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Disciplina Dissertação em Psicologia da Justiça

  • Apresentação

    Apresentação

    A presente UC dá continuidade à UC de Projeto de Dissertação no 2º semestre do 1º ano, onde os estudantes selecionam um tema de investigação, realizam uma revisão-síntese do estado da arte, estabelecem objetivos/hipóteses de investigação e definem os procedimentos metodológicos para a concretização do projeto de investigação. 
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1. Escrita científica e normas APA de formatação e referenciação. CP2. Procedimentos e aspetos metodológicos de execução do projeto de investigação (revisão da literatura, operacionalização de objetivos e hipóteses de investigação, recolha, tratamento e análise de dados e redação, interpretação e discussão dos resultados). CP3. Procedimentos éticos no desenvolvimento e implementação de investigação em Psicologia da Justiça. CP4. Redação da dissertação, em conformidade com os requisitos de um trabalho científico. CP5. Comunicação e divulgação dos resultados da investigação.
  • Objetivos

    Objetivos

    O objetivo geral da UC é o acompanhamento dos estudantes na execução de um projeto de investigação de um estudo original, que resultara¿ na sua dissertação. É pretendido que os estudantes sejam capazes de: OA1: Introduzir revisões de melhoria do projeto de investigação realizado na UC de Projeto; OA2: Executar o plano de investigação (recolha, tratamento e análise de dados; redação, interpretação e discussão dos resultados); OA3: Redigir a dissertação em formato de artigo científico; OA4. Comunicar oralmente os resultados de um estudo original; OA5: Demonstrar competências de reflexão crítica e ética sobre temas avançados de investigação através da participação nas equipas de investigação dos orientadores de dissertação.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    No âmbito da UC, os conteúdos programáticos serão abordados através de metodologias de ensino-aprendizagem alinhadas com o modelo pedagógico do CE. A orientação tutorial (ME1) proporciona um acompanhamento personalizado e regular, promovendo a autonomia dos/das estudantes na concretização do seu projeto de investigação, com o suporte contínuo do orientador/a. A aprendizagem baseada em equipas (ME2) possibilita a integração dos/das estudantes em grupos de trabalho de investigação já existentes, favorecendo a patilha de conhecimento e o contacto direto com investigadores experientes, num contexto colaborativo e prático. Por fim, a aprendizagem baseada em projetos (ME3) constitui um eixo central do modelo pedagógico do CE, atendendo que a dissertação pressupõe um projeto de investigação autónomo, orientado para a resolução de problemas reais, aproximando os/as estudantes do contexto profissional da psicologia da justiça e dos contextos de investigação nesta área de conhecimento.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

        Cooper, H., Coutanche, M., McMullen, L., Panter, A., Rindskopf, D., & Sher, K. (2023). APA handbook of research methods in psychology: Foundations, planning, measures, and psychometrics, Vol. 1. APA. Cooper, H. Coutanche, M. McMullen, L., Panter, A., Rindskopf, D., & Sher, K. (2023). APA handbook of research methods in psychology: Research designs: Quantitative, qualitative, neuropsychological, and biological, Vol. 2. APA Cooper, H., Coutanche, M., McMullen, L., Panter, A., Rindskopf, D., & Sher, K. (2023). APA handbook of research methods in psychology: Data analysis and research publication, Vol. 3. APA. Denzin, N., Lincon, Y., Giardina, M., & Cannella, G. (2024). The Sage Handbook of Qualitative Research (6th ed). Sage.
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