filmeu

Disciplina Trabalho de Projeto

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta Unidade Curricular tem como finalidade apoiar de forma estruturada os estudantes na elaboração do seu Trabalho de Projeto, proporcionando orientação personalizada e colaborativa para responder eficazmente às questões concretas e desafios que possam emergir ao longo do processo de investigação, planeamento e concretização do projeto académico.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Esta UC tem por objetivo auxiliar os estudantes durante a elaboração do Trabalho de Projeto dando resposta a questões concretas que possam surgir Deste modo, os conteúdos podem sempre ser adaptados às necessidades específicas dos estudantes, existindo, no entanto, um conjunto de conteúdos mínimo a discutir com os alunos, durante o seu acompanhamento: CP1. Identificação e definição do problema de investigação/intervenção CP2. Procura ativa e criativa de métodos e técnicas de investigação/intervenção CP3. Apresentação de resultados e de conclusões CP4. Construção do relatório do Trabalho de Projeto de acordo com normas de redação e discussão.
  • Objetivos

    Objetivos

    OA1. Identificar e definir uma questão de investigação ou situação concreta e enquadrá-la teoricamente OA2. Proceder à revisão de literatura relevante OA3. Recolher dados apropriados de forma sistematizada OA4. Utilizar métodos e técnicas de investigação adequados para avaliar a evidência empírica encontrada OA5. Apresentar resultados, discuti-los e retirar conclusões, fazer recomendações para a resolução da situação, OA6. Escrever e apresentar o Trabalho de Projeto de forma estruturada
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A metodologia combina aulas síncronas e assíncronas para promover flexibilidade e eficácia no ensino. As sessões síncronas ocorrem em horários pré-definidos via Zoom, possibilitando interação em tempo real, esclarecimento de dúvidas e apresentação de exemplos contextualizados. Já a aprendizagem assíncrona permite que os estudantes acedam a conteúdos como videoaulas, webinários, fóruns, e-mails e vídeos gravados no Moodle, sem necessidade de presença simultânea. As sessões ao vivo são gravadas e disponibilizadas para consulta posterior. Complementam o processo ferramentas digitais como Google for Education (Docs, Drive, Forms, Slides, Académico), Turnitin, Prezi e Canva, que facilitam a colaboração e o estudo autónomo, formando um ambiente de aprendizagem integrado e diversificado.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Fisher, C. (2010). Researching and writing a dissertation: an essential guide for business students, 3rd Ed. Harlow, UK: Pearson Education. Gray, D. E. (2021). Doing research in the real world, 5th Ed. London: Sage. Hammersley, Martyn (2013). Methodology: Who Needs It? London: Sage Publications. Kumar, R. (2018). Research Methodology: A step-by-step guide for beginners. Sage Publications
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios