-
Apresentação
Apresentação
Noções básicas de Desenho Técnico. Introdução à compreensão de projetos de edifícios e de planos de segurança. Aquisição de aptidões básicas de desenho em CAD.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP2600-17012
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Noções gerais de Desenho Técnico. 2. Desenho Assistido por Computador (CAD) 2D. Introdução geral ao AutoCAD. Iniciar e gravar desenhos. Organizar os arquivos. Opções de visualização. Começar a desenhar no AutoCAD. Desenhar entidades 2D genéricas. Modificar o desenho. Comandos de texto. Criação e gestão de camadas. Cotagem do desenho. Medição de distâncias, ângulos e áreas. Criação, edição e inserção de blocos. Preparação de folhas para impressão. 3. Interpretação de desenhos técnicos de edifícios e espaços envolventes (plantas, cortes e alçados). 4. Infraestruturas e equipamentos de edifícios. 5. Ferramentas de apoio à coordenação da resposta a emergências. 6. Análise e interpretação de projetos de segurança.
-
Objetivos
Objetivos
Pretende-se que os estudantes sejam capazes de analisar e interpretar os desenhos técnicos (plantas, alçados e cortes) que constituem o projeto de engenharia de um edifício, bem como as infraestruturas e os equipamentos que o integram. Os estudantes devem ainda adquirir competências no contexto do desenho assistido por computador (CAD), no diz respeito à sua visualização, modificação e gestão. Por fim, pretende-se que os estudantes sejam capazes de analisar e interpretar projetos de segurança, como ferramenta de apoio a planos de segurança, principalmente no que concerne ao envolvimento, intervenção e coordenação de meios de proteção civil.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas serão baseadas na exposição e discussão dos diversos conteúdos, sempre suportadas pela apresentação de diversos exemplos práticos. Após uma apresentação dos conceitos e procedimentos fundamentais, os estudantes serão motivados a trabalhar na resolução de casos práticos. Os estudantes podem apresentar situações inerentes ao seu saber e experiência, surgindo inclusivamente algum espaço para discussão. A orientação tutorial revela-se fundamental neste contexto. Será proposto um plano de segurança, o qual deverá servir de base à análise e ao trabalho dos estudantes. AVALIAÇÃO: Avaliação contínua - participação em aula (20%), trabalho individual (40%) e trabalho de grupo (40%).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
José Garcia (2013) - AutoCAD 2013 & AutoCAD LT2013: Curso Completo, Edições FCA. Cláudio Gomes (2015) - Guia de implementação BIM em organizações e projetos. Decreto-Lei nº 220/2008 de 9 de outubro (Regime jurídico da segurança contra incêndios em edifícios). Portaria 1532/2008 de 29 de dezembro (Regulamento técnico da SCIE). Notas técnicas da ANEPC.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não