filmeu

Disciplina Reabilitação Neuropsicológica I

  • Apresentação

    Apresentação

    Com esta UC é esperado que o aluno adquira um conhecimento abrangente das principais técnicas de avaliação neuropsicológica utilizadas numa abordagem comportamental.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1) Reabilitação neuropsicológica - Definição conceptual - Aspetos históricos e culturais - Modelos de reabilitação neuropsicológica CP2) Princípios gerais da reabilitação neuropsicológica - Restituição, substituição e compensação - Transferência e generalização - Plasticidade neuronal, reorganização sináptica, e reserva cognitiva CP3) Tipologias de intervenção: treino, estimulação e reabilitação neurocognitiva CP4) Relação entre a avaliação e a reabilitação neuropsicológica - Definição de objetivos de intervenção - Monitorização da implementação da reabilitação neuropsicológica e treino neurocognitivo CP5) Fatores que influenciam o curso e os resultados da reabilitação neuropsicológica CP6) Reabilitação de funções cognitivas específicas ao longo da vida: conhecimento científico e exemplos de implicações práticas CP7) Potencialidades e limitações das diferentes estratégias de intervenção neuropsicológica
  • Objetivos

    Objetivos

    OA1) Definir reabilitação neuropsicológica e descrever os principais aspetos históricos e culturais OA2) Caracterizar os principais modelos de reabilitação neuropsicológica OA3) Descrever princípios gerais da reabilitação neuropsicológica OA4) Identificar pontos comuns e divergentes nas tipologias de intervenção OA5) Refletir criticamente sobre a importância da avaliação neuropsicológica na definição de objetivos e monitorização do curso da reabilitação OA6) Reconhecer fatores que influenciam curso e resultados da intervenção OA7) Reconhecer especificidades de intervenção nas diferentes funções cognitivas ao longo da vida OA8) Descrever diferentes estratégias e técnicas de intervenção neurocognitiva, reconhecendo as suas potencialidades e limitações OA9) Definir objetivos de intervenção com base na avaliação neuropsicológica OA10) Definir estratégias e desenhar tarefas adequadas aos objetivos de intervenção e baseadas em evidência.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A articulação das metodologias de ensino da UC com o modelo pedagógico do CE prende-se com a combinação de vários métodos pedagógicos recomendados pelas principais referências científico pedagógicas do ensino superior. Pretende-se, por isso, incentivar a aprendizagem ativa e autónoma dos estudantes. Desta forma, a exposição oral com apoio de materiais audiovisuais (ME1) pretende dotar os estudantes de conhecimento teórico relevante que lhes permita adotar uma postura ativa e baseada em evidência nos métodos de ensino práticos. Serão então utilizados conjuntamente o diálogo interativo (ME2), fomentando o raciocínio crítico dos estudantes; os resultados de avaliação neuropsicológica e perfis de funcionamento neurocognitivo, com vista a explorar e definir objetivos orientadores de intervenção (ME3); atividades de pequeno grupo em sala de aula (ME4), para a criação de possíveis estratégias e tarefas de intervenção neuropsicológica adequados aos objetivos propostos.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    [Preencher APELIDO], [Preencher Primeiros Nomes] - [Preencher Título]. [Preencher Edição. Local de publicação :Editor, Ano de publicação. Descrição física. Série. ISBN)] [Preencher APELIDO], [Preencher Primeiros Nomes] - [Preencher Título]. [Preencher Edição. Local de publicação :Editor, Ano de publicação. Descrição física. Série. ISBN)  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios