filmeu

Disciplina Planeamento de Proteção Civil I

  • Apresentação

    Apresentação

    A presente UC tem como objetivo mostrar a importância do ordenamento e planeamento do território como instrumento de prevenção e minimização de riscos naturais e antropogéncios e contribuir para a articulação entre o ordenamento e planeamento do território e o planeamento de proteção civil/planeamento de emergência no contexto atual.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Introdução ao planeamento de proteção civil 2. A organização da proteção civil em Portugal 3. Planos de emergência internos e externos 4. Planos de coordenação de eventos 5. Planos prévios de intervenção 6. Planeamento e Condução de Exercícios 7. Estudos de caso.
  • Objetivos

    Objetivos

    Pretende-se habilitar os estudantes de ferramentas teórico-práticas e competências analíticas sobre o ordenamento do território e planeamento de proteção civil, a importância da inter-relação planeamento do território - proteção civil, bem como prepará-los para identificar e aplicar instrumentos e metodologias na elaboração de planos de emergência e a sua relevância no âmbito das atividades de proteção civil. No final da UC os estudantes deverão ser capazes de compreender e refletir criticamente sobre: as opções de ordenamento e planeamento do território; a importância do planeamento na prevenção e minimização de catástrofes naturais e tecnológicas; a relevância do planeamento na fase pós-catástrofe/socorro; conhecer e destrinçar os diversos conceitos relacionados com o planeamento em proteção civil; conhecer e distinguir as famílias de planos de emergência.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Os métodos de ensino e aprendizagem serão baseados no trabalho desenvolvido nas aulas, bem como no trabalho do estudante em contexto não presencial. Durante as sessões teórico-práticas, o docente fará a apresentação e discussão dos conteúdos programáticos, com aplicação dos conhecimentos adquiridos a situações concretas. Os estudantes serão envolvidos na discussão dos temas em análise, na resolução de exercícios ou problemas propostos e bem como lhes será solicitado trabalho a realizar extra aula. Em determinados momentos, exigir-se-á do estudante, individualmente ou em grupo, a exposição e defesa oral do seu trabalho. As sessões tutoriais serão dedicadas a um contacto informal com o estudante, destinado a apoiar o seu trabalho e a orientá-lo nos seus estudos. Será proposto aos estudantes a realização de um trabalho individual e um trabalho de grupo com finalidade de avaliação. Estes trabalhos darão prioridade à aplicação de ensinamentos adquiridos durante as aulas da UC.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Erickson, P. A. (2006). Emergency Response Planning. 2th ed. San Diego: Academic Press. ANEPC (2009). CT9: Guia para a Caracterização de Risco no âmbito da Elaboração de PEPC. ANEPC (2011). CT11: Guia para a Elaboração de PPI, Conceito e Organização. ANEPC (2011). CT19: Manual para a Elaboração de Planos de Coordenação para Eventos de Nível Municipal. Oliver, Clifford (2011). Catastrophic Disaster Planning and Response. CRC Press. ANEPC (2012). CT22: Guia para o Planeamento e Condução de Exercícios no Âmbito da Proteção Civil. Beck U. (2016). Sociedade de Risco Mundial. Edições 70. ANEPC (2018). CT8: Manual de apoio à elaboração de PEE (Diretiva Seveso III). Rocha, José Aidos, (2021), Segurança contra incêndios em edifícios, Regulamentação ilustrada e anotada, Vol 1 e 2. Exactubooks. Porto. ANEPC (2022). CT3: Manual de Apoio à elaboração e operacionalização de Planos de Emergência de Proteção Civil. Legislação em vigor.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios