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Disciplina Certificação e Peritagem em Proteção Civil

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular vai dotar os alunos com os conhecimentos necessários para poderem executar auditorais de segurança, bem como procederem à realização de vistorias e inspeções no âmbito da Segurança Contra Incêndios em Edifícios, contribuindo para o perfil de competências de um mestre em Proteção Civil
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    O programa está dividido em duas temáticas, em relação às quais se debatem os fundamentos e se apresentam e treinam as metodologias regulamentares: 1. Certificações de edifícios e recintos, no que diz respeito à segurança contra incêndios. 2. Peritagem de incidentes e acidentes, principalmente em caso de incêndio e explosão. As metodologias apresentadas têm como base o Regime Jurídico da Segurança Contra Incêndios em Edifícios (RJ-SCIE), aprovado pelo D.L. nº 220/2008, de 12 e3 Novembro, alterado pelo D.L. nº 224/2015, de 9 de Outubro, o Regulamento Técnico de Segurança Contra Incêndios em Edifícios (RT-SCIE), aprovado pela Portaria nº 1532/2008, de 28 de Dezembro, e a restante legislação aplicável. Os estudantes serão preparados como instruir e realizar uma vistoria, uma inspeção, executar uma ação de fiscalização e uma peritagem. 
  • Objetivos

    Objetivos

    Desenvolvimento de métodos e práticas no âmbito das certificações e peritagens de segurança, que permitam aos estudantes a aquisição de competências nos domínios das vistorias, inspeções e fiscalizações das condições de segurança contra incêndio em edifícios e recintos, cumprindo a legislação vigente. No final do curso, o estudante deve ficar dotado dos conhecimentos científicos e técnicos que o habilitem para: a) Planear, preparar e realizar vistorias das condições de segurança contra incêndio em edifícios e recintos. - Planear, preparar e realizar inspeções regulares ou extraordinárias, cumprindo a legislação vigente, nomeadamente instalações, equipamentos e serviços das entidades sujeitas a inspeção no âmbito do SCIE. b) Planear, preparar e realizar ações de fiscalização para verificar as condições de SCIE.  Para além disso, terá treinado competências na área da interação comunicacional e da elaboração da documentação associada a processos de certificação e peritagem de segurança. 
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Os métodos de ensino serão baseados no trabalho desenvolvido nas aulas, bem como no trabalho autónomo. Durante as sessões teórico-práticas, o docente fará a apresentação e a discussão dos conteúdos programáticos, com aplicação dos conhecimentos a situações particulares. Os estudantes analisarão casos concretos nas aulas e realizarão uma visita a uma instalação (edifício ou recinto) com vista à avaliação do espaço e à emissão dos correspondentes autos e relatórios. Para esse efeito, usarão equipamentos e procedimentos apropriados e emitirão os correspondentes autos, relatórios e pareceres, para avaliação.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    ASTM (1997). “Standard Practice for Reporting Opinions of Technical Experts”. 62004, American Society for Testing and Materials, USA. ASTM (1998).”Standard Practice for Evaluation of Scientific or Technical Data”. E678-07, American Society for Testing and Materials, USA. ASTM (2006). “Standard Practice for Reporting Incidents that May Involve Criminal or Civil Litigation”. E 1020-96, American Society for Testing and Materials, USA. NFPA (2008). ”Guide for Fire and Explosion Investigations”. 921, National Fire Protection Association, USA. NFPA (2009). “Standard for Professional Qualifications for Fire Investigator”. 1033, National Fire Protection Association, USA.  
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