-
Apresentação
Apresentação
Seguindo uma ideia geral da APA, ainda que o Direito e a Psicologia sejam duas disciplinas autónomas, têm muito em comum. Em traços largos, o objectivo da psicologia é compreender o comportamento humano e o objectivo do direito é o de regular o comportamento humano, mas ambas as disciplinas identificam pressupostos sobre as causas da acção humana. Esta UC pretende, pois, ilustrar os principais institutos jurídicos que se prendem directamente com actuação do psicólogo no Sistema de Justiça, fornecendo as bases para uma intervenção juridicamente informada.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 3
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP1960-22650
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1. Direito e Psicologia: diferenças epistemológicas e tipos de articulação CP2. Direito Penal e Processual Penal 2.1. Conceitos introdutórios e âmbito de aplicação 2.2. Sujeitos processuais: Noções básicas 2.3. Tramitação processual 2.4. Medidas de coação: Princípios e tipos 2.5. Penas: Fins e tipos 2.6. Medidas de proteção à vítima CP3. Direito Cível e Processual Cível 3.1. Responsabilidades parentais: regulação, alteração, limitação e inibição do exercício 3.2. Apadrinhamento civil e adoção CP4. Lei de Promoção e Protecção de Crianças e Jovens em Perigo CP5. Lei Tutelar Educativa CP6. Perícia Psicológica Forense: objeto e enquadramento processual CP7. O papel do psicólogo no sistema de justiça: competências, funções e desafios CP8. Questões ético-deontológicas na articulação interdisciplinar
-
Objetivos
Objetivos
OA1: Identificar as possibilidades de articulação entre o Direito e a Psicologia e refletir sobre as suas potencialidades e limitações; OA2: Analisar a legislação das diferentes áreas do Direito que servem de base ao trabalho do Psicólogo nos contextos da Justiça; OA3: Reconhecer o enquadramento da perícia psicológica forense em diferentes áreas de intervenção do Direito; OA4: Reconhecer o papel do Psicólogo no sistema de justiça, as suas competências e funções; OA5: Refletir sobre questões ético-deontológicas no trabalho interdisciplinar entre o Direito e a Psicologia.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Introdução de novas tecnologias em contexto de aula (GPT) para estímulo do raciocício crítico e consolidação da aprendizagem
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Alfaiate, A.R. (2016). Seis anos depois: análise do impacto do apadrinhamento civil em matéria de protecção dos afectos das crianças e jovens em Portugal. In T. Silva, G. Oliveira & C. Coltro (Org.). Cuidado e Afetividade. Brasil: Editora Atlas. Dias, C. (2018). Lei Tutelar Educativa Anotada - Aprovada pela Lei n.º 166/99, de 14 de setembro, com as alterações introduzidas pela Lei n.º 4/2015. Coimbra: Almedina. Godinho, I. (2024). Direito Processual Penal. Perguntas e Respostas, Editora d'Ideias. Guerra, P. (2019). Lei de Protecção de Crianças e Jovens em Perigo Anotada. Coimbra: Almedina.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não