-
Apresentação
Apresentação
A presente Unidade Curricular tem como principal objectivo dar a conhecer e promover a prática da avaliação e intervenção psicológica e farmacológica nos principais quadros psicopatológicos.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 7
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP785-22170
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1: Características clínicas, avaliação, modelos e protocolos de intervenção empiricamente validados nas principais perturbações mentais: 1.1 Perturbações de Ansiedade, Obsessivo-Compulsivas, Depressivas, e Disfunções Sexuais CP2: A Intervenção farmacológica: 2.1 Sistema nervoso central e processos neurofisiológicos 2.3 Neurotransmissores, doença mental e ações farmacológicas 2.4 Regras básicas do tratamento psicofarmacológico 2.5 Psicofármacos na depressão e ansiedade, distúrbios de sono, psicoses e Esquizofrenia e na Demência 2.6 Farmacoterapia/Psicoterapia, alternativa ou associação CP3: Avaliação, conceptualização de caso e elaboração do protocolo de intervenção em casos clínicos específicos CP4: Monitorização, tomada de decisão e questões éticas no processo de avaliação e intervenção
-
Objetivos
Objetivos
OA1: Avaliar as principais características clínicas dos principais quadros psicopatológicos. OA2: Examinar e aplicar, com base em casos clínicos, os principais modelos e protocolos de intervenção empiricamente validados, nas principais perturbações mentais e problemas psicológicos. OA3: Identificar as bases neuroanatómicas e neurofisiológicas da farmacologia clínica, bem como os sistemas neurotransmissores, o seu papel mediador de situações psicopatológicas e como alvo da ação de psicofármacos. OA4: Identificar as diferentes classes de psicofármacos e a sua aplicação em entidades clínicas específicas. OA5: Relacionar as abordagens psicofarmacológicas e psicoterapêuticas no tratamento das doenças psiquiátricas. AO6: Avaliar, conceptualizar, planear e aplicar estratégias de intervenção terapêutica em casos clínicos específicos. OA7: Aplicar uma estratégia multidimensional junto das diferentes perturbações mentais e gerar a tomada de decisão no contexto clínico.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem que serão utilizadas na presente UC irão permitir o desenvolvimento de várias competências como a autonomia, a capacidade de resolução de problemas e o desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais com implicações na prática clínica e desenvolvimento pessoal. O ensino da UC contará com a exposição interactiva, intercalando-se a exposição de informação com actividades práticas individuais e em grupo. Será promovida a aprendizagem baseada na resolução de problemas, com a apresentação de casos clínicos cuja avaliação clínica será ser trabalhada pelos estudantes em grupo, promovendo a aprendizagem compartilhada. A realização de exercícios de role-play permitirá um ensino centrado no estudante, em que o mesmo terá espaço para explorar, conduzir e desafiar as temáticas, obter feedback e treinar a aplicabilidade dos conteúdos apresentados.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Antony, M. M., & Barlow, D. H. (2020). Handbook of assessment and treatment planning for psychological disorders (3rd edition). Guilford Press. Barlow, D. H. (2021). Clinical handbook of psychological disorders: A step-by-step treatment manual (6th edition). Guilford Press. Castonguay, L. G., & Beutler, L. E. (2005). Principles of therapeutic change that work. Oxford University Press. Guimarães, S., Moura, D., & Silva, P. S. (2014). Terapêutica medicamentosa e suas bases farmacológicas: Manual de farmacologia e farmacoterapia (6ª edição). Porto Editora. Sajja, S., & Mortimer, A. M. (2011). Practice questions in Psychopharmacology (Vol 2). Springer Healthcare.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não