-
Apresentação
Apresentação
Esta UC visa o desenvolvimento de conhecimentos acerca da Vitimologia enquanto área de saber, explorando a sua evolução histórica, conceptual e epistemológica e o papel da vítima como objeto de estudo. Pretende abordar tipos particulares de vitimação, proporcionando conhecimentos acerca da sua epidemiologia, das dinâmicas abusivas e do seu impacto na vítima. É, ainda, objetivo abordar (novos) tipos de vitimação, procedendo a uma breve contextualização teórica e empírica. No final da UC, os estudantes devem ser capazes de compreender a emergência e evolução paradigmática da Vitimologia; compreender e refletir sobre o papel da vítima no crime, a sua experiência, o impacto associado e a sua posição nos sistemas formal e informal; compreender os principais tipos de vitimação e as suas dinâmicas específicas; reconhecer outros tipos de vitimação que recentemente integraram os espaços de discussão e investigação neste domínio.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP1960-2617
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1. Abordagem histórica, teórica e epistemológica da Vitimologia 1.1. Emergência e evolução da Vitimologia enquanto área de conhecimento 1.2. Desenvolvimento histórico da Vitimologia, transformações ideológicas e políticas 1.3. Teorias explicativas da vitimação CP2. Enquadramento conceptual e caracterização dos principais tipos de vitimação 2.1. Vitimação na idade adulta 2.1.1. Violência nas relações de intimidade 2.1.2. Violência sexual 2.1.3. Stalking 2.1.4. Violência sobre pessoas idosas 2.2. Vitimação na infância/adolescência 2.2.1. Abuso e negligência 2.2.2. Abuso sexual 2.2.3. Bullying/Cyberbullying CP3. Enquadramento conceptual de ‘novos’ fenómenos de vitimação CP4. Questões ético-deontológicas na articulação entre a vítima e o sistema de justiça e na investigação com vítimas
-
Objetivos
Objetivos
OA1: Reconhecer a Vitimologia enquanto área de conhecimento autónoma e explicar o seu desenvolvimento histórico e as transformações ideológicas e políticas associadas; OA2: Reconhecer e diferenciar as principais teorias explicativas da vitimação; OA3: Reconhecer os principais tipos de vitimação na infância, adolescência e idade adulta e explicar a sua epidemiologia, dinâmicas abusivas, modelos conceptuais explicativos e impacto psicossocial associado; OA4: Explicar e discutir outros tipos de vitimação que recentemente integraram os espaços de discussão e investigação neste domínio; OA5: Aplicar e integrar os conhecimentos teóricos na conceptualização de casos específicos; OA6: Refletir criticamente sobre as questões ético-deontológicas na articulação entre a vítima e o sistema de justiça e na investigação com vítimas.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Os conteúdos programáticos serão lecionados através do recurso a uma diversidade de métodos, designadamente ME1: Exposição oral com apoio de materiais audiovisuais; ME2: Diálogo interativo; ME3: Técnicas ativas como exercícios de aplicação em sala de aula; ME4: Feedback por pares; ME5: Feedback por docente. O diálogo interativo terá sempre como objetivo promover a reflexão crítica nos estudantes, procurando que estes coloquem hipóteses, resolvam contradições, argumentem e comuniquem o seu ponto de vista. Outra metodologia pedagógica consistirá na aprendizagem colaborativa com recurso ao método “jigsaw”, sendo que os estudantes serão divididos em pequenos grupos e cada grupo analisará um conteúdo programático específico (um fenómeno específico de vitimação), tornando-se um grupo de ‘peritos’ nesse âmbito e, sequentemente, partilhará o conhecimento adquirido aos restantes elementos do grupo mais amplo.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Clevenger, S., Navarro, J., Marcum, C., & Higgins, G. (2024). Understanding Victimology: An Active-learning Approach. Routledge. Daigle, L. (2018). Victimology (Second Edition). Sage Publications. Korbin, J. E., Krugman, R. (Eds.) (2022). Handbook of Child Maltreatment. Springer. Kirchengast, T. (2016). Victims and the criminal trial. London: Palgrave Macmillan. Machado, C. (2010). Novas formas de vitimação criminal. Braga: Psiquilibrios Edições Machado, C. (2010). Vitimologia: das novas abordagens teóricas às novas práticas de intervenção. Braga: Psiquilibrios Edições.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não