filmeu

Disciplina Prevenção e Combate a Incêndios Florestais

  • Apresentação

    Apresentação

    A  unidade curricular de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais aborda a temática da Floresta Portuguesa, do Impacto do Fogo, do Comportamento do Fogo, da Prevenção e do Combate aos Incêndios Florestais. Esta unidade curricular é bastante relevante para o ciclo de estudos, uma vez que o incêndio florestal/rural é um risco muito presente em Portugal, com o qual a Proteção Civil tem de lidar recorrentemente e de forma bastante intensa por vezes.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. A Floresta Portuguesa 1.1. Distribuição e caracterização; 1.2. Principais ameaças e proteção; 1.3. Aspetos económicos, sociais e ambientais; 1.4. Principais características de ocupação, ordenamento e gestão do território com impacto na problemática dos incêndios. 2. Impacto do Fogo 2.1. Análise estatística de incêndios; 2.2. Impactos dos incêndios; 2.3. Mecanismos de adaptação; 2.4. Probabilidades de uso do fogo. 3. Organização da DFCI em Portugal 3.1. Legislação; 3.2. Identificação e caracterização das entidades intervenientes. 4. Planeamento de prevenção contra incêndios 4.1. Planeamento da prevenção estrutural; 4.2. Técnicas de gestão de combustíveis; 4.3. O uso do fogo controlado; 4.4. Interação prevenção vs combate. 5. Supressão de incêndios florestais 5.1. Comportamento do fogo; 5.2. Regras de segurança no combate a incêndios florestais; 5.3. Noções e informações relevantes de apoio à decisão; 5.4. Análise de incêndios; 5.5. Técnicas e táticas de combate a incêndios.
  • Objetivos

    Objetivos

    O b j e t i v o s : Transmissão de conceitos e conhecimentos fundamentais sobre a floresta portuguesa e o impacto do fogo nos seus ecossistemas, as técnicas e os instrumentos para planeamento, gestão e proteção florestal contra incêndios, numa lógica de prevenção e de combate a incêndios rurais e de otimização de recursos que faculte ao estudante componentes de saber técnico e científico essenciais ao exercício da profissão como mestre em proteção civil, seja em contexto operacional, organizacional, de planeamento e d e g e s t ã o . C o m p e t ê n c i a s : Conhecimento sobre as consequências ambientais, sociais e económicas dos incêndios rurais. Conhecimentos sobre o papel do fogo nos ecossistemas. Capacidade e competências para planear intervenções de prevenção estrutural e organizar ações de vigilância e primeira intervenção. Conhecimento, capacidade e competências para a análise de incêndios rurais, organização e planeamento de técnicas e táticas de combate.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias de ensino serão baseados no trabalho desenvolvido nas aulas, bem como no trabalho do estudante realizado nestas e para além delas, no seu estudo regular e no que dedicará, necessariamente, na elaboração de um trabalho prático. Durante as sessões teórico-práticas, o docente fará a apresentação e discussão dos conteúdos programáticos, com aplicação dos conhecimentos adquiridos a situações concretas. Os estudantes serão envolvidos na discussão dos temas em análise e na resolução de exercícios propostos. Avaliação do tipo contínuo, através da realização (30%) e apresentação (10%) de trabalho prático e da execução de dois testes de avaliação (30%+30%). Em cada momento de avaliação o aluno deve obter a classificação mínima de 8,5 valores. As componentes de avaliação contínua correspondentes a provas individuais escritas são passíveis de recurso para um exame final escrito com peso para a classificação final, natureza e complexidade equivalentes aos das provas realizadas.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Byram GM (1959) Some Principles of Combustion And Their Significance In Forest Fire Behaviour. Reprinted from: Fire Control Notes 18, 47-57. Fernandes, P.M., 2009. Combining forest structure data and fuel modelling to assess fire hazard in Portugal. Annals of Forest Science 66(4): 415p1-415p9. Fernandes, P.; Botelho, H.; Loureiro, C. 2002. Manual de Formação para a Técnica de Fogo Controlado. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Rothermel, R.C. (1972). A mathematical model for predicting fire spread in wildland fuels. USDA For. Serv. Res. Pap. INT-115. Ogden, UT. Viegas DX, Rossa C, Ribeiro LM (2011). Incêndios Florestais. (DX Viegas, Ed.). (Verlag Dashöfer Edições profissionais Unip., Lda.: Lisboa).  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios