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Disciplina Gestão da Mudança e Inovação

  • Apresentação

    Apresentação

      A gestão da mudança e a inovação estão interligadas e são essenciais para as organizações que procuram adaptar-se às mudanças do mercado e manter a sua competitividade. A gestão da mudança envolve a implementação de mudanças planeadas e estruturadas dentro de uma organização, enquanto a inovação remete para a introdução de algo novo ou significativamente melhorado em termos de produtos, serviços ou de processos. Ambos requerem liderança, compromisso organizacional, comunicação eficaz e flexibilidade para a mudança, bem como uma abordagem estratégica bem planeada. Saliente-se, também, que é fundamental discutir a aplicação dos fundamentos de Gestão da Mudança e Inovação, e trabalhar na pesquisa, análise e discussão de artigos, indexados à Web of Science ou SCOPUS, para que, desta forma, se possa constituir uma base sólida de conhecimento.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    O Sistema Nacional de Inovação - Organização do Sistema Nacional de Inovação (SNI) - Organização dos Sistemas Regionais de Inovação (SRI) Inovação de Negócios Adaptáveis - Medindo Capacidades de Negócios para Inovação - Inovação de Negócios e Fluxo de Conhecimento - Habilidades Digitais e Inovação Digital - Criação de Valor e Indicadores de Inovação em Negócios Gestão da Mudança - Gestão da Mudança - Diagnóstico da Mudança - Gestão de Problemas de Equipa - Planejamento da Mudança - Implementando a Mudança
  • Objetivos

    Objetivos

    Chamar a atenção para a importância crescente das mudanças; Chamar a atenção para a importância crescente da inovação na economia; Facultar aos estudantes os conceitos fundamentais sobre gestão da mudança e inovação; Apresentar a relação entre gestão da mudança e inovação; Conhecer modelos e ecossistemas de inovação; Conhecer modelos de gestão da mudança; Percorrer o processo de gestão da mudança e inovação; Estruturar um processo de gestão da mudança e inovação; Trabalhar indicadores para gestão da mudança e inovação.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Método expositivo, interativo, reflexivo e aplicacional, com recurso a estudo de casos e artigos científicos, privilegiando a metodologia que centra a aprendizagem no estudante fomentando o recurso ao Problem/ Project Based Learning. A avaliação consta das seguintes etapas: Descrição Data limite Ponderação Elaboração de duas fichas de leitura de artigos, que serão analisados em grupo e em sala de aula Ao longo do semestre 25% Trabalho escrito Final do semestre 45% Apresentação Final do semestre 5% Teste escrito  A definir 25  
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Reid, R. Dan e Sanders, N. A. (2015), Operations Management (6th Edition), John Wiley & Sons, Inc. ISBN: 978-1118952610. Roger Schroeder, Susan Goldstein and M. Johnny Rungtusanatham (2010), Operations Management: Contemporary Concepts and Cases (5 edition), McGraw-Hill/Irwin. ISBN: 978-0073403380. Michelle M.H. ¿eref, Ravindra K. Ahuja, and Wayne L. Winston (2007), Developing Spreadsheet-Based Decision Support Systems Using Excel and VBA for Excel, Dynamic Ideas. ISBN: 978-0975914656. Edward A. Silver, David F. Pyke, Douglas J. Thomas (2016). Inventory and Production Management in Supply Chains (4th Edition), CRC Press. ISBN: 9781466558618. Cachon, G. & Terwiesch, C. (2019). Matching Supply with Demand: An Introduction to Operations Management (4thEdition), McGraw-Hill Education. Heizer, J., & Render, B. (2017). Operations Management: Sustainability and Supply Chain Management, Global Edition,12/E, Prentice Hall.  
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