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Apresentação
Apresentação
Esta UC fornece uma visão geral atual, abrangente e compreensível dos principais tópicos, teorias e controvérsias no âmbito da criminalidade. Considera as diversas perspectivas teóricas, articulando-as com as respostas ao nível da prevenção e da intervenção. Integra a teoria e a investigac¿a¿o, permitindo que os estudantes compreendam melhor como a teoria se relaciona com vários tipos de crime e respostas, de forma empiricamente fundamentada; Integra uma perspectiva comparativa, quando apropriado, e exemplos ou estudos de caso. Trata-se de uma UC essencial e complementar à vitimologia, concorrendo para uma perspectiva holística da vitimologia. Vitimação e crime não podem ser consideradas isoladamente mas conjuntamente, contribuindo a presente UC para esta análise conjunta. Esta UC proprociona conhecimentos essencias para uma melhor compreensão da intervenção psicológica com ofensores, bem como da avaliação foresense com agressores (juvenis e adultos).
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULP1960-22651
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1: Abordagem conceptual ao crime e à delinquência 1.1. A mutabilidade do conceito de crime: complexidade na(s) definição (ões) 1.2. Transgressão, comportamento antissocial, comportamento desviante, crime e delinquência juvenil - definição e clarificação de conceitos CP2: Teorias explicativas do crime 2.1. A escola clássica e a escola positivista 2.2. Teorias biológicas 2.3. Teorias sociológicas 2.4. Teorias psicológicas 2.5. Teorias desenvolvimentais 2.6. O modelo biopsicossocial vs. Perspetiva integradora 2.7. Os principais factores de risco resultantes dos modelos teóricos e da investigação CP3: Enquadramento conceptual e caracterização dos principais tipos de crime e ofensores 3.1. Ofensores conjugais (VRI) 3.2. Ofensores sexuais 3.3. Ofensores violentos e psicopatia 3.4. Ofensores juvenis 3.5. Outros tipos de crime CP4: Questões ético-deontológicas na articulação entre o ofensor e o sistema de justiça e na investigação com ofensores
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Objetivos
Objetivos
OA1: Compreender e explicar o modo como o crime e a delinquência têm sido concetualizados. OA2: Reconhecer e diferenciar as diferentes teorias explicativas do crime e da delinquência, nomeadamente os seus antecedentes, princípios, implicações e limitações; OA3: Refletir criticamente sobre a capacidade explicativa das diferentes teorias sobre o crime e a delinquência OA4: Reconhecer e refletir criticamente sobre os factores de risco resultantes dos modelos teóricos e da investigação sobre o crime e a delinquência OA5: Reconhecer os principais tipos de crime e compreender a sua prevalência, características dos ofensores, fatores de risco, modelos conceptuais e reincidência. OA6: Aplicar e integrar os conhecimentos teóricos na conceptualização de casos específicos; OA7: Refletir criticamente sobre as questões ético-deontológicas na articulação entre o ofensor e o sistema de justiça e na investigação com ofensores
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As metodologias de ensino (ME) focam a construção e aplicação prática de conhecimentos, fornecendo simultaneamente bases teóricas sólidas, capacitando os estudantes para resolverem problemas reais próximos da prática profissional. Destacam-se as seguintes ME: - Exposição interativa (ME1) e Diálogo Interativo (ME2) fornecem uma base teórica sólida e promovem a reflexão e questionamento ativos. - Mapas conceituais (ME3) permitem que os estudantes organizem e visualizem os conhecimentos adquiridos, facilitando a sua compreensão e sintetização . - Análise de casos (ME4) permite aplicar teorias a situações reais. - Discussões em grupo (ME5) promovem a troca de perspetivas e aprofundam a reflexão crítica sobre as diferentes teorias e abordagens. - Debates estruturados (ME6) favorecem a capacidade crítica e argumentativa dos estudantes. - Aprendizagem colaborativa/jigsaw (ME7), em que cada estudante contribui para o conhecimento do grupo, construindo e partilhando conhecimentos.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Edwards, B.D., & Travis, L.F. (2024). Introduction to Criminal Justice. London: Routledge. Hagan, F., & Daigle, D. (2023). Introduction to Criminology: Theories, Methods, and Criminal Behavior (edition 11). London: Sage. Howitt, D. (2022). Introduction to Forensic and Criminal Psychology. (7th edition). London: Pearson Roberson, C., & Azaola, E. (2021). Juvenile delinquency: Why do youths commit crime? London: Rowman & Littlefield. Vitale, J. E. (2022). Dangerous Behavior in Clinical and Forensic Psychology - The complexity of psychopathy. Gewerbestrasse: Springer Nature Switzerland.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não