-
Apresentação
Apresentação
Esta Unidade Curricular tem como finalidade apoiar de forma estruturada os estudantes na elaboração do seu Trabalho de Projeto, proporcionando orientação personalizada e colaborativa para responder eficazmente às questões concretas e desafios que possam emergir ao longo do processo de investigação, planeamento e concretização do projeto académico.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 30
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP6983-3627
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Esta UC tem por objetivo auxiliar os estudantes durante a elaboração do Trabalho de Projeto dando resposta a questões concretas que possam surgir Deste modo, os conteúdos podem sempre ser adaptados às necessidades específicas dos estudantes, existindo, no entanto, um conjunto de conteúdos mínimo a discutir com os alunos, durante o seu acompanhamento: CP1. Identificação e definição do problema de investigação/intervenção CP2. Procura ativa e criativa de métodos e técnicas de investigação/intervenção CP3. Apresentação de resultados e de conclusões CP4. Construção do relatório do Trabalho de Projeto de acordo com normas de redação e discussão.
-
Objetivos
Objetivos
OA1. Identificar e definir uma questão de investigação ou situação concreta e enquadrá-la teoricamente OA2. Proceder à revisão de literatura relevante OA3. Recolher dados apropriados de forma sistematizada OA4. Utilizar métodos e técnicas de investigação adequados para avaliar a evidência empírica encontrada OA5. Apresentar resultados, discuti-los e retirar conclusões, fazer recomendações para a resolução da situação, OA6. Escrever e apresentar o Trabalho de Projeto de forma estruturada
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A metodologia combina aulas síncronas e assíncronas para promover flexibilidade e eficácia no ensino. As sessões síncronas ocorrem em horários pré-definidos via Zoom, possibilitando interação em tempo real, esclarecimento de dúvidas e apresentação de exemplos contextualizados. Já a aprendizagem assíncrona permite que os estudantes acedam a conteúdos como videoaulas, webinários, fóruns, e-mails e vídeos gravados no Moodle, sem necessidade de presença simultânea. As sessões ao vivo são gravadas e disponibilizadas para consulta posterior. Complementam o processo ferramentas digitais como Google for Education (Docs, Drive, Forms, Slides, Académico), Turnitin, Prezi e Canva, que facilitam a colaboração e o estudo autónomo, formando um ambiente de aprendizagem integrado e diversificado.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Fisher, C. (2010). Researching and writing a dissertation: an essential guide for business students, 3rd Ed. Harlow, UK: Pearson Education. Gray, D. E. (2021). Doing research in the real world, 5th Ed. London: Sage. Hammersley, Martyn (2013). Methodology: Who Needs It? London: Sage Publications. Kumar, R. (2018). Research Methodology: A step-by-step guide for beginners. Sage Publications
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não