-
Apresentação
Apresentação
A UC é essencialmente de natureza laboratorial e tem como objectivo relembrar, consolidar e aprofundar os conhecimentos adquiridos no 1º Ciclo de Estudos em Psicologia em matéria de análise de dados, e ensinar os estudantes a realizar, interpretar e redigir resultados de análises avançadas.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 3
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP785-14570
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1. A metodologia quantitativa de investigação 1.1 Formulação de os objetivos/hipóteses de investigação 1.2 Métodos de análise de dados 1.3 Interpretação e redação dos resultados CP2.Poder estatístico e magnitude do efeito CP3. Análises psicométricas CP4. Análises de Regressão 4.1 Análises de regressão múltipla e hierárquica CP5. Análises de mediação e moderação 5.1. Análises de mediação 5.2 Análises de moderação CP6. Modelos de curvas de crescimento
-
Objetivos
Objetivos
OA1: Definir objetivos e hipóteses de investigação de acordo com os pressupostos da investigação quantitativa; OA2: Realizar análise de estimação do poder estatístico e magnitude de efeito e interpretar os seus resultados; OA3: Realizar análises psicométricas e interpretar, apresentar e discutir os seus resultados; OA4: Realizar análises de regressão e interpretar, apresentar e discutir os seus resultados; OA5: Interpretar, analisar e testar hipóteses de mediação; OA6: Interpretar, analisar e testar hipóteses de moderação.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Diferentes metodologias de ensino (ME) serão implementadas: Aulas expositivas com suporte audiovisual (ME1), aprendizagem baseada na resolução de problemas (ME2), revisão de pares (ME3), análise de artigos científicos (ME4) e discussão de casos (ME5). Avaliação contínua composta por 3 elementos de avaliação: 1 trabalho de pares com uma componente escrita (60%) e uma componente oral (30%) com revisão de pares (10%). As metodologias de ensino propostas e descritas integram um conjunto de pra¿ticas de inovac¿a¿o pedago¿gica baseadas na evide¿ncia, e ajustadas aos objetivos e conteu¿dos da unidade curricular.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
American Psychological Association (2020). Publication manual of the American Psychological Association (7th ed). Washington: APA. Clark-Carter, D. (2018). Quantitative psychological research: The complete student's companion (3rd Ed.). NY: Psychology Press. Cooper, H. E., Coutanche, M. N., McMullen, L. M., Panter, A. T., Rindskopf, D. E., & Sher, K. J. (2023). APA handbook of research methods in psychology: Foundations, planning, measures, and psychometrics, Vol. 1. APA. Cooper, H. E., Coutanche, M. N., McMullen, L. M., Panter, A. T., Rindskopf, D. E., & Sher, K. J. (2023). APA handbook of research methods in psychology: Research designs: Quantitative, qualitative, neuropsychological, and biological, Vol. 2. Cooper, H. E., Coutanche, M. N., McMullen, L. M., Panter, A. T., Rindskopf, D. E., & Sher, K. J. (2023). APA handbook of research methods in psychology: Data analysis and research publication, Vol. 3. APA. Goss-Sampson, M. (2019). Statistical analysis in JASP: A guide for students.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não