-
Apresentação
Apresentação
A presente UC dá continuidade à UC de Projeto de Dissertação no 2º semestre do 1º ano, onde os estudantes selecionam um tema de investigação, realizam uma revisão-síntese do estado da arte, estabelecem objetivos/hipóteses de investigação e definem os procedimentos metodológicos para a concretização do projeto de investigação.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Anual | 30
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP1960-22658
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1. Escrita científica e normas APA de formatação e referenciação. CP2. Procedimentos e aspetos metodológicos de execução do projeto de investigação (revisão da literatura, operacionalização de objetivos e hipóteses de investigação, recolha, tratamento e análise de dados e redação, interpretação e discussão dos resultados). CP3. Procedimentos éticos no desenvolvimento e implementação de investigação em Psicologia da Justiça. CP4. Redação da dissertação, em conformidade com os requisitos de um trabalho científico. CP5. Comunicação e divulgação dos resultados da investigação.
-
Objetivos
Objetivos
O objetivo geral da UC e¿ o acompanhamento dos estudantes na execução de um projeto de investigação de um estudo original, que resultara¿ na sua dissertação. É pretendido que os estudantes sejam capazes de: OA1: Introduzir revisões de melhoria do projeto de investigação realizado na UC de Projeto; OA2: Executar o plano de investigação (recolha, tratamento e análise de dados; redação, interpretação e discussão dos resultados); OA3: Redigir a dissertação em formato de artigo científico; OA4. Comunicar oralmente os resultados de um estudo original; OA5:Demonstrar competências de reflexão crítica e ética sobre temas avançados de investigação através da participação nas equipas de investigação dos orientadores de dissertação. Para a concretização destes objetivos, serão utilizadas as metodologias de orientação tutorial, aprendizagem baseada em equipas e aprendizagem baseada em projetos, que garantem um acompanhamento, regular e contínuo, do processo de execução do projeto de investigação.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino-aprendizagem de orientação tutorial (ME1), de aprendizagem baseada em equipas (Team-based learning) (ME2) e de aprendizagem baseada em projetos (ME3), coerentes com o modelo pedagógico do CE. Este modelo atribui ao estudante um papel central e ativo no processo de aprendizagem, enfatizando a construção, a reflexão e a aplicação de conhecimentos. Nesta UC, os estudantes integram as equipas de investigação dos orientadores e recebem orientação tutorial individualizada durante todo o processo de execução do plano de investigação e de redação da dissertação.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Cooper, H., Coutanche, M., McMullen, L., Panter, A., Rindskopf, D., & Sher, K. (2023). APA handbook of research methods in psychology: Foundations, planning, measures, and psychometrics, Vol. 1. APA. Cooper, H., Coutanche, M., McMullen, L., Panter, A., Rindskopf, D., & Sher, K. (2023). APA handbook of research methods in psychology: Data analysis and research publication, Vol. 3. APA. Cooper, H. Coutanche, M. McMullen, L., Panter, A., Rindskopf, D., & Sher, K. (2023). APA handbook of research methods in psychology: Research designs: Quantitative, qualitative, neuropsychological, and biological, Vol. 2. APA Denzin, N., Lincon, Y., Giardina, M., & Cannella, G. (2024). The Sage Handbook of Qualitative Research (6th ed). Sage.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não