-
Apresentação
Apresentação
A UC Seminários enquadra-se no 2º ciclo no em Exercício e Saúde, na área desporto. Nesta unidade curricular pretende-se proporcionar aos estudantes o contacto com temas específicos na área do exercício físico e saúde que serão abordados por especialistas nacionais e/ou internacionais.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 3
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP2361-5491
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1. Atividade física para grávidas CP2. Ginástica laboral CP3. Atividade física e ambiente CP4. Desporto adaptado CP5. Exercício e saúde mental CP6. Lesões irreversíveis e relação com o desporto CP7. Desporto e políticas públicas CP8. E-sports e saúde Poderão ser abordados outros conteúdos programáticos que se adequam ao ciclo de estudo.
-
Objetivos
Objetivos
Promover o aperfeiçoamento de competências práticas e teóricas dos estudantes no âmbito do exercício e saúde.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: Aulas de natureza expositiva (ME1) e discussão em pequeno grupo (ME2). A nível da inovação das aprendizagens, são de referenciar o aperfeiçoamento e consolidação de Saber Científico (na compreensão e na escrita), Saber Tecnológico (na utilização de meios informáticos e plataformas digitais, enquanto ferramentas e estratégias de comunicação, pesquisa e conhecimento, essenciais ao trabalho individual e colaborativo), Relacionamento Interpessoal (base do trabalho colaborativo entre estudantes-professores e estudantes-estudantes, fundado na interajuda nas aprendizagens que decorrem do desenvolvimento de projetos de estudo e de investigação), Desenvolvimento Pessoal e Profissional, potenciado pelas reflexões críticas regulares e de feedbacks orientados pedagogicamente, Aprendizagem Ativa através da adoção de estilos de ensino centrados no estudante, que apelem à reflexão, projeção, interpretação e resolução de problemas.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Específica de cada seminário.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não