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Disciplina Gestão de Marketing

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular introduz conceitos e princípios de marketing necessários para implementar e desenvolver competências de gestão e de forma a obter vantagem competitiva face à concorrência através de um posicionamento diferenciador. Os estudantes ficam assim munidos de ferramentas teórico-práticas que lhes permitem uma visão abrangente de um processo de gestão de marketing aplicado à realidade prática de uma empresa
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1.Marketing 1.1. Introdução, conceito de mercado e o papel do marketing 2. Marketing e a estratégia 2.1. Estratégia, processos e decisões de marketing 2.2. Segmentação, target, posicionamento 3. Marketing Mix 3.1. Os 4 Ps do produto 3.2 Os 8 Ps do serviço 4. Implementação e controlo da estratégia
  • Objetivos

    Objetivos

    Esta unidade curricular tem como principais objetivos: Fornecer um conjunto de ferramentas teórico práticas que permitam estudar as potencialidades do marketing na resolução dos problemas complexos Compreender a importância do pensamento e da estratégia de marketing. Analisar as características das decisões estratégicas existentes no marketing mix. Descrever o processo da gestão estratégica. Apresentar modelos para o sucesso empresarial Desenvolver o espírito critico dos alunos através da aplicação de casos práticos da realidade 
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Teixeira, S. (2011); Gestão Estratégica, Escolar Editora. Rodrigues Vicente et al. (2011) Mercator XXI-Teoria e prática de marketing, Lisboa: Publicações Dom Quixote. Cardeal, Nuno (2018). Pensamento estratégico: antecipar as ondas de futuro. 3ª ed. Lisboa: Universidade Católica Editora  
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