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Disciplina Estratégia e Transformação Digital

  • Apresentação

    Apresentação

    A presente UC visa apresentar um conjunto de conceitos que permitam salientar a relevância da Estratégia e da Transformação Digital, num mercado globalizado e, cada vez, mais competitivo. Estratégia e Transformação Digital referem-se à incorporação de tecnologias digitais numa organização para aumentar sua eficiência, inovação e crescimento. Assim, o foco da transformação digital está na mudança nas organizações, agilizando atividades empresariais, processos, competências e modelos avaliando o seu impacto de forma estratégica e prioritária promovendo transformações a diferentes níveis que incluem a governação, a estratégia, as pessoas, a liderança, cultura e tecnologia. Saliente-se, também, que é fundamental discutir a aplicação dos fundamentos de Estratégia e Transformação Digital na gestão; e trabalhar na pesquisa, análise e discussão de artigos, indexados à Web of Science ou SCOPUS, para que, desta forma, se possa constituir uma base sólida de conhecimento.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Gestão estratégica e estratégia: principais conceitos. 2. Estratégia e competitividade. 3. Análise dos recursos, atividades e competências. 4. Opções estratégicas e modelos de negócio. 5. Indústrias e estratégia baseadas em tecnologia. 6. Conceitos de transformação digital. 7. Gestão Estratégica de Sistemas de Informação. 8. Gestão do Conhecimento e Big Data.
  • Objetivos

    Objetivos

    Identificar as ferramentas e metodologias para a gestão estratégica. Utilizar as ferramentas e metodologias para a gestão estratégica. Relacionar as teorias atuais com a prática. Compreender o impacto dos sistemas de informação na estratégia empresarial. Entender o papel dos sistemas de informação nos processos de transformação digital. Deter instrumentos técnicos e teóricos para a compreensão de uma estratégia de transformação digital. Identificar e definir os vários sistemas e estratégias de transformação digital. Analisar investimentos em sistemas e tecnologias de informação.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Será adoptada uma metodologia ativa, centrada no aluno e fortemente orientada para o "aprender a aprender" na lógica do "aprender fazendo". Assim, para além de procurar favorecer a aquisição de conhecimentos teórico-conceptuais, procura-se criar condições para que os futuros gestores sejam formados no domínio dos principais meios e modalidades de intervenção, através de oportunidades concretas de ação e exploração. Estas experiências de formação são objeto de discussão e reflexão por parte dos alunos, com vista a promover a respectiva integração.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Dess, Gregory D.; McNamara, G.; Eisner, Alan; Lee, Seung-Hyun (2019). Strategic Management: Creating CompetitiveAdvantage, 9/e, McGraw-Hill Higher Education, New York. Grant, Robert M. (2018). Contemporary Strategy Analysis, 10/e, Wiley, Chichester. Paroutis, Sotirios; Heracleous, Loizos; Angwin, Duncan (2016). Practicing Strategy: Text and Cases, 2/e, SagePublications, London. Austin, R., Nolan, R., & O’ Donnell, S. (2009). The Adventures of an IT Leader. Boston: Harvard Business Press. Fenton, A. (2019). Strategic Digital Transformation: A Results-Driven Approach. London: Routledge. Laudon, K., & Laudon, J. (2020). Management Information Systems: Managing the Digital Firm, 16th Edition. London:Pearson. Peppard, J., & Ward, J. (2016). The Strategic Management of Information Systems: Building a Digital Strategy.Chichester: John Wiley and Sons. Rogers, D. L. (2016). The Digital Transformation Playbook. New York: Columbia Business School Publishing.  
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