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Disciplina Estágio em Psicologia da Justiça

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC de Estágio em Psicologia da Justiça tem por objetivo dotar os estudantes de ferramentas que lhes permitam uma correta aplicação em contexto prático dos conhecimentos adquiridos nas UCs lecionadas ao longo do primeiro ano de Mestrado. A formação orientada num contexto de aplicação da psicologia da justiça permite ao estudante a aquisição inicial de um conjunto de competências práticas e éticas essenciais ao futuro exercício autónomo como psicólogo desta área. Nesta UC disponibiliza-se disponibiliza aos estudantes um acompanhamento semanal, desenvolvendo em contexto de sala-de-aula diversas atividades que vão desde a formulação de casos à proposta e implementação de programas de prevenção/intervenção.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1. Apresentação do regulamento de estágio CP2. Definição das funções, ética e deontologia dos estagiários CP3. Integração na instituição de acolhimento e equipas multidisciplinares CP4. Descrição das fases do estágio: observação, observação participante e prática supervisionada CP5. Desenvolvimento de um plano de estágio CP6. Atividades de planeamento e formulações de caso CP7. Apresentação de atividades e casos práticos integrando conhecimentos teóricos atuais e estado da arte CP8. Discussão crítica sobre a aplicação de técnicas de avaliação e intervenção, suas limitações e desafios
  • Objetivos

    Objetivos

    OA1.Demonstrar competências de observação e identificação das especificidades dos contextos, avaliação das necessidades e reflexão em torno das competências para a prática OA2.Demonstrar competências de comunicação e relação inerentes à intervenção e ao trabalho em equipa multidisciplinar  OA3.Articulação entre os conhecimentos teóricos e as competências práticas OA4.Reconhecer a relevância da investigação e revisão de literatura para a melhoria das práticas OA5.Demonstrar competências de compreensão de alvos/objetivos de avaliação e integração da informação para o planeamento da intervenção OA6.Aplicar os métodos e instrumentos de avaliação e as estratégias de intervenção, ajustadas às especificidades dos casos e baseadas na evidência OA7.Promover a reflexão ética e análise crítica da eficácia da intervenção OA8.Demonstrar competências de reflexão crítica sobre a sua prática e de desenvolvimento pessoal e profissional  
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias de ensino propostas e descritas integram um conjunto de pra¿ticas de inovac¿a¿o pedago¿gica baseadas na evide¿ncia, e ajustadas aos objetivos e conteu¿dos da unidade curricular.  As metodologias assentam em três componentes: pra¿tica supervisionada com orientac¿a¿o do/ psico¿logo/a da instituic¿a¿o de acolhimento (500h); reunio¿es de discussa¿o e reflexa¿o em formato de grupo com colegas de esta¿gio e docente supervisor/a da ULP, em func¿a¿o das a¿reas especi¿ficas de intervenc¿a¿o (60h); semina¿rios de esta¿gio para treino de competências prático-éticas e discussa¿o participada de casos cli¿nicos. 
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Barroso, R. & Neto, D. (2020). Prática profissional da Psicologia na Justiça: Ordem dos Psicólogos Portugueses Matos, M. (2014). Vi¿timas de crime e viole¿ncia: Pra¿ticas de intervenc¿a¿o. Braga: Psiquilibrios Edic¿o¿es. Matos, M., Gonc¿alves, R., & Machado, C. (2011) (Coords.). Manual de Psicologia Forense. Braga: Psiquilibrios Edic¿o¿es. Ordem dos Psico¿logos Portugueses (2016). Co¿digo Deontolo¿gico da OPP. Lisboa: OPP. Sani, A. & Caridade, S. (2018) (Coords.). Viole¿ncia, agressa¿o e vitimac¿a¿o: Pra¿ticas para a intervenc¿a¿o (2aEd.).Coimbra: Almedina. Weiz, J., & Kazdin, A. (2017). Evidence-based psychotherapies for children and adolescents (2a Ed.) NY: The Guilford Press. 
INSCRIÇÃO AVULSO
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