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Disciplina Cartografia de Risco I

  • Apresentação

    Apresentação

    A  Cartografia de Risco reconhecesse pelo seu incontornável contributo no processo de conhecimento e investigação, pelo seu papel enquanto elemento diferenciador no perfil dos profissionais de Proteção Civil, quer pela aposta estratégica na potenciação da Cartografia de Risco enquanto instrumento essencial na pratica do ordenamento do território
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Análise da dimensão espacial e temporal do risco Modelos conceptuais na teoria dos riscos. Risco natural e risco antrópico Processos naturais e cartografia do risco Processos geomorfológicos e suscetibilidade Cartografia com suporte em modelos de base estatística e em modelos de base física Cartografia da vulnerabilidade e cartografia do risco. Avaliação do grau de perda e dano potencial Avaliação do risco específico e risco total Cartografia, prevenção, perceção e ordenamento do território
  • Objetivos

    Objetivos

    Compreender metodologias e técnicas de elaboração de cartografia Compreender as metodologias de elaboração da cartografia de riscos Identificar áreas de risco Integrar a informação sobre a dinâmica do meio físico com a identificação de risco Organizar a informação em sistemas de informação geográfica (SIG)
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Apresentação teórica onde se caracterizam os temas e metodologias a desenvolver. No contexto de aula são executados exercícios com diferentes metodologias de construção de cartografia de risco para vários processos danosos, contribuindo para o conhecimento alargado de múltiplas metodologias. O trabalho prático é desenvolvido em grupo. Este deve considerar o (i) estado atual dos conhecimentos sobre o tema em análise, objetivos e metodologias a desenvolver; (ii) a metodologia desenvolvida, apresentação e discussão de resultados e respetiva cartografia de risco. AVALIAÇÃO: Semestral, do tipo contínua sem prova final, de acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos da ULP. A avaliação do tipo contínua consiste na realização de duas frequências escritas (cada um 25%) a acontecer durante o período letivo e um trabalho prático (que carece de defesa de trabalho). 
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Altan, O.; Backhaus, R.; Boccardo, P.; Zlatanova, S. (Eds.); Geoinformation for Disaster and Risk Management. Examples and Best Practices, 2010. ISBN: 978-87-90907-88-4 Bruno Barroca & Damien Serre (2018) Risks revealed by cartography ? cartography renewed by the geovisualization of risks, International Journal of Cartography, 4:1, 1-3, DOI: 10.1080/23729333.2018.1444376 Ekmekciolu, O.; Koc, K.; Özger, M. (2022). Towards flood risk mapping based on multi-tiered decision making in a densely urbanized metropolitan city of Istanbul, Sustainable Cities and Society, Volume 80. https://doi.org/10.1016/j.scs.2022.103759. Minucci, G.; Molinari, D.; Gemini, G.; Pezzoli, S. (2020). Enhancing flood risk maps by a participatory and collaborative design process, International Journal of Disaster Risk Reduction, Volume 50. https://doi.org/10.1016/j.ijdrr.2020.101747 Smith, K. ; Environmental hazards, Routledge, 2000. ISBN: 0-415-22464-0  
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