-
Apresentação
Apresentação
A unidade curricular Estágio em Neuropsicologia Clínica decorre em contexto clínico e pretende aproximar os estudantes do contexto profissional em Neuropsicologia Clínica, atraveés de um modelo de ensino-aprendizagem baseado na experiência prática. Prevê-se que os estudantes sejam envolvidos em atividades diretamente relacionadas com a prática profissional de Neuropsicologia Clínica, nomeadamente avaliação, estimulação e reabilitação neuropsicológica em diferentes contextos, populações, e especificidades clínicas. Esta unidade curricular reagrupa todas as competências adquiridas durante o 1º ano do Mestrado em Neuropsicologia Clínica, procurando promover o desenvolvimento de competências clínicas em Neuropsicologia, com progressiva autonomia, e estabelecer a ponte entre a academia e o ínicio do exercício profissional enquanto Neuropsicólogo/a Clínico/a.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Anual | 30
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP6819-25477
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Sim
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1. Apresentação do regulamento do estágio CP2. Definição das funções do estagiário, ética e deontologia CP3. Integração na instituição de estágio CP4. Caracterização das etapas do estagio: Observação, observação participante e prática supervisionada CP5. Elaboração do plano de estágio CP6. Elaboração dos planeamentos de atividades e formulações de caso CP7. Apresentação de atividades e casos clínicos e articulação com conhecimentos teóricos e estado da arte CP8. Reflexão sobre aplicação, limitações e potencialidades da avaliação e intervenção, em articulação com os conteúdos abordados.
-
Objetivos
Objetivos
OA1 Demonstrar competências de observação direcionadas para as especificidades dos contextos, avaliação das necessidades e reflexão em torno das competências para a prática da neuropsicologia clínica OA2 Demonstrar competências de comunicação e estabelecimento da relação inerentes à intervenção e ao trabalho em equipa multidisciplinar OA3 Articular conhecimentos teóricos e competências práticas OA4 Reconhecer relevância da investigação e literatura para o aperfeiçoamento da prática OA5 Demonstrar competências de compreensão de objetivos de avaliação e integração da informação para planeamento da intervenção OA6 Aplicar métodos e instrumentos de avaliação e estratégias de intervenção, ajustadas às problemáticas identificadas e baseadas na evidência OA7 Promover a reflexão ética e análise crítica da prática e eficácia da intervenção OA8 Demonstrar competências de reflexão critica sobre desenvolvimento pessoal e profissional.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As metodologias de ensino assentam em três componentes: prática supervisionada com orientação do psicólogo da instituição de acolhimento (350h); reuniões de discussão e reflexão em formato de grupo com colegas de estágio e docente supervisor da ULP, em função das áreas especificas de intervenção (30h); seminários de estágio para discussão participada de casos clínicos (30h).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Macniven, J. (Ed., 2016) Neuropsychological formulation: a clinical casebook. London: Springer Morgan, J., & Ricker, J. (Eds.; 2017). Textbook of clinical neuropsychology (2nd edition). New York: Routledge, Taylor and Francis Group. Rajeswaran, J. (2012). Neuropsychological rehabilitation: principles and applications. London: Elsevier Inc. Wilson, B., Gracey, F., Evans, J., & Bateman, A. (2009). Neuropsychological rehabilitation: Theory, Models, Therapy and Outcome. New York: Cambridge University Press. Wilson, B., Winegardner, J., van Heughten, C., & Ownsworth, T, (2017). Neuropsychological rehabilitation: the international handbook. London and New York: Routledge, Taylor and Francis group. Winson, R., Wilson, B., & Bateman, A. (2017) The Brain Injury rehabilitation workbook. New York: The Guilford Press Macniven, J. (Ed., 2016) Neuropsychological formulation: a clinical casebook. London: Springer
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não