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Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular, parte integrante do 2º Ciclo de Estudos em Neuropsicologia Clínica, pretende aumentar a compreensão acerca das trajetórias neurocognitivas ao longo da vida, tanto normativas quanto patológicas. O objetivo principal é explorar os fundamentos da neuropsicologia clínica aplicados às diferentes fases do ciclo vital (i.e., infância, adolescência, idade adulta e envelhecimento), com foco na avaliação e intervenção em perturbações do neurodesenvolvimento, síndromes neuropsicológicos, doenças neurodegenerativas e demências. Esta UC pretende promover o desenvolvimento do raciocínio clínico, a capacidade de diagnóstico diferencial e a aplicação prática do conhecimento em casos clínicos. Além disso, desempenha um papel estruturante no plano de estudos, complementando disciplinas como Avaliação Neuropsicológica e Reabilitação Neuropsicológica, ao preparar os estudantes para atuar de forma competente em contextos clínicos e de investigação¿.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP6819-25469
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1. Fundamentos da neuropsicologia clínica ao longo do ciclo vital (criança, adolescente, adulto e idoso). CP2. Perturbações do neurodesenvolvimento (e.g, aprendizagem, autismo, hiperatividade, epilepsia) CP3. Síndromes neuropsicológicos e lesão cerebral adquirida (e.g., traumatismos crânio-encefálicos, afasias, apraxias, agnosias executivos) CP4. Doenças neurodegenerativas e demências (e.g., esclerose múltipla, Alzheimer, Parkinson, Huntington, vascular). CP5. Perturbações neuropsiquiátricas (e.g., esquizofrenia, alterações de humor, perturbações obsessivo-compulsiva)
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Objetivos
Objetivos
OA1: Compreender o ciclo desenvolvimental ao longo da vida OA2: Apreender o papel e contributo da neuropsicologia clínica para a avaliação e tratamento das perturbac¿o¿es do neurodesenvolvimento, si¿ndromes neuropsicolo¿gicos, perturbações neuropsiquiátricas, doenças neurodegenerativas e demências OA3: Reconhecer as principais perturbac¿o¿es do neurodesenvolvimento, si¿ndromes neuropsicolo¿gicos, perturbações neuropsiquiátricas, doenças neurodegenerativas e demências OA4: Conhecer a incidência, prevalência e curso das principais perturbac¿o¿es do neurodesenvolvimento, si¿ndromes neuropsicolo¿gicos, perturbações neuropsiquiátricas, doenças neurodegenerativas e demências OA4: Refletir nas implicac¿o¿es cognitivas e funcionais das principais perturbac¿o¿es do ciclo de vida OA5: Aplicar e integrar os conhecimentos teo¿ricos na conceptualizac¿a¿o de casos clínicos especi¿ficos de perturbac¿a¿o do ciclo de vida, nomeadamente no desenvolvimento de competências ao nível do diagnóstico diferencial
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A articulação das metodologias de ensino da unidade curricular com o modelo pedagógico do CE prende-se com a combinação de vários métodos pedagógicos recomendados pelas principais referências científico pedagógicas do ensino superior. Pretende-se, por isso, promover uma sinergia balanceada entre os métodos de ensino teóricos e práticos, através do incentivo à aprendizagem ativa e autónoma dos estudantes. A exposição oral com apoio de materiais audiovisuais (ME1) fomentará a aquisição de conhecimento teórico relevante nos conteúdos programáticos previstos. Esta metodologia será articulada com a análise aprofundada de estudos de caso (ME2) que reflitam alterações no ciclo de vida (perturbações do neurodesenvolvimento, lesão cerebral adquirida, perturbações neuropsiquiátricas, doenças neurodegenerativas e demências) conforme alicerçados por metodologias de ensino relacionadas com o diálogo interativo (ME3) e discussões de pequeno grupo (ME4).
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Donders, J., & Hunter, S.J. (2014). Principles and Practice of Lifespan Developmental Neuropsychology. Cambridge University Press. Glozman, J. (2013). Developmental neuropsychology. Routledge. Lima, C.B. (2015). Perturbac¿o¿es do Neurodesenvolvimento. Manual de orientac¿o¿es diagno¿sticas e estrate¿gias de intervenc¿a¿o. Lidel. Rahman, S., & Howard, R. (2018). Essentials of Dementia. Jessica Kingsley Publishers. Ravdin, L. D., & Katzen, H. L. (2013). Handbook on the Neuropsychology of Aging and Dementia. Springer. Goldstein, S., & Reynolds, C. R. (2010). Handbook of neurodevelopmental and genetic disorders in children. Guilford Press. Rubenstein, J., Rakic, P., Chen, B., & Kwan, K. Y. (2020). Neurodevelopmental Disorders: Comprehensive Developmental Neuroscience (1st edition). Academic Press.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não