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Disciplina Novos Modelos de Pedagogia e Ambientes Participativos Online

  • Apresentação

    Apresentação

    O programa desta unidade curricular foca-se nos modelos pedagógicos na área da literacia mediática e informacional.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Enquadramento sobre MIL: do formal ao informal 1.1. Programas internacionais 1.2. Estrutura nacional 2. Educação para os media e pedagogia 2.1 Os campos da educação e implementação de curriculum 2.2 Educação para os media da educação pré-escolar ao ensino secundário e do ensino superior 2.3. Aprendizagem ao longo da vida 2.4. Formação de educadores 3. Novos modelos de pedagogia e ambientes online: 3.1. ¿Modelo¿ educacional para aprendizagem participativa e literacia para os media 3.2. Ludoliteracia 3.3. ¿Faça isso você mesmo¿ 3.4. Comunidades de prática 3.5. Implicações para a cidadania digital 4. Mediação e novos ambientes de aprendizagem: 4.1. Plataformas visuais 4.2. Redes sociais 4.3. A mudança de novos ambientes 5. Apresentar debates e futuras implicações para a intervenção comunitária: 5.1. Ensinar através da aprendizagem 5.2. Modelos digitais e cidadania digital 5.3. Implicações para políticas em educação 5.4. Implicações para a intervenção e investigação.
  • Objetivos

    Objetivos

    Pretende-se dotar o estudante de instrumentos conceptuais que o habilitem a analisar criticamente e adotar modelos pedagógicos na área da literacia mediática e informacional. Assim, o estudante deverá ser capaz de: 1. Familiarizar-se com os referenciais da pedagogia no âmbito da educação para os media; 2. Reconhecer fundamentos, diretrizes e orientações nacionais, europeias e internacionais acerca da educação para os media; 3. Conhecer modelos de pedagogia disponíveis para os vários níveis de ensino (desde a educação pré-escolar, ao ensino superior), incluindo a aprendizagem ao longo da vida, enquadrando aí a educação para os media; 4. Analisar criticamente os novos modelos de pedagogia e os ambientes virtuais; 5. Identificar vantagens e desvantagens do ensino-aprendizagem, de caráter formal e informal, com recurso às novas tecnologias de comunicação e de informação, focando a formação da cidadania digital, a definição da política pública de educação e a implementação de práticas.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Brites, M.J. (Coord.) (2017). Digital Literacy and Education (2014-July 2016), national reports (Portugal, UK, Ireland, Spain, Serbia and Italy), ELN - European Literacy Network, Digital Literacy Team (WG2). URL: https://www.is1401eln.eu/en/gca/index.php?id=149 Freire, P. (1998). Pedagogia da autonomia ¿ saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra. Jenkins, H., Purushotma, R., Clinton, K., Weigel, M., & Robison, A. (2006). Confronting the challenges of participatory culture: Media education for the 21st century. Chicago: The MacArthur Foundation. Pinto, M. (Coord.) (2011). Educação para os Media em Portugal: experiências, actores e contextos. Braga: CECS. A. Ravenscroft, J. Dellow, M. J. Brites, A. Jorge & D. Catalão (2018). RadioActive101-Learning through radio, learning for life: an international approach to the inclusion and non-formal learning of socially excluded young people. International Journal of Inclusive Education, DOI: 10.1080/13603116.2018.1503739.  
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