filmeu

Disciplina Dissertação em Psicologia da Justiça

  • Apresentação

    Apresentação

    A presente UC dá continuidade à UC de Projeto de Dissertação no 2º semestre do 1º ano, onde os estudantes selecionam um tema de investigação, realizam uma revisão-síntese do estado da arte, estabelecem objetivos/hipóteses de investigação e definem os procedimentos metodológicos para a concretização do projeto de investigação. 
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1. Escrita científica e normas APA de formatação e referenciação. CP2. Procedimentos e aspetos metodológicos de execução do projeto de investigação (revisão da literatura, operacionalização de objetivos e hipóteses de investigação, recolha, tratamento e análise de dados e redação, interpretação e discussão dos resultados). CP3. Procedimentos éticos no desenvolvimento e implementação de investigação em Psicologia da Justiça. CP4. Redação da dissertação, em conformidade com os requisitos de um trabalho científico. CP5. Comunicação e divulgação dos resultados da investigação.
  • Objetivos

    Objetivos

    O objetivo geral da UC e¿ o acompanhamento dos estudantes na execução de um projeto de investigação de um estudo original, que resultara¿ na sua dissertação. É pretendido que os estudantes sejam capazes de: OA1: Introduzir revisões de melhoria do projeto de investigação realizado na UC de Projeto; OA2: Executar o plano de investigação (recolha, tratamento e análise de dados; redação, interpretação e discussão dos resultados); OA3: Redigir a dissertação em formato de artigo científico; OA4. Comunicar oralmente os resultados de um estudo original; OA5:Demonstrar competências de reflexão crítica e ética sobre temas avançados de investigação através da participação nas equipas de investigação dos orientadores de dissertação. Para a concretização destes objetivos, serão utilizadas as metodologias de orientação tutorial, aprendizagem baseada em equipas e aprendizagem baseada em projetos, que garantem um acompanhamento, regular e contínuo, do processo de execução do projeto de investigação. 
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino-aprendizagem de orientação tutorial (ME1), de aprendizagem baseada em equipas (Team-based learning) (ME2) e de aprendizagem baseada em projetos (ME3), coerentes com o modelo pedagógico do CE. Este modelo atribui ao estudante um papel central e ativo no processo de aprendizagem, enfatizando a construção, a reflexão e a aplicação de conhecimentos. Nesta UC, os estudantes integram as equipas de investigação dos orientadores e recebem orientação tutorial individualizada durante todo o processo de execução do plano de investigação e de redação da dissertação. 
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Cooper, H., Coutanche, M., McMullen, L., Panter, A., Rindskopf, D., & Sher, K. (2023). APA handbook of research methods in psychology: Foundations, planning, measures, and psychometrics, Vol. 1. APA. Cooper, H., Coutanche, M., McMullen, L., Panter, A., Rindskopf, D., & Sher, K. (2023). APA handbook of research methods in psychology: Data analysis and research publication, Vol. 3. APA. Cooper, H. Coutanche, M. McMullen, L., Panter, A., Rindskopf, D., & Sher, K. (2023). APA handbook of research methods in psychology: Research designs: Quantitative, qualitative, neuropsychological, and biological, Vol. 2. APA Denzin, N., Lincon, Y., Giardina, M., & Cannella, G. (2024). The Sage Handbook of Qualitative Research (6th ed). Sage.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios