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Apresentação
Apresentação
A presente unidade curricular pretende capacitar os estudantes com instrumentos de literacia e análise crítica teórica e teórico-prática que lhes permitam interpretar os conteúdos informativos em circulação nos media a partir de múltiplas abordagens e ângulos de leitura
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 7
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP6062-21853
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Introdução: além das «fake news» 2. Transtornos da informação: definições concorrentes, paradigmas, epistemologias 2.1 radicalização 2.2 desinformação (propaganda, "plot theory",...) 2.3 discurso de ódio e outros conteúdos nocivos 3. Atores e tipos de ação 3.1 Diversão e negócios 3.2 Política e propaganda 3.3 Notícias e jornalismo 4. Mecanismos existentes e custos sociais 4.1 Viralidade 4.2 Automação 4.3 Risco de danos à informação 4.4 Risco de dano à democracia 5. Investigação sobre motivações, efeitos e impactos 5.1 Tipos de motivação 5.2 Vieses cognitivos 5.3 Filtrar bolhas e câmaras de eco 5.4 Dúvida e perda de confiança 6. Investigação sobre respostas 6.1 Respostas por atores da indústria 6.2 Respostas pelos governos 6.3 Respostas da sociedade civil 6.4 MIL: a resposta a longo prazo?
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Objetivos
Objetivos
A A presente unidade curricular pretende capacitar os estudantes com instrumentos de literacia e análise crítica teórica e teórico-prática que lhes permitam interpretar os conteúdos informativos em circulação nos media a partir de múltiplas abordagens e ângulos de leitura. No final da execução do programa, os estudantes devem ser capazes de identificar e refletir teoricamente situações de disrupção informativa e compreender os mecanismos facilitadores dessas situações.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aulas invertidas
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Frau-Meigs, D. (2018). Faut-il avoir peur des “fakenews”? Paris: Documentation Française. Independent High Level Expert Group on Fakenews and Online Disinformation (2018). A multi-dimensional approach to disinformation (report). Bruxelles : European Commission. Jang S. & Joon K. (2018). Third person effects of fake news: Fake news regulation and media literacy interventions. Computers and Human behavior, vol 80, p. 295-302. Ward, S. (2018). Disrupting Journalism Ethics - Radical Change On The Frontier Of Digital Media. Londres: Routledge Wardle, C Derakhshan, H (2017). Information disorder : Toward an interdisciplinary framework for research and policy making (report). Strasbourg : Council of Europe Publishing Zubiaga, Arkaitz., Liakata, M., Procter R., Sak G.W., Tolmie P. (2016) “Analysing How People Orient to and Spread Rumours in Social Media by Looking at Conversational Threads” arXiv:1511.07487v3 [cs.SI] 25 Feb 2016
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não