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Disciplina Projeto de Dissertação em Psicologia da Justiça

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular tem por objetivo o treino prático de conhecimentos sobre procedimentos de investigação, nomeadamente ao nível do planeamento, fundamentação e estruturação de um estudo empírico. Os conteúdos programáticos apresentados foram selecionados e organizados por forma a promover uma aprendizagem sustentada, mas também por serem importantes para os estudantes prosseguirem os seus estudos e poderem, posteriormente, desenvolver uma dissertação de mestrado. Os mesmos serão lecionados através do recurso a uma diversidade de metodologias, com vista a promover o aprofundamento de conhecimento teórico, mas essencialmente o seu treino aplicado. 
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1: Linhas de investigação em curso no Mestrado em Psicologia da Justiça: Vítimas de Crime da ULP - Integração na investigação da equipa e discussão dos projetos desenvolvidos/em desenvolvimento CP2: Pesquisas em bases de dados CP3: Metodologias orientadas para a revisão de literatura CP4: Planos e procedimentos de investigação CP5: Técnicas de recolha e análise de dados CP6: Elaboração e escrita de projetos de investigação
  • Objetivos

    Objetivos

    A UC visa o desenvolvimento de conhecimentos sobre procedimentos de investigação e a promoção de competências de planeamento, fundamentação e estruturação de um projeto de investigação (PI). Especificamente:  OA1: Definir um tema/questão de investigação original em Psicologia da Justiça OA2: Conduzir pesquisas bibliográficas sobre o tema OA3: Realizar leituras críticas de textos científicos relativos ao tema e proceder à sua síntese e integração. OA4: Desenhar um PI orientado e coerente com as questões de investigação e/ou hipóteses avançadas, cientificamente fundamentado e eticamente justificável
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias de ensino incluem a Aprendizagem Baseada em Projetos (ME1), onde os estudantes desenvolvem projetos de investigação efetivos, aplicando conhecimentos e competências.  Recorre-se também à aprendizagem baseada em equipas (Team-based learnin TBL) (ME2) integrando os estudantes em grupos de investigação, onde podem partilhar conhecimentos e aprender diretamente com investigadores experientes. Recorre-se à aprendizagem experiencial (ME3), permitindo que adquiram conhecimentos e competências através da participação em reuniões e desenvolvimento de projetos. A mentoria estruturada (ME4) é outra metodologia central, em que estudantes são integrados nas equipas de investigação sob a supervisão direta dos mentores, que acompanham o desenvolvimento de competências específicas e a progressão dos projetos.  No seminário recorre-se à exposição interactiva (ME5) que combina a transmissão de conhecimentos sólidos com o enriquecimento proporcionado pelo diálogo e pela prática.   
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    American Psychological Association (2020). Publication manual of the American Psychological Association (7th ed). Washington: APA. Cooper, H., Coutanche, M., McMullen, L., Panter, A., Rindskopf, D., & Sher, K. (2023). APA handbook of research methods in psychology: Foundations, planning, measures, and psychometrics, Vol. 1. APA. Cooper, H. Coutanche, M. McMullen, L., Panter, A., Rindskopf, D., & Sher, K. (2023). APA handbook of research methods in psychology: Research designs: Quantitative, qualitative, neuropsychological, and biological, Vol. 2. APA Cooper, H., Coutanche, M., McMullen, L., Panter, A., Rindskopf, D., & Sher, K. (2023). APA handbook of research methods in psychology: Data analysis and research publication, Vol. 3. APA. Denzin, N.K., Lincon, Y.S., Giardina, M.D., & Cannella, G.S. (2024). The Sage Handbook of Qualitative Research (6th ed). London: Sage .
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