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Apresentação
Apresentação
A presente UC tem como objetivo mostrar a importância do ordenamento e planeamento do território como instrumento de prevenção e minimização de riscos naturais e antropogéncios e contribuir para a articulação entre o ordenamento e planeamento do território e o planeamento de proteção civil/planeamento de emergência no contexto atual.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP2600-17008
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Introdução ao planeamento de proteção civil 2. A organização da proteção civil em Portugal 3. Planos de emergência internos e externos 4. Planos de coordenação de eventos 5. Planos prévios de intervenção 6. Planeamento e Condução de Exercícios 7. Estudos de caso.
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Objetivos
Objetivos
Pretende-se habilitar os estudantes de ferramentas teórico-práticas e competências analíticas sobre o ordenamento do território e planeamento de proteção civil, a importância da inter-relação planeamento do território - proteção civil, bem como prepará-los para identificar e aplicar instrumentos e metodologias na elaboração de planos de emergência e a sua relevância no âmbito das atividades de proteção civil. No final da UC os estudantes deverão ser capazes de compreender e refletir criticamente sobre: as opções de ordenamento e planeamento do território; a importância do planeamento na prevenção e minimização de catástrofes naturais e tecnológicas; a relevância do planeamento na fase pós-catástrofe/socorro; conhecer e destrinçar os diversos conceitos relacionados com o planeamento em proteção civil; conhecer e distinguir as famílias de planos de emergência.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Os métodos de ensino e aprendizagem serão baseados no trabalho desenvolvido nas aulas, bem como no trabalho do estudante em contexto não presencial. Durante as sessões teórico-práticas, o docente fará a apresentação e discussão dos conteúdos programáticos, com aplicação dos conhecimentos adquiridos a situações concretas. Os estudantes serão envolvidos na discussão dos temas em análise, na resolução de exercícios ou problemas propostos e bem como lhes será solicitado trabalho a realizar extra aula. Em determinados momentos, exigir-se-á do estudante, individualmente ou em grupo, a exposição e defesa oral do seu trabalho. As sessões tutoriais serão dedicadas a um contacto informal com o estudante, destinado a apoiar o seu trabalho e a orientá-lo nos seus estudos. Será proposto aos estudantes a realização de um trabalho individual e um trabalho de grupo com finalidade de avaliação. Estes trabalhos darão prioridade à aplicação de ensinamentos adquiridos durante as aulas da UC.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Erickson, P. A. (2006). Emergency Response Planning. 2th ed. San Diego: Academic Press. ANEPC (2009). CT9: Guia para a Caracterização de Risco no âmbito da Elaboração de PEPC. ANEPC (2011). CT11: Guia para a Elaboração de PPI, Conceito e Organização. ANEPC (2011). CT19: Manual para a Elaboração de Planos de Coordenação para Eventos de Nível Municipal. Oliver, Clifford (2011). Catastrophic Disaster Planning and Response. CRC Press. ANEPC (2012). CT22: Guia para o Planeamento e Condução de Exercícios no Âmbito da Proteção Civil. Beck U. (2016). Sociedade de Risco Mundial. Edições 70. ANEPC (2018). CT8: Manual de apoio à elaboração de PEE (Diretiva Seveso III). Rocha, José Aidos, (2021), Segurança contra incêndios em edifícios, Regulamentação ilustrada e anotada, Vol 1 e 2. Exactubooks. Porto. ANEPC (2022). CT3: Manual de Apoio à elaboração e operacionalização de Planos de Emergência de Proteção Civil. Legislação em vigor.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não