filmeu

Disciplina Projeto de Segurança I

  • Apresentação

    Apresentação

    Noções básicas de Desenho Técnico. Introdução à compreensão de projetos de edifícios e de planos de segurança. Aquisição de aptidões básicas de desenho em CAD.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Noções gerais de Desenho Técnico. 2. Desenho Assistido por Computador (CAD) 2D. Introdução geral ao AutoCAD. Iniciar e gravar desenhos. Organizar os arquivos. Opções de visualização. Começar a desenhar no AutoCAD. Desenhar entidades 2D genéricas. Modificar o desenho. Comandos de texto. Criação e gestão de camadas. Cotagem do desenho. Medição de distâncias, ângulos e áreas. Criação, edição e inserção de blocos. Preparação de folhas para impressão. 3. Interpretação de desenhos técnicos de edifícios e espaços envolventes (plantas, cortes e alçados). 4. Infraestruturas e equipamentos de edifícios. 5. Ferramentas de apoio à coordenação da resposta a emergências. 6. Análise e interpretação de projetos de segurança.
  • Objetivos

    Objetivos

    Pretende-se que os estudantes sejam capazes de analisar e interpretar os desenhos técnicos (plantas, alçados e cortes) que constituem o projeto de engenharia de um edifício, bem como as infraestruturas e os equipamentos que o integram. Os estudantes devem ainda adquirir competências no contexto do desenho assistido por computador (CAD), no diz respeito à sua visualização, modificação e gestão. Por fim, pretende-se que os estudantes sejam capazes de analisar e interpretar projetos de segurança, como ferramenta de apoio a planos de segurança, principalmente no que concerne ao envolvimento, intervenção e coordenação de meios de proteção civil.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas serão baseadas na exposição e discussão dos diversos conteúdos, sempre suportadas pela apresentação de diversos exemplos práticos. Após uma apresentação dos conceitos e procedimentos fundamentais, os estudantes serão motivados a trabalhar na resolução de casos práticos. Os estudantes podem apresentar situações inerentes ao seu saber e experiência, surgindo inclusivamente algum espaço para discussão. A orientação tutorial revela-se fundamental neste contexto. Será proposto um plano de segurança, o qual deverá servir de base à análise e ao trabalho dos estudantes. AVALIAÇÃO: Avaliação contínua - participação em aula (20%), trabalho individual (40%) e trabalho de grupo (40%).
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    José Garcia (2013) - AutoCAD 2013 & AutoCAD LT2013: Curso Completo, Edições FCA. Cláudio Gomes (2015) - Guia de implementação BIM em organizações e projetos. Decreto-Lei nº 220/2008 de 9 de outubro (Regime jurídico da segurança contra incêndios em edifícios). Portaria 1532/2008 de 29 de dezembro (Regulamento técnico da SCIE). Notas técnicas da ANEPC.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios