filmeu

Disciplina Métodos de Investigação Científica e Análise de Dados I

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC é essencialmente de natureza laboratorial e tem como objectivo relembrar, consolidar e aprofundar os conhecimentos adquiridos no 1º Ciclo de Estudos em Psicologia em matéria de análise de dados, e ensinar os estudantes a realizar, interpretar e redigir resultados de análises avançadas.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1. A metodologia quantitativa de investigação 1.1 Formulação de os objetivos/hipóteses de investigação  1.2 Métodos de análise de dados  1.3 Interpretação e redação dos resultados  CP2.Poder estatístico e magnitude do efeito  CP3. Análises psicométricas CP4. Análises de Regressão  4.1 Análises de regressão múltipla e hierárquica  CP5. Análises de mediação e moderação 5.1. Análises de mediação 5.2 Análises de moderação CP6. Modelos de curvas de crescimento
  • Objetivos

    Objetivos

    OA1: Definir objetivos e hipóteses de investigação de acordo com os pressupostos da investigação quantitativa;  OA2: Realizar análise de estimação do poder estatístico e magnitude de efeito e interpretar os seus resultados;  OA3: Realizar análises psicométricas e interpretar, apresentar e discutir os seus resultados;  OA4: Realizar análises de regressão e interpretar, apresentar e discutir os seus resultados;  OA5: Interpretar, analisar e testar hipóteses de mediação;  OA6: Interpretar, analisar e testar hipóteses de moderação. 
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Diferentes metodologias de ensino (ME) serão implementadas: Aulas expositivas com suporte audiovisual (ME1), aprendizagem baseada na resolução de problemas (ME2), revisão de pares (ME3), análise de artigos científicos (ME4) e discussão de casos (ME5).  Avaliação contínua composta por 3 elementos de avaliação: 1 trabalho de pares com uma componente escrita (60%) e uma componente oral (25%) com revisão de pares (15%). As metodologias de ensino propostas e descritas integram um conjunto de pra¿ticas de inovac¿a¿o pedago¿gica baseadas na evide¿ncia, e ajustadas aos objetivos e conteu¿dos da unidade curricular. 
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    American Psychological Association (2020). Publication manual of the American Psychological Association (7th ed). Washington: APA. Clark-Carter, D. (2018). Quantitative psychological research: The complete student's companion (3rd Ed.). NY: Psychology Press. Cooper, H. E., Coutanche, M. N., McMullen, L. M., Panter, A. T., Rindskopf, D. E., & Sher, K. J. (2023). APA handbook of research methods in psychology: Foundations, planning, measures, and psychometrics, Vol. 1. APA. Cooper, H. E., Coutanche, M. N., McMullen, L. M., Panter, A. T., Rindskopf, D. E., & Sher, K. J. (2023). APA handbook of research methods in psychology: Research designs: Quantitative, qualitative, neuropsychological, and biological, Vol. 2. Cooper, H. E., Coutanche, M. N., McMullen, L. M., Panter, A. T., Rindskopf, D. E., & Sher, K. J. (2023). APA handbook of research methods in psychology: Data analysis and research publication, Vol. 3. APA. Goss-Sampson, M. (2019). Statistical analysis in JASP: A guide for students.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios