-
Apresentação
Apresentação
Compreender as origens e identificar os precursores da Literacia crítica dos media e da informação (LCMI)
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 7
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP6062-21849
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Conceitos e história: 1.1. Origens e precursores 1.2. O que é a literacia crítica para a informação e os media? 1.3. Debates na área 1.4 Capacitação de cidadãos? 2. Contextos: 2.1 Cultura de sala de aula 2.2. Contextos familiares 2.3. Gerações 2.4. Sociedade Civil 2.5. Interação entre media, direitos humanos e democracia. 3. Direito dos cidadãos à literacia crítica para os media. 4. Pensamento Crítico e: 4.1. Publicidade 4.2. Jornalismo 4.3. Propaganda 4.4. Cinema 4.5. As especificidades dos ambientes online. 5. Debates atuais e seus contributos para o futuro da literacia crítica para os media: 5.1. Ser crítico no ensino e na aprendizagem 5.2. Despertar a consciência e capacitação para a cidadania digital. 5.3. O papel da literacia para os media na nossa sociedade.
-
Objetivos
Objetivos
- Compreender as origens e identificar os precursores da Literacia crítica dos media e da informação (LCMI); - Enunciar o conceito de LCMI; - Identificar os principais debates na área acerca e na temática; - Relacionar LCMI com exercício da cidadania; - Questionar criticamente a relação dos cidadãos com os media nos diversos contextos de vida; - Analisar criticamente o impacto dos media na promoção dos direitos humanos e na qualidade da democracia; - Relacionar o desenvolvimento de competências de pensamento crítico com a eficácia de interpretação de vários tipos de mensagem mediática; - Incluir a LCMI entre os direitos de cidadania; - Distinguir os diversos domínios (leitura, produção e pensamento) do direito à LCMI; - Adequar as abordagens da LCMI às necessidades das diferentes gerações; - Identificar os contributos dos debates atuais na área para a evolução da LCIM; - Propor intervenções em LCMI.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Flipped classes.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Brites, M.J., Amaral, I. & Catarino, F. (2018). A era das ¿fake news¿: o digital storytelling como promotor do pensamento crítico. Journal of Digital Media & Interaction, 1(1), 85-98. Gregory, A. E., & Cahill, M. A. (2009). Constructing critical literacy: Self-reflexive ways for curriculum and pedagogy. Critical Literacy: Theories and Practices, 3:2, 6-16. Hobbs, R. (2011). Digital and Media Literacy: Connecting Culture and Classroom. California: Corwin. Janks, H. (2010). Literacy and Power. Routledge: New York and London. Kellner, D., & Share, J. (2005). Toward Critical Media Literacy: Core concepts, debates, organizations, and policy. Discourse: studies in the cultural politics of education, 26(3), 369 /386. Macedo, L. (2012). O novo ecossistema comunicacional e a socialização de crianças e jovens no espaço cultural da lusofonia: contributos da literatura infantojuvenil. Literartes, Revista de Literatura da Universidade de São Paulo, no 1, vol. 1.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não