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Disciplina Avaliação e Intervenção em Adultos e Idosos II

  • Apresentação

    Apresentação

    A presente Unidade Curricular tem como principal objectivo dar a conhecer e promover a prática da avaliação e intervenção psicológica nos principais quadros psicopatológicos, nas principais lesões e disfunções neurocognitivas e no bem-estar e qualidade de vida. 
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1: Características clínicas, avaliação, modelos e protocolos de intervenção empiricamente validados nas principais perturbações mentais: 1.1 Perturbações de Personalidade 1.2 Perturbações do Espectro da Esquizofrenia 1.3 Perturbações Bipolares 1.4 Perturbações de Sono-Vigília 1.5 Perturbações Relacionadas com Substâncias 1.6 Perturbações Neurocognitivas   CP2: Avaliação e Intervenção neuropsicológica: 2.1 Exame, avaliação e intervenção nas principais lesões e disfunções neurocognitivas. 2.2 Administração, cotação e interpretação de testes e baterias neuropsicológicas.   CP3: Intervenção com cuidadores informais: 3.1 Programas psicoeducativos 3.2 Intervenção familiar   CP4: Avaliação e intervenção do bem-estar e qualidade de vida.   CP5: Avaliação, conceptualização de caso e elaboração do protocolo de intervenção de casos clínicos específicos.   CP6: Monitorização, tomada de decisão e questões éticas no processo de avaliação e intervenção.
  • Objetivos

    Objetivos

    OA1: Avaliar as principais características clínicas dos principais quadros psicopatológicos. OA2: Examinar e aplicar, com base em casos clínicos, os principais modelos e protocolos de intervenção empiricamente validados nas principais perturbações mentais e problemas psicológicos OA3: Sensibilizar para a intervenção com famílias envelhecidas e junto da figura do cuidador informal. OA4: Avaliar, aplicar testes e baterias, e intervir nas principais lesões e disfunções neurocognitivas. OA5: Avaliar e intervir tendo em conta as dimensões do bem-estar e qualidade de vida. OA6: Avaliar, conceptualizar, planear e aplicar estratégias de intervenção terapêutica de casos clínicos específicos. OA7: Aplicar uma estratégia multidimensional junto das diferentes perturbações mentais e gerar a tomada de decisão no contexto clínico.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem que serão utilizadas na presente UC irão permitir o desenvolvimento de várias competências como a autonomia, a capacidade de resolução de problemas e o desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais com implicações na prática clínica e desenvolvimento pessoal. O ensino da UC contará com a exposição interactiva, intercalando-se a exposição de informação com actividades práticas individuais e em grupo. Será promovida a aprendizagem baseada na resolução de problemas, com a apresentação de casos clínicos cuja avaliação clínica será ser trabalhada pelos estudantes em grupo, promovendo a aprendizagem compartilhada. A realização de exercícios de role-play permitirá um ensino centrado no estudante, em que o mesmo terá espaço para explorar, conduzir e desafiar as temáticas, obter feedback e treinar a aplicabilidade dos conteúdos apresentados.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Antony, M., & Barlow, D. (2010). Handbook of assessment and treatment planning for psychological disorders. New Jersey: Wiley. Barlow, D.H. (2 014). Clinical handbook of psychological disorders (5thEd.). NY: Guilford Press. Dobson, D., & Dobson, K. (2016). Evidence-based practice of cognitive-behavioral therapy. NY: Guilford. Kropf, N., & Cummings, S. (2017). Evidence-based treatment with older adults: Theory, practice, and rese arch. NY: Oxford University Press. Goldstein, N.H.; McNeil, J .E. (2012). Clinical neuropsychology: A practical guide to assesment and management for clinicians. John Wiley and Sons ed. Gurd, J., Kischka, U. & Marshall, J. (2010). The handbook of clinical neuropsychology. 2nd edition. Oxford University Press.  
INSCRIÇÃO AVULSO
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