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Disciplina Métodos Avançados de Intervenção e Desenvolvimento Organizacional

  • Apresentação

    Apresentação

    Pretendemos com esta unidade curricular que os alunos tomem consciência de que a mudança é sem dúvida uma realidade e também uma necessidade no nosso mundo cada vez mais complexo. A mudança é uma constante que aumenta a um ritmo cada vez mais rápido. Com ela existe inevitavelmente a necessidade de liderar, promover, encorajar e estimular a mudança. No entanto, toda a mudança, por menor que seja, representa um desafio para todos em qualquer organização. Para os líderes, existe o desafio de fazer as mudanças necessárias acontecerem, e para todos os outros, há o desafio de lidar com mudanças sobre as quais eles geralmente não têm controle e para as quais potencialmente não têm desejo. Essas mudanças invariavelmente os envolvem em novas atividades, comportamentos e pensamentos, e na tarefa ainda mais difícil de deixar ir e desaprender atividades, comportamentos e pensamentos antigos.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1. Do processo de diagnóstico à intervenção organizacional 1.1. A mudança e os seus desafios na atualidade 1.2. O objeto da intervenção e desenvolvimento organizacional 1.3. Tipos de mudança e intervenção organizacional 1.4. Níveis de intervenção organizacional 1.5. Fatores de resistência à mudança CP2. Métodos e técnicas de intervenção organizacional 2.1. Modelos de implementação da mudança 2.2. Técnicas específicas de intervenção organizacional CP3. Etapas de um processo de intervenção organizacional CP4. Relatório de intervenção CP5. Avaliação e conclusão do processo 5.1. Programas de avaliação organizacional 5.2. Critérios de avaliação da mudança organizacional 5.3. Institucionalizar a mudança CP6. Competências de um consultor e conduta ética
  • Objetivos

    Objetivos

    OA1. Refletir sobre as dinâmicas de mudança no mundo organizacional e identificar o papel da consultoria e desenvolvimento organizacional OA2. Planear um processo de intervenção organizacional de acordo com as suas fases e saber escolher os métodos e técnicas em face do nível de intervenção OA3. Saber estabelecer uma relação profissional de proximidade e gerir a relação com o cliente, atendendo aos fatores de resistência à mudança OA4. Avaliar de forma crítica a intervenção efetuada – pontos fortes e fragilidades OA5. Reportar os dados da intervenção e perspectivas de evolução futura OA6. Agir de forma ética em todo o processo de intervenção organizacional
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), Aprendizagem Cooperativa, Conceito e Mapas Mentais, estudo de caso.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Anderson, D. L. (2020). Organizational development: the process of leading organizational change  (5th ed.). Sage.  Armstrong, M., & Taylor, S. (2020). Armstrong's handbook of human resource management practice (15th ed.). Kogan Page Publishers. Cameron, E., & Green, M. ( 2020). Making sense of change management: A complete guide to the models, tools and techniques of organizational change (5th ed.). Kogan Page  Cheung-Judge, M. & Holbeche, L. (2021). Organization development : a practitioner's guide for OD and HR. (3th ed) Kogan Page. Deszca, G., Ingols, C.,  & Cawsey, T. F. (2019). Organizational Change: An action-oriented toolkit (4th ed.). Sage Publications, Inc.  Torrington, D., Hall, L., Taylor, S., & Atkinson, C. (2020). Human Resource Management (11th ed.). Pearson. Rothwell, W. J., Imroz, S. M. & Bakhshandeh, B. (2021). Organization Development Interventions Executing Effective Organizational Change.  (1th ed.). Routledge.    
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