-
Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular introduz conceitos e princípios de marketing necessários para implementar e desenvolver competências de gestão e de forma a obter vantagem competitiva face à concorrência através de um posicionamento diferenciador. Os estudantes ficam assim munidos de ferramentas teórico-práticas que lhes permitem uma visão abrangente de um processo de gestão de marketing aplicado à realidade prática de uma empresa
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP6573-3872
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1.Marketing 1.1. Introdução, conceito de mercado e o papel do marketing 2. Marketing e a estratégia 2.1. Estratégia, processos e decisões de marketing 2.2. Segmentação, target, posicionamento 3. Marketing Mix 3.1. Os 4 Ps do produto 3.2 Os 8 Ps do serviço 4. Implementação e controlo da estratégia
-
Objetivos
Objetivos
Esta unidade curricular tem como principais objetivos: Fornecer um conjunto de ferramentas teórico práticas que permitam estudar as potencialidades do marketing na resolução dos problemas complexos Compreender a importância do pensamento e da estratégia de marketing. Analisar as características das decisões estratégicas existentes no marketing mix. Descrever o processo da gestão estratégica. Apresentar modelos para o sucesso empresarial Desenvolver o espírito critico dos alunos através da aplicação de casos práticos da realidade
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Casos práticos
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Teixeira, S. (2011); Gestão Estratégica, Escolar Editora. Rodrigues Vicente et al. (2011) Mercator XXI-Teoria e prática de marketing, Lisboa: Publicações Dom Quixote. Cardeal, Nuno (2018). Pensamento estratégico: antecipar as ondas de futuro. 3ª ed. Lisboa: Universidade Católica Editora
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não