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Apresentação
Apresentação
Com esta UC é esperado que o aluno adquira um conhecimento abrangente das principais técnicas de avaliação neuropsicológica utilizadas numa abordagem comportamental.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 7
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP6819-25470
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1) Reabilitação neuropsicológica - Definição conceptual - Aspetos históricos e culturais - Modelos de reabilitação neuropsicológica CP2) Princípios gerais da reabilitação neuropsicológica - Restituição, substituição e compensação - Transferência e generalização - Plasticidade neuronal, reorganização sináptica, e reserva cognitiva CP3) Tipologias de intervenção: treino, estimulação e reabilitação neurocognitiva CP4) Relação entre a avaliação e a reabilitação neuropsicológica - Definição de objetivos de intervenção - Monitorização da implementação da reabilitação neuropsicológica e treino neurocognitivo CP5) Fatores que influenciam o curso e os resultados da reabilitação neuropsicológica CP6) Reabilitação de funções cognitivas específicas ao longo da vida: conhecimento científico e exemplos de implicações práticas CP7) Potencialidades e limitações das diferentes estratégias de intervenção neuropsicológica
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Objetivos
Objetivos
OA1) Definir reabilitação neuropsicológica e descrever os principais aspetos históricos e culturais OA2) Caracterizar os principais modelos de reabilitação neuropsicológica OA3) Descrever princípios gerais da reabilitação neuropsicológica OA4) Identificar pontos comuns e divergentes nas tipologias de intervenção OA5) Refletir criticamente sobre a importância da avaliação neuropsicológica na definição de objetivos e monitorização do curso da reabilitação OA6) Reconhecer fatores que influenciam curso e resultados da intervenção OA7) Reconhecer especificidades de intervenção nas diferentes funções cognitivas ao longo da vida OA8) Descrever diferentes estratégias e técnicas de intervenção neurocognitiva, reconhecendo as suas potencialidades e limitações OA9) Definir objetivos de intervenção com base na avaliação neuropsicológica OA10) Definir estratégias e desenhar tarefas adequadas aos objetivos de intervenção e baseadas em evidência.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A articulação das metodologias de ensino da UC com o modelo pedagógico do CE prende-se com a combinação de vários métodos pedagógicos recomendados pelas principais referências científico pedagógicas do ensino superior. Pretende-se, por isso, incentivar a aprendizagem ativa e autónoma dos estudantes. Desta forma, a exposição oral com apoio de materiais audiovisuais (ME1) pretende dotar os estudantes de conhecimento teórico relevante que lhes permita adotar uma postura ativa e baseada em evidência nos métodos de ensino práticos. Serão então utilizados conjuntamente o diálogo interativo (ME2), fomentando o raciocínio crítico dos estudantes; os resultados de avaliação neuropsicológica e perfis de funcionamento neurocognitivo, com vista a explorar e definir objetivos orientadores de intervenção (ME3); atividades de pequeno grupo em sala de aula (ME4), para a criação de possíveis estratégias e tarefas de intervenção neuropsicológica adequados aos objetivos propostos.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
[Preencher APELIDO], [Preencher Primeiros Nomes] - [Preencher Título]. [Preencher Edição. Local de publicação :Editor, Ano de publicação. Descrição física. Série. ISBN)] [Preencher APELIDO], [Preencher Primeiros Nomes] - [Preencher Título]. [Preencher Edição. Local de publicação :Editor, Ano de publicação. Descrição física. Série. ISBN)
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não