-
Apresentação
Apresentação
Esta UC foca-se no desenvolvimento de competências científicas que capacitem os alunos a criar e avaliar criticamente trabalhos académicos, alinhando-se com o ODS 4 - Educação de Qualidade, ao promover uma formação rigorosa. A UC visa dotar os estudantes com conhecimentos essenciais para delinear e implementar estratégias de investigação, utilizando métodos de recolha e análise de dados coerentes e rigorosos, respeitando princípios éticos e boas práticas, alinhados com o ODS 9 - Indústria, Inovação e Infraestruturas. Estas competências são essenciais e devem ser aplicadas de forma transversal nas diferentes unidades curriculares do Mestrado.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP6573-24059
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Introdução 1.1– Ideias que mobilizam o processo de investigação 1.2 – Extrapolar inferências a partir de resultados: A replicabilidade dos desenhos quantitativos 2.1 – Desenho descritivo: caracterizar o fenómeno 2.1.1 – Estudo transversal por sondagem/inquérito 2.2 – Desenho correlacional: observar para prever 2.2.1 – Estudo de caso-controlo 2.2.2 – Estudo de coorte longitudinal 2.3 – Desenho semi-experimental: circunscrever a causa 2.3.1 – Estudo quase-experimental 2.3.2 – Estudos de gémeos 2.4 – Desenho experimental: determinar a causa 2.4.1 – Randomização, manipulação e controlo 2.4.2 – Desenhos simples: pré/pós-teste com grupo de controlo 2.4.3 – Desenhos complexos: factoriais, contrabalanceados, com medidas repetidas O carácter emergente dos desenhos qualitativos 3.1 – Desenhos centrados no indivíduo: estudos narrativos e fenomenológicos 3.2 – Desenhos centrados nos processos: estudos de caso e inspirados 3.3 – Desenhos centrados no grupo de indivíduos: estudos etnográficos
-
Objetivos
Objetivos
Esta UC foca-se na conceptualização da investigação em áreas da Gestão, promovendo uma formação alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A abordagem inclui: (1) a análise crítica de desenhos de investigação, integrando o ODS 4 - Educação de Qualidade, ao promover uma formação rigorosa; (2) a apresentação de exemplos práticos que incentivem a sustentabilidade e a inovação, alinhados com o ODS 9 - Indústria, Inovação e Infraestruturas; (3) o envolvimento dos estudantes em investigação original, seguindo práticas sustentáveis e éticas, em conformidade com o ODS 12 - Produção e Consumo Sustentáveis. No final da UC, o mestrando deverá ser capaz de: discutir fatores que limitam a validade das inferências e aplicar desenhos de investigação quantitativos e qualitativos a problemas científicos, focando a gestão na sustentabilidade e inovação.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Será adotada uma metodologia ativa e participativa, com técnicas inovadoras. As aulas teórico-práticas incluirão a discussão de artigos de investigação, aprendizagem baseada em projetos, onde os alunos desenvolverão investigações reais em grupo, e a aprendizagem invertida, que incentiva a preparação prévia dos estudantes para debates e aplicação prática dos conceitos. Workshops de simulação permitirão explorar cenários de investigação, enquanto a aprendizagem colaborativa online facilitará a partilha de conteúdos. A avaliação inclui: Elaboração de artigo científico em grupo (30%), usando aprendizagem baseada em projetos para aplicar conceitos de forma prática; Fichas de leitura de artigos científicos (20%), utilizando a discussão de artigos para análise crítica de métodos de investigação; e Projeto de investigação (50%), com workshops de simulação e aprendizagem colaborativa online para preparar os alunos no desenvolvimento autónomo de projetos.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Kurtaliqi, F., Miltgen, C. L., Viglia, G., & Pantin-Sohier, G. (2024). Using advanced mixed methods approaches: Combining PLS-SEM and qualitative studies. Journal of Business Research, 172, 114464. Proudfoot, K. (2023). Inductive/deductive hybrid thematic analysis in mixed methods research. Journal of mixed methods research, 17(3), 308-326. Saunders, M., Thornhill, A. e Lewis, P. (2016). Research Methods for Business Students. 7th Ed. Prentice-Hall. Vilelas, J. (2020). Investigação: O Processo de Construção do Conhecimento. Lisboa: Edições Sílabo Wieckowski, J., & Salabun, W. (2023). Sensitivity analysis approaches in multi-criteria decision analysis: A systematic review. Applied Soft Computing, 148, 110915. Bernard, H. R. e Ryan, G. W. (2009). Analyzing qualitative data: Systematic approaches. Sage. Bryman, A. (2008). Social Research Methods. 3rd ed. Oxford University: Press Inc.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não