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Apresentação
Apresentação
UC dedicada ao estudo de sociedade, media e cidadania digital
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 7
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP6062-21848
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Media, redes e sociedade 1.1 Rede digital, utilizador e comunicação interpessoal de massa 1.2 Redes sociais, ação coletiva, ação conectada e dinâmicas de participação 1.3 Diversidade e cidadania na era digital 2. Conceptualizações de cidadania digital 3. Atores e frameworks 3.1 Quadros multinacionais 3.2 Quadros nacionais 4. ¿Práticas sensíveis¿ 4.1 Potencialidades e fraquezas 4.2 Engajamento e motivação 5. Rumo às competências para uma cidadania digital 5.1 Três domínios: estar online, bem-estar online, direitos online 5.2. 10 dimensões: Acesso e inclusão, Aprendizagem e criatividade, Literacia dos media e da informação, Ética e empatia, Saúde e bem-estar, Presença online e comunicação, Participação ativa, Direitos e responsabilidades, Privacidade e segurança. Consciencialização do consumidor. 6. Pesquisa e tendências emergentes 6.1 Acesso a experiências na Europa 6.2 Várias formas de participação
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Objetivos
Objetivos
1. Compreender a importância dos media digitais e da Internet no exercício da cidadania 2. Compreender o que é a cidadania digital e a sua relação com a literacia mediática e informacional 3. Conhecer os principais atores, políticas e modelos de desenvolvimento da cidadania digital 4. Conhecer práticas ¿sensíveis¿, ou boas práticas que têm em conta o contexto (o problema social, o ambiente cultural e económico) em articulação com os objetivos sociais 5. Conhecer paradigmas/teorias que melhor se adequam ao ensino/aprendizagem de competências em cidadania digital 6. Ser capaz de desenhar estratégias e programas que contribuam para o desenvolvimento de competências de cidadania digital 7. Ser capaz de desenhar projetos de investigação que contribuam para o desenvolvimento da educação em cidadania digital
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aulas invertidas
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Bennett, W. L. e Segerberg, A. (2012). The logic of connective action. Information, Communication & Society, 15:5, 739- 768. Castells, M. (2009). Comunicación y poder. Madrid: Alianza Editorial. Costa, C, Car, V & Papadimitriou, S (2017). ¿Good practices and emerging trends in Media and Information Literacy¿ in Frau-Meigs, D, Velez, I and Flores J (eds), European Public Policies on Media and Information Literacies in Comparative Perspective. London: Routledge. Mercklé, P. (2011). Sociologie des Réseaux sociaux, Paris: La Découverte. Wasko, M. M., Faraj, S & Teigland, R. (2004). Collective Action and Knowledge Contribution in Electronic Networks of Practice. Journal of the Association for Information Systems Vol. 5 No. 11-12, pp.493-513. http://aisel.aisnet.org/cgi/viewcontent.cgi?article=1377&context=jais Frau-Meigs, D., O¿Neill, B., Soriani, A., Tomé, V (2017). Digital Citizenship education: overview and new perspectives. Strasbourg: Council of Europe Publishing
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não