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Apresentação
Apresentação
A unidade curricular "Plano de Gestão de Carreira" do Mestrado em Gestão foca-se no desenvolvimento de competências essenciais para a gestão estratégica de carreiras no contexto organizacional e global. Os estudantes aprenderão a identificar os principais elementos de um sistema de gestão de carreiras, refletir sobre o enquadramento da progressão profissional e as novas tendências, analisar o impacto da internacionalização e construir um projeto de gestão de carreira realista e sustentável. Esta unidade prepara os alunos para enfrentar os desafios da gestão de carreiras numa economia globalizada, aplicando estratégias de desenvolvimento profissional eficazes.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP6573-24065
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos Sistema de gestão e de desenvolvimento de carreiras: conceitos, teorias e aspetos gerais Significado e contextualização de progressão na carreira Estádios de carreiras, as novas carreiras e orientações de carreira Gestão de carreiras em ambientes internacionais A construção de um projeto de gestão carreira
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Objetivos
Objetivos
Compreender um sistema de gestão e desenvolvimento de carreiras: Os estudantes aprenderão a identificar os principais elementos que compõem um sistema de gestão de carreiras, desde o seu planeamento à execução, considerando tanto perspetivas individuais quanto organizacionais. Compreender e analisar o enquadramento da progressão de carreira Conhecer, compreender e refletir sobre as carreiras, a forma que elas evoluem e as novas orientações Analisar as carreiras em contexto internacional Construir um projeto de gestão de carreira: Os estudantes terão a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos na conceção de um projeto de gestão de carreira realista e sustentável, que considere as metas individuais e as dinâmicas organizacionais.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Método ativo: a) estudos de caso e discussões de grupo, possibilitando o treino de competências de análise crítica eproblematização de situações concretas e consequente procura e conceção de soluções; b) autoestudo - revisão deliteratura sobre a temática estudada para ajudar na realização do projeto final; c) realização, apresentação e defesa deum projeto final individual. Métodos expositivo e interrogativo, para a apresentação dos quadros teóricos de base e aquisição de competênciasde identificação das questões-chave desta área disciplinar. Avaliação: Realização de um projeto de gestão de carreira (trabalho individual, com a ponderação de 100%, sendo 70% dirigido à componente escrita e 30% à apresentação oral).
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Edvaldo, F. (2005). Planejamento e Gestão da Carreira Profissional. Sprint.Greenhaus, J. H., Callanan, G. A., & Godshalk V. M. (2010). Career Management (4th Edition). Sage Publications. Iyer, R. (2012). The Career Journey: A book on career management. CreateSpace Independent Publishing Platform. Kaufman, R., Oakley-Browne, H., Watkins, R., & Leigh, D. (2003). Strategic planning for success: Aligning people,performance, and payoffs. John Wiley & Sons. Kenny, G. (2012). Strategic Planning and Performance Management. Routledge.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não