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Disciplina Exercício no Cancro e Doenças Musculoesquéticas

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC Exercício no Cancro e Doenças Musculosqueléticas enquadra-se no 2º ciclo em Exercício e Saúde, área científica da Educação Física e Desporto. Os estudos do 2º ciclo baseiam-se na perspetiva de que os conhecimentos sobre Exercício Físico e Saúde aplicados ao cancro e doenças musculosqueléticas são essenciais para um pleno entendimento dos fenómenos inerentes à prática de exercício físico em populações com patologia, considerando uma abordagem dirigida para um estilo de vida ativo. A UC tem como objetivo disponibilizar conhecimentos atualizados referentes ao papel do exercício físico aplicado ao cancro e às doenças musculosqueléticas. Estes conhecimentos são determinantes tanto para a avaliação, prescrição e orientação de exercício em sujeitos com estas patologias, como para o entendimento do exercício físico como coadjuvante terapêutico e fator de prevenção primária ou secundária destas patologias.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1 EXERCÍCIO E CANCRO Neoplasia: conceitos básicos e classificação Epidemiologia e Agentes carcinogénicos Biologia da célula neoplásica Principais modelos de neoplasia humana: cancro da mama, colorectal e próstata Cancro, Sobreviventes de cancro e atividade física CP2 EXERCÍCIO NAS DOENÇAS MÚSCULO-ESQUELÉTICA Fisiopatologia e Aspectos Clínicos nas patologias ósseas, articulares e musculares. Avaliação Física, planeamento e prescrição de exercício nas patologias ósseas, articulares e musculares.
  • Objetivos

    Objetivos

    Definindo os objetivos de aprendizagem (OA), pretende-se que os estudantes que frequentem a presente UC:  OA1) adquiram conhecimentos sobre a etiologia e fisiopatologia do cancro e  doenças musculosqueléticas;  OA2) adquiram e apliquem competências na interpretação das alterações fisiológicas, funcionais e orgânicas decorrentes da prática de diversos tipos de exercício e atividade física no contexto das patologias anteriormente referidas  OA3) adquiram e apliquem competências relativas aos métodos de avaliação, prescrição de exercício e planeamento do treino de sujeitos que apresentem estas patologias. 
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: Aulas de natureza expositiva com recurso a materiais audiovisuais; (ME1), Resolução de casos problema (ME2), Pesquisa bibliográfica (ME3), Leitura e análise de artigos científicos (ME4), Informação de retorno fornecida pelo docente sobre trabalho desenvolvido (ME5).
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Kumar Abbas Aster. (2015). Robbins and Cotran pathology basis of disease. 9th edition. Elsevier Sauders. American College of Sports Medicine, Melinda Irwin. (2012). ACSM¿s Guide to Exercise and Cancer Survivorship.  Farooqui and A. A. Farooqui. (2015). Diet and Exercise in Cognitive Function and Neurological Diseases. John Wiley & Sons, Inc, Hoboken, NJ.  Pedersen BK, Saltin B (2015). Exercise as medicine - evidence for prescribing exercise as therapy in 26 different chronic diseases. Scand J Med Sci Sports;25 Suppl 3:1-72. Fiona Wilson, John Gormley, Juliette Hussey (2011). Exercise Therapy in the Management of Musculoskeletal Disorders. Wiley-Blackwell.  
INSCRIÇÃO AVULSO
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