filmeu

Disciplina Metodologias para Avaliação e Análise de Risco

  • Apresentação

    Apresentação

    A  unidade curricular faz uma introdução a diversos conceitos relevantes para a gestão e a avaliação de riscos associados a perigos naturais, apresentando várias metodologias de avaliação de risco de diferentes tipos (qualitativas e quantitativa) aplicáveis a diferentes escalas, identificando os diversos desafios da sua aplicação prática. A integração dessas metodologias em processos de gestão de riscos é igualmente discutida, nomeadamente para a definição de cartografia de risco.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1.Conceitos fundamentais 1.1. O Modelo Conceptual do Risco: terminologia e integração dos conceitos; Noção de incerteza, perigo, perigosidade, vulnerabilidade (e seus tipos), exposição, resiliência e risco 1.2. Ciclo da gestão de riscos 1.3. Perceção e comunicação do risco 1.4. Risco aceitável, risco tolerável e princípio ALARP 1.5. Perdas e consequências do risco, bases de dados sobre catástrofes 1.6. Dimensão espacial do risco (risco à escala local e à escala global) e sequencial dos riscos (efeitos dominó) 1.7. Princípios de redução do risco 2. Avaliação da perigosidade, exposição e vulnerabilidade: modelos conceptuais e metodologias de avaliação; indicadores, escalas de análise e validação 3. Avaliação do risco 3.1. Métodos qualitativos e quantitativos 3.2. Abordagem probabilística e determinística 3.3. Estudos de caso 4. Instrumentos legislativos em vigor para a gestão e avaliação do risco. 4.1. Os riscos nas políticas de Proteção Civil e Ordenamento do Território 4.3. Matrizes de risco
  • Objetivos

    Objetivos

    Os objetivos da UC são: - Interpretar os conceitos fundamentais da temática dos riscos, enquadrados no modelo concetual do risco. - Desenvolver competências relacionadas com a identificação de áreas de risco. - Analisar e discutir dados e métodos de avaliação de risco. - Organizar e propor quadros de avaliação de risco em estudos de caso. No final do semestre o estudante deve: - Desenvolver a capacidade de: pesquisa bibliográfica, investigação temática e de reflexão metodológica na ciência do risco; analisar criticamente, disseminar e comunicar resultados e informação. - Evidenciar a capacidade para compreender os riscos como fenómenos sociais. - Desenvolver competências relacionadas com a identificação de áreas de risco em situações concretas. - Conhecer o enquadramento legislativo dos riscos nas políticas de Proteção Civil e Ordenamento do Território - Saber utilizar algumas ferramentas para a avaliação e análise dos riscos.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas são constituídas por apresentações teóricas onde se caracterizam conceitos e as metodologias sobre avaliação e análise de risco, e se propõem e se solucionam exercícios de aplicação prática. A avaliação será de tipo contínuo e consiste em: um teste individual (50%), que incide sobre questões conceptuais, metodológicas ou de aplicação prática; um trabalho individual (30 %), de natureza monográfica, que incide na pesquisa e análise de um tipo de risco e participação/frequência nas aulas (20%).. No caso de não aprovação, o estudante tem acesso a exame final (100%) com natureza e complexidade equivalentes às do regime de avaliação anterior. 
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Alexander, D., & Pescaroli, G. (2019). What are cascading disasters? UCL Open Environment, 1. https://doi.org/10.14324/111.444/ucloe.000003 ANEPC (2023) - Avaliação Nacional do Risco. Bosher, L., Chmutina, K. (2017) Disaster risk reduction for the built environment. Wiley Blackwell. Costa, F. (2020). Redução de riscos de catástrofes e resiliência no quadro de Sendai: o exemplo das cidades resilientes. RISCOS - Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança, 9-33. https://doi.org/10.34037/978-989-54942-7-9_8 ISO (2018) ISO 31000 - Risk Management - Guidelines, 2nd Edition. International Organization for Standardization, Switzerland. Pursiainen C., Rød B. (2021). National disaster risk assessments in Europe. How comparable are they and why? Risks Hazards Crisis Public Policy. 12: 194–214. https://doi.org/10.1002/rhc3.12215 UNDRR/UNISDR. 2017. Words Into Action Guidelines. National Disaster Risk Assessment. United Nations Officefor Disaster Risk Reduction.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios