filmeu

Disciplina Intervenção Psicológica com Vítimas

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular tem por objetivo a promoção de conhecimentos teórico-práticos sobre intervenção psicológica com vítimas de crime/violência, crianças, jovens e adultas. Os conteúdos programáticos apresentados foram selecionados e organizados por forma a promover uma aprendizagem sustentada, mas também por se constituírem essenciais ao prosseguimento de estudos e ao posterior exercício da atividade profissional.  Os conteúdos programáticos serão lecionados através do recurso a uma diversidade de metodologias, com vista a promover a apreensão de conhecimento teórico e o necessário treino prático.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Questões conceptuais da intervenção com vítimas 1.1. Princípios básicos da intervenção  1.1.2. Especificidades da intervenção com crianças e jovens vítimas 1.2. Sistema formal e informal de intervenção: os recursos e serviços de apoio 1.3. Caracterização das modalidades de intervenção 2. Modelos e estratégias de intervenção psicológica com vítimas 2.1. Modelo de intervenção na crise 2.2. Modelo de intervenção cognitivo-comportamental 2.3. Modelo narrativo 2.4. Eficácia dos diferentes modelos de intervenção psicológica com vítimas 3. Da teoria à prática: Intervenção em formas específicas de vitimação  3.1. Intervenção em formas específicas de vitimação na idade adulta 3.1.1. Violência nas Relações de Intimidade 3.1.2. Violência Sexual 3.1.3. Stalking 3.1.4. Vitimação múltipla 3.2. Intervenção em formas específicas de vitimação na infância e adolescência 3.2.1. Maus Tratos e Negligência 3.2.2. Abuso Sexual 3.2.3. Violência Interparental  4. Desafios da intervenção com vítimas particularmente vulneráveis 
  • Objetivos

    Objetivos

    Globalmente, esta UC visa a promoção de conhecimentos teórico-práticos sobre intervenção psicológica com vítimas: princípios básicos, modelos e estratégias em diferentes modalidades de vitimação. Especificamente, destacam-se os seguintes Objetivos de Aprendizagem (OAs): OA1: Demonstrar e aplicar conhecimento teórico-prático acerca dos principais modelos, estratégias e técnicas de intervenção psicológica com vítimas; OA2: Discutir e refletir, crítica e aprofundadamente, sobre a adequação e aplicabilidade de diferentes modelos, estratégias e técnicas de intervenção psicológica em casos específicos de vitimação;  OA3: Demonstrar aptidões comunicacionais, orais e escritas, tecnicamente adequadas à descrição de casos e à sistematização da intervenção psicológica com vítimas; OA4: Demonstrar atitude profissional crítica e reflexiva nesta área de conhecimento;  OA5: Demonstrar autonomia, normas de conduta ética e de responsabilidade nos diferentes contextos de intervenção com vítimas.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Os conteúdos programáticos serão lecionados através do recurso a diferentes metodologias, designadamente: exposição oral, diálogo interativo, atividades de pequeno grupo, feedback por pares e docente. As metodologias de ensino propostas integram um conjunto de práticas de inovação pedagógica baseadas na evidência, e ajustadas aos objetivos e conteúdos da unidade curricular.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Feather, J., Ronan, K., & Innes, D. (2010).Cognitive behavioural therapy for child trauma and abuse: A step-by-step approach. Philadelphia: Jessica Kingsley Publishers. Gonçalves, R., & Machado, C. (2008). Violência e vítimas de crimes (Vol. II – Crianças). Braga: Psiquilibrios. Machado, C. & Gonçalves, R. A. (2002). Violência e vítimas de crimes (Vol. I – Adultos). Coimbra: Quarteto. Matos, M. (Coord.) (2014). Vítimas de crime e violência. Práticas de intervenção. Braga: Psiquilibrios Edições. Sani, A. I. & Caridade, S. (2013) (Coords.). Violência, agressão e vitimação: Práticas para a intervenção. Coimbra: Almedina.    
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios