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Disciplina Avaliação e Intervenção em Adultos e Idosos I

  • Apresentação

    Apresentação

    A presente Unidade Curricular tem como principal objectivo dar a conhecer e promover a prática da avaliação e intervenção psicológica e farmacológica nos principais quadros psicopatológicos.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1: Características clínicas, avaliação, modelos e protocolos de intervenção empiricamente validados nas principais perturbações mentais:             1.1 Perturbações de Ansiedade, Obsessivo-Compulsivas, Depressivas, e Disfunções Sexuais      CP2: A Intervenção farmacológica:             2.1 Sistema nervoso central e processos neurofisiológicos             2.3 Neurotransmissores, doença mental e ações farmacológicas             2.4 Regras básicas do tratamento psicofarmacológico             2.5 Psicofármacos na depressão e ansiedade, distúrbios de sono, psicoses e Esquizofrenia e na Demência             2.6 Farmacoterapia/Psicoterapia, alternativa ou associação CP3: Avaliação, conceptualização de caso e elaboração do protocolo de intervenção em casos clínicos específicos CP4: Monitorização, tomada de decisão e questões éticas no processo de avaliação e intervenção
  • Objetivos

    Objetivos

    OA1: Avaliar as principais características clínicas dos principais quadros psicopatológicos. OA2: Examinar e aplicar, com base em casos clínicos, os principais modelos e protocolos de intervenção empiricamente validados, nas principais perturbações mentais e problemas psicológicos. OA3: Identificar as bases neuroanatómicas e neurofisiológicas da farmacologia clínica, bem como os sistemas neurotransmissores, o seu papel mediador de situações psicopatológicas e como alvo da ação de psicofármacos. OA4: Identificar as diferentes classes de psicofármacos e a sua aplicação em entidades clínicas específicas. OA5: Relacionar as abordagens psicofarmacológicas e psicoterapêuticas no tratamento das doenças psiquiátricas. AO6: Avaliar, conceptualizar, planear e aplicar estratégias de intervenção terapêutica em casos clínicos específicos. OA7: Aplicar uma estratégia multidimensional junto das diferentes perturbações mentais e gerar a tomada de decisão no contexto clínico.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem que serão utilizadas na presente UC irão permitir o desenvolvimento de várias competências como a autonomia, a capacidade de resolução de problemas e o desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais com implicações na prática clínica e desenvolvimento pessoal. O ensino da UC contará com a exposição interactiva, intercalando-se a exposição de informação com actividades práticas individuais e em grupo. Será promovida a aprendizagem baseada na resolução de problemas, com a apresentação de casos clínicos cuja avaliação clínica será ser trabalhada pelos estudantes em grupo, promovendo a aprendizagem compartilhada. A realização de exercícios de role-play permitirá um ensino centrado no estudante, em que o mesmo terá espaço para explorar, conduzir e desafiar as temáticas, obter feedback e treinar a aplicabilidade dos conteúdos apresentados.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Antony, M. M., & Barlow, D. H. (2020). Handbook of assessment and treatment planning for psychological disorders (3rd edition). Guilford Press.  Barlow, D. H. (2021). Clinical handbook of psychological disorders: A step-by-step treatment manual (6th edition). Guilford Press. Castonguay, L. G., & Beutler, L. E. (2005). Principles of therapeutic change that work. Oxford University Press.  Guimarães, S., Moura, D., & Silva, P. S. (2014). Terapêutica medicamentosa e suas bases farmacológicas: Manual de farmacologia e farmacoterapia (6ª edição). Porto Editora. Sajja, S., & Mortimer, A. M. (2011). Practice questions in Psychopharmacology (Vol 2). Springer Healthcare.
INSCRIÇÃO AVULSO
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