-
Apresentação
Apresentação
UC dedicada às metodologias de investigação
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 4.5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP6062-21851
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Pesquisa avançada no âmbito da educação crítica para os media e desinformação: 1.1. Discussões no campo 1.2. Diretrizes promissoras 1.3. Estudos de caso 1.3. Boas práticas 1.4. Entrevista com expert 1.5. Recomendações para o futuro na área.
-
Objetivos
Objetivos
Esta UC vai constituir-se através de um curso b-learning (com convidados especialistas), com diferentes conteúdos teórico-práticos, alguns similares a workshops e alguns mais expositivos, relacionados com as áreas de intervenção deste mestrado. Neste Seminário interativo II, vamos dar atenção ao segundo eixo: facilitação de processos de pesquisa avançada no âmbito da educação crítica para os media e desinformação. O módulo vai decorrer online, com 1-2 sessões presenciais de discussão com os estudantes. Durante as discussões, os estudantes irão apresentar as suas visões críticas sobre os conteúdos e os projetos individuais. Nestas sessões pretende-se aprofundar conhecimentos de forma a que os estudantes desenvolvam competências específicas relativamente a formas de ensino e aprendizagem com intenção de facilitar processos de pesquisa avançada no âmbito da educação crítica para os media e desinformação.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aulas invertidas
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Brites, M.J., Amaral, I. & Catarino, F. (2018). A era das ¿fake news¿: o digital storytelling como promotor do pensamento crítico. Journal of Digital Media & Interaction, 1(1), 85-98. ISSN 2184-3120 Guess, Andrew, Brendan Nyhan and Jason Reifler (2018). ¿Selective Exposure to Misinformation: Evidence from the consumption of fake news during the 2016 U.S. presidential campaign¿, http://www.dartmouth.edu/~nyhan/fake-news- 2016.pdf Independent High Level Expert Group on Fakenews and Online Disinformation (2018). A multi-dimensional approach to disinformation (report). Bruxelles : European Commission. https://ec.europa.eu/digital-single-market/en/news/final-report-high-level-expert-group-fake-news-and-online- disinformation Wardle, C. & Derakhshan, H. (2017). Information disorder: Toward an interdisciplinary framework for research and policy making (report). Strasbourg: Council of Europe Publishing.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não