-
Apresentação
Apresentação
Promover conhecimentos, aptidões e competências nos estudantes, potenciando a reflexão de conhecimentos já adquiridos durante o curriculo do mestrado e centrando-se no aprofundamento das questões relativas ao desenvolvimento e concretização do trabalho final. Potenciar a aquisição de competências específicas relacionadas com o trabalho individual final, mas também competências mais alargadas alcançadas em encontros e eventos comuns proporcionadas a todos pelo mestrado.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Anual | 48
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULP6573-814
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Sim
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Esta UC tem por objetivo auxiliar os estudantes durante a elaboração da Dissertação, do Projeto ou a realização do Estágio, dando resposta a questões concretas que possam surgir Deste modo, os conteúdos podem sempre ser adaptados às necessidades específicas dos estudantes, existindo, no entanto, um conjunto de conteúdos mínimo a discutir com os alunos, durante o seu acompanhamento: CP1. Identificação e definição do problema de investigação/ intervenção CP2. Procura ativa e criativa de métodos e técnicas de investigação/ intervenção CP3. Apresentação de resultados e de conclusões CP4. Construção do relatório de Dissertação/Projeto/Estágio de acordo com normas de redação e discussão CP5. Conduta profissional
-
Objetivos
Objetivos
OA1. Identificar e definir uma questão de investigação ou situação concreta e enquadrá-la teoricamente OA2. Proceder à revisão de literatura relevante OA3. Recolher dados apropriados de forma sistematizada OA4. Utilizar métodos e técnicas de investigação adequados para avaliar a evidência empírica encontrada OA5. Apresentar resultados, discuti-los e retirar conclusões, fazer recomendações para a resolução da situação, OA6. Escrever e apresentar a Dissertação/Projeto/Estágio de forma estruturada OA7. Compreender o contexto organizacional e de trabalho e desenvolver competências de relacionamentointerpessoal (Estágio)
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
São adotadas as seguintes metodologias: metodologia expositiva para apresentação dos conteúdos programáticos considerados, metodologia ativa com vista à realização autónoma do estudo durante a elaboração do trabalho final, Dissertação, Projeto ou Estágio e contínua apresentação do desenvolvimento do mesmo. Proceder-se ao acompanhamento individualizado e em grupo das questões relativas ao trabalho em curso. A avaliação é feita por um júri de três Professores doutorados na área científica relevante, que aprecia o relatório escrito submetido e a defesa oral do trabalho pelo estudante em provas públicas.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Kumar, R. (2019). Research Methodology: A step-by-step guide for beginners, London: Sage Publications. Turabian, K.L. (2020). A manual for writers of research papers, theses, and dissertations. (9th) Edition Chicago:University of Chicago. Fisher, C. (2010). Researching and writing a dissertation: an essential guide for business students, 3rd Ed. Harlow, UK:Pearson Education. Gray, D. E. (2013). Doing research in the real world, London: Sage. American Psychological Association (2020). Publication Manual [Pub Manual] of the American Psychological (Psych)Association Seventh (7th) Edition. Washington, DC: APA. Vilelas, J. (2020). Investigação: O Processo de Construção do Conhecimento. Lisboa: Edições Sílabo Marôco, J. (2011). Análise Estatística com o SPSS Statistics. Pero Pinheiro: Report Number NORMAS PARA A ELABORAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TESES, DISSERTAÇÕES E OUTROS TRABALHOS ACADÉMICOS.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não