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Apresentação
Apresentação
A aquisição dos OA propostos nesta UC serão uma base para: (a) a aquisição de competências teóricas e práticas para sustentar o posterior desenho de programas de reabilitação (Reabilitação Neuropsicológica II); (b) a aquisição de competências teóricas e práticas para UC Estágio em Neuropsicologia Clínica
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 7
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP6819-10986
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1) Avaliação Neuropsicológica - Seleção dos testes neuropsicológicos e construção do protocolo de avaliação neuropsicológica - Interligação entre avaliação cognitiva, emocional, funcional e personalidade - Testes específicos para avaliação das principais funções cognitivas (exemplo: Orientação, Atenção, Perceção, Memória, Linguagem, Funções executivas) - Baterias de avaliação neuropsicológica fixas vs. flexíveis CP2) Especificidades da avaliação neuropsicológica no ciclo de vida - A avaliação neuropsicológica na criança e no adolescente - A avaliação neuropsicológica no adulto e idoso CP3) O processo de avaliação neuropsicológica - Administração dos testes neuropsicológicos - Cotação dos testes neuropsicológicos - Interpretação dos resultados (exemplo: valores normativos, pontos de corte, integração dos dados qualitativos da entrevista e observação) - Tomada de Decisão e Diagnóstico Diferencial - Elaboração do relatório de avaliação neuropsicológica
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Objetivos
Objetivos
OA1) Identificar testes/instrumentos neuropsicológicos para avaliar as principais funções cognitivas OA2) Definir protocolos de AN baseados no pedido clínico e na entrevista OA3) Integrar abordagens qualitativas e quantitativas na AN OA4) Reconhecer as complexidades da AN para analisar de forma compreensiva, mas detalhada, os diferentes domínios de avaliação (e.g., personalidade e funcionamento cognitivo) OA5) Distinguir baterias de AN fixas vs flexíveis, e refletir nas suas potencialidades e limitações OA6) Reconhecer as especificidades da AN ao longo do ciclo vital OA7) Identificar adequadamente testes/instrumentos neuropsicológicos para diferentes populações OA8) Administrar e cotar um protocolo de AN OA9) Interpretar os resultados obtidos na AN OA10) Identificar as características-chave na formulação de diagnósticos diferenciais OA11) Escrever um relatório de AN com base no protocolo aplicado
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Articulação das metodologias de ensino teóricas e práticas com incentivo à aprendizagem ativa e autónoma. A exposição oral com apoio de materiais audiovisuais (ME1) pretende dotar de conhecimento teórico que permita adotar uma postura ativa e baseada em evidência. Serão utilizados conjuntamente o diálogo interativo (ME2), fomentando o raciocínio crítico; a discussão de casos clínicos (ME3), através do contacto direto com pedidos, objetivos e definição do protocolo de avaliação neuropsicológica; e atividades de pequeno grupo em sala de aula tais como role-play da administração de testes neuropsicológicos, utilizando os recursos existentes na testoteca da universidade (ME4) e feedback interpares e do professor na cotação e interpretação dos testes neuropsicológicos e redação do relatório de avaliação neuropsicológica (ME5). Estas metodologias de ensino permitirão aos estudantes contactar com a realidade de um neuropsicólogo em contexto de avaliação neuropsicológica.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Vanderploeg, R.D. (2011). Clinician’s guide to neuropsychological assessment (2nd Edition). NY: Routledge Lezak, M.D., Howieson, D.B, Bigler, E. D. & Tranel, D. (2012). Neuropsychological assessment (5th edition). Oxford University Press Strauss, E., Sherman, E. M., & Spreen, O. (2006). A compendium of neuropsychological tests: Administration, norms, and commentary. Oxford University Press, 2006 Donders, J. (Ed.). (2016). Neuropsychological report writing. Guilford Publications. Morgan, J. E., & Sweet, J. J. (Eds.). (2008). Neuropsychology of malingering casebook. Psychology Press.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não