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Apresentação
Apresentação
A presente Unidade Curricular tem como objectivo descrever os principais modelos de intervenção em Psicologia da Saúde e apresentar protocolos de intervenção em psicologia da Saúde em condições de saúde específicas, tendo por base a evidência empírica existente e dando enfoque às suas principais estratégias de avaliação e intervenção.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP785-22173
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
A Psicologia da Saúde e sua aplicabilidade: O contexto histórico do surgimento da Psicologia da Saúde: Do modelo biomédico à Psicologia da Saúde Modelos teóricos da Psicologia da Ssaúde Modelo de crenças da saúde Teoria do comportamento planeado Modelo transteórico de mudança b. Prevenção da doença, promoção da saúde e as suas barreiras. c. Psicologia da Saúde e Psicologia da Doença: Prevenção da doença: primária, secundária, terciária e quaternária. Comunicação em saúde; Literacia em saúde, educação para a saúde e promoção da saúde. II. Impacto e adaptação à doença: a. A complexidade psicológica da doença e incapacidade: género, personalidade, crenças, emoções e comportamento b. A avaliação psicológica em psicologia da Saúde c. Formulação clínica em Psicologia da saúde c. Stress, doença e coping. III. Avaliação, formulação clínica e modelos de intervenção na doença: a. Dor crónica b. Saúde sexual e reprodutiva c. Doença oncológica d. Doenças cardiovasculares e: VIH sida e doenças autoimunes
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Objetivos
Objetivos
- Conhecer a complexidade biopsicossocial associada à prática da Psicologia da Saúde. - Conhecer os principais modelos teóricos da Psicologia da Saúde - Avaliar o nível de adaptação e impacto da doença ou incapacidade - Estimular a promoção de comportamentos e estilos de vida saudáveis no contexto de intervenção - Conhecer os modelos concetuais e as principais estratégias de avaliação e intervenção nos principais problemas de saúde - Conhecer o estado atual da investigação científica da intervenção psicológica dos principais problemas de saúde - Ser capaz de avaliar e desenvolver projetos de investigação em Psicologia da Saúde
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As metodologias de ensino propostas integram um conjunto de práticas de inovação pedagógica baseadas na evidência e ajustadas aos objetivos e conteúdos da unidade curricular. A abordagem combina metodologias expositivas e ativas, promovendo uma aprendizagem teórico-prática. Aulas expositivas e participativas, que incentivam a interação e a discussão crítica dos conteúdos. Aprendizagem baseada em projetos, através da realização de um trabalho de grupo que inclui a condução de entrevistas e a construção de uma formulação de caso. Aprendizagem experiencial, permitindo que os alunos apliquem os conhecimentos adquiridos em contextos próximos da prática profissional. Trabalho colaborativo, que desenvolve competências interpessoais e de trabalho em equipa. Apresentação e comunicação científica, com a elaboração e defesa de um póster oral, reforçando a capacidade de síntese e expressão oral.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Baum, A., Revenson, T.A., & Singer, J. (2012). Handbook of health psychology. NY: Taylor & Francis Bennett, P. (2002). Introdução clínica à psicologia da saúde. Manuais Universitários. Lisboa: Climepsi Boyer, B.A., & Paharia M.I. (2008). Comprehensive handbook of clinical health psychology. UK: Wiley. Burch, V., & Penman, D. (2013). Mindfulness for health: A pratical guide to relieving pain, reducing stress and restoring wellbeing. London: Piatkus Joyce-Moniz, L., & Barros, L. (2005). Psicologia da doença para cuidados de saúde. Desenvolvimento e intervenção. Porto: Edições Asa. Marks, D.V., Murray, M. D., Evans, B., & Estacio, E. V. (2011). Health psychology: Theory, research and practice. London: Sage Publications. .Sarafino, E.P, & Smith, T.W. (2011). Health psychology: Biopsychosocial interactions. UK: Wiley. White, C.A. (2001). Cognitive behavior therapy for chronic medical problems. UK: Wiley.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não