-
Apresentação
Apresentação
A unidade curricular faz uma introdução a diversos conceitos relevantes para a gestão e a avaliação de riscos associados a perigos naturais, apresentando várias metodologias de avaliação de risco de diferentes tipos (qualitativas e quantitativa) aplicáveis a diferentes escalas, identificando os diversos desafios da sua aplicação prática. A integração dessas metodologias em processos de gestão de riscos é igualmente discutida, nomeadamente para a definição de cartografia de risco.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP2600-17065
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1.Conceitos fundamentais 1.1. O Modelo Conceptual do Risco: terminologia e integração dos conceitos; Noção de incerteza, perigo, perigosidade, vulnerabilidade (e seus tipos), exposição, resiliência e risco 1.2. Ciclo da gestão de riscos 1.3. Perceção e comunicação do risco 1.4. Risco aceitável, risco tolerável e princípio ALARP 1.5. Perdas e consequências do risco, bases de dados sobre catástrofes 1.6. Dimensão espacial do risco (risco à escala local e à escala global) e sequencial dos riscos (efeitos dominó) 1.7. Princípios de redução do risco 2. Avaliação da perigosidade, exposição e vulnerabilidade: modelos conceptuais e metodologias de avaliação; indicadores, escalas de análise e validação 3. Avaliação do risco 3.1. Métodos qualitativos e quantitativos 3.2. Abordagem probabilística e determinística 3.3. Estudos de caso 4. Instrumentos legislativos em vigor para a gestão e avaliação do risco. 4.1. Os riscos nas políticas de Proteção Civil e Ordenamento do Território 4.3. Matrizes de risco
-
Objetivos
Objetivos
Os objetivos da UC são: - Interpretar os conceitos fundamentais da temática dos riscos, enquadrados no modelo concetual do risco. - Desenvolver competências relacionadas com a identificação de áreas de risco. - Analisar e discutir dados e métodos de avaliação de risco. - Organizar e propor quadros de avaliação de risco em estudos de caso. No final do semestre o estudante deve: - Desenvolver a capacidade de: pesquisa bibliográfica, investigação temática e de reflexão metodológica na ciência do risco; analisar criticamente, disseminar e comunicar resultados e informação. - Evidenciar a capacidade para compreender os riscos como fenómenos sociais. - Desenvolver competências relacionadas com a identificação de áreas de risco em situações concretas. - Conhecer o enquadramento legislativo dos riscos nas políticas de Proteção Civil e Ordenamento do Território - Saber utilizar algumas ferramentas para a avaliação e análise dos riscos.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas são constituídas por apresentações teóricas onde se caracterizam conceitos e as metodologias sobre avaliação e análise de risco, e se propõem e se solucionam exercícios de aplicação prática. A avaliação será de tipo contínuo e consiste em: um teste individual (50%), que incide sobre questões conceptuais, metodológicas ou de aplicação prática; um trabalho individual (30 %), de natureza monográfica, que incide na pesquisa e análise de um tipo de risco e participação/frequência nas aulas (20%).. No caso de não aprovação, o estudante tem acesso a exame final (100%) com natureza e complexidade equivalentes às do regime de avaliação anterior.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Alexander, D., & Pescaroli, G. (2019). What are cascading disasters? UCL Open Environment, 1. https://doi.org/10.14324/111.444/ucloe.000003 ANEPC (2023) - Avaliação Nacional do Risco. Bosher, L., Chmutina, K. (2017) Disaster risk reduction for the built environment. Wiley Blackwell. Costa, F. (2020). Redução de riscos de catástrofes e resiliência no quadro de Sendai: o exemplo das cidades resilientes. RISCOS - Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança, 9-33. https://doi.org/10.34037/978-989-54942-7-9_8 ISO (2018) ISO 31000 - Risk Management - Guidelines, 2nd Edition. International Organization for Standardization, Switzerland. Pursiainen C., Rød B. (2021). National disaster risk assessments in Europe. How comparable are they and why? Risks Hazards Crisis Public Policy. 12: 194–214. https://doi.org/10.1002/rhc3.12215 UNDRR/UNISDR. 2017. Words Into Action Guidelines. National Disaster Risk Assessment. United Nations Officefor Disaster Risk Reduction.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não