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Disciplina Tópicos Emergentes em Neuropsicologia Clínica

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular "Tópicos Emergentes em Neuropsicologia Clínica" visa capacitar os estudantes para identificar e abordar os desafios contemporâneos na neuropsicologia clínica, desde questões sociais e de saúde até inovações tecnológicas. Através de uma abordagem prática e interativa, os alunos exploram temas como políticas públicas, avanços tecnológicos e práticas baseadas em evidências, enquanto desenvolvem competências para planejar e executar projetos comunitários inovadores na área da neuropsicologia clínica, contribuindo assim para a resolução de problemas em múltiplos níveis - individual, comunitário e político.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1. Tópicos emergentes em Neuropsicologia - Seminários Temáticos 1: Desafios Societais Atuais (exemplo: políticas públicas e desigualdade no acesso à neuropsicologia) - Seminários Temáticos 2: Desafios Emergentes na Saúde (exemplo: oncologia, doenças cardiovasculares e infeciosas) - Seminários Temáticos 3: Desafios associados à Inovação Tecnológica (exemplo: realidade virtual, a emergência da neuropsicologia computacional e inteligência artificial) - Seminários Temáticos 4: Avanços recentes na prática baseada em evidência na Neuropsicologia Clínica    CP2. Projetos Comunitários em Neuropsicologia - Desenho e planeamento de projetos comunitários inovadores num tópico emergente - Estratégias de avaliação de impacto em projetos comunitários
  • Objetivos

    Objetivos

    OA1. Identificar fenómenos emergentes e desafios com reconhecido ou previsível impacto no campo de atuação da neuropsicologia clínica OA2. Conhecer o papel do neuropsicólogo na resolução de fenómenos emergentes em múltiplos níveis (individual, comunitário, políticas públicas) OA3. Planificar um projeto num tópico emergente (a atribuir pelo docente) na área da neuropsicologia clínica, incorporando estratégias de avaliação de resultados e baseadas na evidência.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Elaboração de poster científico com sessão de Q&A virtual (plataforma Padlet) dinamizada pelos estudantes. Experimentação de metodologias de avaliação e intervenção inovadoras na área da neuropsicologia (neuromodulação, biossensores e realidade virtual). Aprendizagem ativa e autónoma, com dinâmicas práticas de suporte ao desenvolvimento de projeto comunitário. Articulação com organizações públicas, privadas e sociais da região para desenvolvimento de proposta de projeto comunitário.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Choi, J. M., & Murphy, J. W. (2021). Community-based service delivery: Theory and implementation. Routledge. Kane, R. L., & Parsons, T. D. (2020). The role of technology in clinical neuropsychology. Oxford University Press. https://doi.org/10.1093/oso/9780190234737.001.0001 Santos, F., Salvado, J.C., Carvalho, I.L. & Azevedo, C. (2016). Manual para Transformar o Mundo. Da visão inspiradora ao sucesso da iniciativa de impacto. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
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