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Disciplina Neuropsicologia do Ciclo Vital

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular, parte integrante do 2º Ciclo de Estudos em Neuropsicologia Clínica, pretende aumentar a compreensão acerca das trajetórias neurocognitivas ao longo da vida, tanto normativas quanto patológicas. O objetivo principal é explorar os fundamentos da neuropsicologia clínica aplicados às diferentes fases do ciclo vital (i.e., infância, adolescência, idade adulta e envelhecimento), com foco na avaliação e intervenção em perturbações do neurodesenvolvimento, síndromes neuropsicológicos, doenças neurodegenerativas e demências. Esta UC pretende promover o desenvolvimento do raciocínio clínico, a capacidade de diagnóstico diferencial e a aplicação prática do conhecimento em casos clínicos. Além disso, desempenha um papel estruturante no plano de estudos, complementando disciplinas como Avaliação Neuropsicológica e Reabilitação Neuropsicológica, ao preparar os estudantes para atuar de forma competente em contextos clínicos e de investigação¿.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1. Fundamentos da neuropsicologia clínica ao longo do ciclo vital (criança, adolescente, adulto e idoso). CP2. Perturbações do neurodesenvolvimento (e.g, aprendizagem, autismo, hiperatividade, epilepsia) CP3. Síndromes neuropsicológicos e lesão cerebral adquirida (e.g., traumatismos crânio-encefálicos, afasias, apraxias, agnosias executivos) CP4. Doenças neurodegenerativas e demências (e.g., esclerose múltipla, Alzheimer, Parkinson, Huntington, vascular). CP5. Perturbações neuropsiquiátricas (e.g., esquizofrenia, alterações de humor, perturbações obsessivo-compulsiva) 
  • Objetivos

    Objetivos

    OA1: Compreender o ciclo desenvolvimental ao longo da vida  OA2: Apreender o papel e contributo da neuropsicologia clínica para a avaliação e tratamento das perturbac¿o¿es do neurodesenvolvimento, si¿ndromes neuropsicolo¿gicos, perturbações neuropsiquiátricas, doenças neurodegenerativas e demências OA3: Reconhecer as principais perturbac¿o¿es do neurodesenvolvimento, si¿ndromes neuropsicolo¿gicos, perturbações neuropsiquiátricas, doenças neurodegenerativas e demências OA4: Conhecer a incidência, prevalência e curso das principais perturbac¿o¿es do neurodesenvolvimento, si¿ndromes neuropsicolo¿gicos, perturbações neuropsiquiátricas, doenças neurodegenerativas e demências OA4: Refletir nas implicac¿o¿es cognitivas e funcionais das principais perturbac¿o¿es do ciclo de vida OA5: Aplicar e integrar os conhecimentos teo¿ricos na conceptualizac¿a¿o de casos clínicos especi¿ficos de perturbac¿a¿o do ciclo de vida, nomeadamente no desenvolvimento de competências ao nível do diagnóstico diferencial
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A articulação das metodologias de ensino da unidade curricular com o modelo pedagógico do CE prende-se com a combinação de vários métodos pedagógicos recomendados pelas principais referências científico pedagógicas do ensino superior. Pretende-se, por isso, promover uma sinergia balanceada entre os métodos de ensino teóricos e práticos, através do incentivo à aprendizagem ativa e autónoma dos estudantes.   A exposição oral com apoio de materiais audiovisuais (ME1) fomentará a aquisição de conhecimento teórico relevante nos conteúdos programáticos previstos. Esta metodologia será articulada com a análise aprofundada de estudos de caso (ME2) que reflitam alterações no ciclo de vida (perturbações do neurodesenvolvimento, lesão cerebral adquirida, perturbações neuropsiquiátricas, doenças neurodegenerativas e demências) conforme alicerçados por metodologias de ensino relacionadas com o diálogo interativo (ME3) e discussões de pequeno grupo (ME4).
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Donders, J., & Hunter, S.J. (2014). Principles and Practice of Lifespan Developmental Neuropsychology. Cambridge University Press. Glozman, J. (2013). Developmental neuropsychology. Routledge. Lima, C.B. (2015). Perturbac¿o¿es do Neurodesenvolvimento. Manual de orientac¿o¿es diagno¿sticas e estrate¿gias de intervenc¿a¿o. Lidel.  Rahman, S., & Howard, R. (2018). Essentials of Dementia. Jessica Kingsley Publishers.  Ravdin, L. D., & Katzen, H. L. (2013). Handbook on the Neuropsychology of Aging and Dementia. Springer. Goldstein, S., & Reynolds, C. R. (2010). Handbook of neurodevelopmental and genetic disorders in children. Guilford Press. Rubenstein, J., Rakic, P., Chen, B., & Kwan, K. Y. (2020). Neurodevelopmental Disorders: Comprehensive Developmental Neuroscience (1st edition). Academic Press.
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