvolvimento motor em crianças e adolescentes, bem como na prescrição de atividade física nestas faixas etárias, de acordo com as suas especificidades de saúde ou presença de doença. Esta UC é a única no ciclo de estudos que aborda especificamente a população pediátrica, e como tal, é de primordial importância para dotar os estudantes de um corpo de conhecimentos sólidos nesta área. Assim, a UC articula-se com as demais por uma abordagem que visa a integração de conhecimentos adquiridos previamente.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP2361-16541
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Crescimento e desenvolvimento físico e motor de crianças e adolescentes. 2. Avaliações antropométricas e da composição corporal em crianças e adolescentes. 2.1. Métodos, técnicas e instrumentos. 3. Importância e recomendações para os comportamentos das 24 horas do movimento em crianças e adolescentes 4. Avaliação e prescrição de atividade física e exercício para crianças e adolescentes. 5. Aptidão física relacionada com a saúde 5.1. Aptidão cardiorrespiratória 5.2. Aptidão muscular 6. Avaliação da aptidão física relacionada com a saúde e o desenvolvimento motor em crianças e adolescentes. 7. Desenvolvimento da aptidão física e das habilidades motoras em crianças e adolescentes. 8. Exercício físico na saúde e na doença 8.1. Associações com o excesso de peso e obesidade 8.2. Associações com parâmetros de saúde cardiometabólica 9. Malefícios do comportamento sedentário e riscos associados à atividade física/exercício físico 10. Importância do sono para a saúde
-
Objetivos
Objetivos
Caracterizar diferentes fases do desenvolvimento físico e motor da criança/adolescente Demonstrar conhecimentos de avaliações antropométricas e composição corporal (métodos, técnicas e instrumentos existentes) Caracterizar a atividade física(AF) segundo diferentes parâmetros Conhecer e divulgar as recomendações das 24h movimento Compreender os malefícios do comportamento sedentário e os riscos associados à AF Conhecer os efeitos agudos e crónicos do exercício nos sistemas fisiológicos e na composição corporal de crianças/adolescentes Caracterizar a aptidão física nas suas várias dimensões Demonstrar as associações da AF/exercício/aptidão física/comportamento sedentário/sono com parâmetros de saúde em crianças/adolescentes Entender e dominar a avaliação da aptidão física e prescrição do exercício em populações saudáveis e na doença Planear, implementar e gerir projetos no âmbito da promoção das 24h movimento em crianças/adolescentes Entender e dominar a promoção da saúde.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Nesta UC serão utilizados métodos expositivos e de aprendizagem experiencial. - Regime de avaliação contínua: frequência (75%), fichas de leitura (20%) e quizz de revisão dos conteúdos (5%). Consideram-se insuficientes as classificações <9,5 valores, podendo o aluno realizar uma prova suplementar de avaliação (natureza oral ou escrita), sempre que a média ponderada das classificações parcelares for ≥9,5 valores. A prova de recuperação apenas poderá ser realizada a uma das componentes de avaliação, na última aula do semestre. A assiduidade deverá cumprir obrigatoriamente 70% do número total de aulas. - Avaliação por exame final (época de recurso e/ou época especial) implicará uma prova de natureza escrita, com aferição em registo oral (apenas têm acesso à prova oral os alunos com nota ≥9,5 valores na prova teórica). As duas componentes assumem cada uma, um peso de 50% para a nota final do exame.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
ACSM (2018). ACSM's Guidelines for Exercise Testing and Prescription (10th edition). Baltimore: Williams & Wilkins. GBD 2015 Obesity Collaborators. (2017). Health effects of overweight and obesity in 195 countries over 25 years. New England journal of medicine, 377(1), 13-27. Barnett, L. M., Lai, S. K., Veldman, S. L., Hardy, L. L., Cliff, D. P., Morgan, P. J., ... & Okely, A. D. (2016). Correlates of gross motor competence in children and adolescents: a systematic review and meta-analysis. Sports medicine, 46, 1663-1688. Cattuzzo, M. T., dos Santos Henrique, R., Ré, A. H. N., de Oliveira, I. S., Melo, B. M., de Sousa Moura, M., ... & Stodden, D. (2016). Motor competence and health related physical fitness in youth: A systematic review. Journal of science and medicine in sport, 19(2), 123-129. Newell K, Wade M G. (2018). Physical Growth, Body Scale, and Perceptual-Motor Development. Advances in Child Development and Behavior. Elsevier Inc, volume 55.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não