filmeu

Disciplina Modelos de Avaliação e Intervenção Cognitivo-Comportamental

  • Apresentação

    Apresentação

    A presente Unidade Curricular tem como objectivo introduzir as Terapias Cognitivo-Comportamentais tendo em conta o o seu desenvolvimento e evidência empírica e as suas principais estratégias de avaliação e intervenção cognitivas e comportamentais
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1: Introdução às Terapias Cognitivo-Comportamentais (TCC) 1.1 Bases históricas e conceptuais da TCC 1.2 Princípios e mitos associados à TCC 1.3 Evidência Empírica e estado atual da TCC CP2: Avaliação no contexto das TCC 2.1 A avaliação empiricamente validada 2.2 Instrumentos para a avaliação cognitivo-comportamental 2.2 A avaliação como um processo contínuo CP3: Abordagem inicial ao tratamento 3.1 Psicoeducação 3.2 Trabalhos de casa 3.3 Resolução de problemas 3.4 Relação terapêutica CP4: Estratégias cognitivas 4.1 Reestruturação cognitiva 4.2 Estratégias cobertas 4.3 Estratégias de auto-controlo e auto-instrução CP5: Estratégias comportamentais 5.1 Exposição gradual e mediatizada 5.2 Exposição direta 5.3 Estratégias Operantes 5.4 Modelagem e prática comportamental CP6: Mindfulness e Aceitação no contexto das Terapias Cognitivo Comportamentais CP7: A finalização do processo terapêutico e a prevenção de recaída. CP8: Desafios na intervenção cognitivo-comportamental.
  • Objetivos

    Objetivos

    OA1: Identificar e relacionar a base histórica das terapias cognitivo comportamentais (TCC) com o desenvolvimento dos seus princípios e mitos associados, bem como o desenvolvimento da sua evidência empírica. OA2: Identificar, aplicar e analisar os principais instrumentos e métodos de avaliação clínica no contexto das TCC. OA3: Identificar e aplicar estratégias de intervenção associadas à fase inicial de tratamento. OA4: Descrever e aplicar as principais estratégias de intervenção de natureza cognitiva e comportamental. OA5: Identificar e aplicar as principais estratégias de intervenção associadas à 3ª geração das TCC. OA6: Identificar e aplicar os procedimentos que permitem uma adequada finalização do processo terapêutico, tendo em conta a prevenção de recaída. AO7: Identificar, debater e resolver os principais desafios associados à intervenção cognitivo-comportamental.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem que serão utilizadas na presente UC irão permitir o desenvolvimento de várias competências como a autonomia, a capacidade de resolução de problemas e o desenvolvimento de competências cognitivas e sócioemocionais com implicações na prática clínica e desenvolvimento pessoal. O ensino da UC contará com a exposição interactiva, intercalando-se a exposição de informação com actividades práticas individuais e em grupo. Será promovida a aprendizagem baseada na resolução de problemas, com a apresentação de casos clínicos cuja avaliação clínica será ser trabalhada pelos estudantes em grupo, promovendo a aprendizagem compartilhada. A realização de exercícios de role-play e realização e apresentação do trabalho de avaliação permitirão um ensino centrado no estudante, em que o mesmo terá espaço para explorar, conduzir e desafiar as temáticas, obter feedback e treinar a aplicabilidade dos conteúdos apresentados.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Antony, M. M., & Barlow, D. H. (2020). Handbook of assessment and treatment planning for psychological disorders (3rd ed.). Guilford Press. Beck, J. S. (2020). Cognitive behavior therapy: Basics and beyond (3rd ed.). Guilford Press. Dobson, D., & Dobson, K. (2016). Evidence-based practice of cognitive-behavior al therapy. NY: Guilford. Groth-Marnat, G ., & Wright, J. (2016). Handbook of psychological assessment (6th ed.). New Jersey: Wiley. Herbert, J., & Forman, E. (2011). Acceptance and mindfulness in cognitive behavior therapy: Understanding and applying the new therapies. UK: Wiley O'Donohue, W., Fisher, J.E. & Hayes, S .C. (2008). Cognitive behavior therapy: Applying empirical supported techniques in your practice (2ndEd.). NJ: Wiley.    
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios