-
Apresentação
Apresentação
Importância para o estudo das relações internacionais de acordo com a transição digital.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP6581-24201
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Conteúdos programáticos / Syllabus: I – INTRODUÇÃO / INTRODUCTION O impacto da revolução tecnológica na forma de mudança do comportamento das diplomacias. A alteração do processo de comunicação no processo de avaliação e decisão política. II – O EQUILÍBRIO DO PODER / THE BALANCE OF POWER O domínio das tecnologias da informação A alteração no modo de fazer a guerra: o Drone. O perigo da manipulação dos media: redes sociais III – O PAPEL DA DEFESA NA GESTÃO DA POLÍTICA EXTERNA DOS ESTADOS / THE ROLE OF DEFENCE IN THE STATES' FOREIGN POLICY MANAGEMENT A importância da soberania dos Estados perante as redes de alianças. A competência na formação do perfil dos diplomatas para o exercício das funções. A hostilidade e as crises internacionais. IV – O PAPEL DO CONTRA INFORMAÇÃO NA AÇÃO DIPLOMÁTICA / THE ROLE OF COUNTERINFORMATION IN DIPLOMATIC ACTION A espionagem A transferência de tecnologia
-
Objetivos
Objetivos
O objetivo da unidade curricular é dar a conhecer os principais aspetos substantivos, com destaque para o estudo da avaliação teórica da diplomacia e da sua articulação com novas tecnologias. O contexto político-económico da jurisprudência e da doutrina visa permitir um conhecimento aprofundado destas matérias, essencial ao correto desempenho e o desenvolvimento de competências de investigação: competências orais e escritas, raciocínio analítico e lógico, domínio dos temas de técnicas de investigação
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Incluir também as metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem utilizadas
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
BINET, LAURENT (2021) CIVILIZAÇÕES, QUETZAL CONDOLEEZA RICE, AMY ZEGART (2018) POLITICAL RISK, WEIDENFELD & NICOLSON ISCHINGER, WOLFGANG (2021) WORLD IN DANGER, BROOKINGS INSTITUTION PRESS GASPAR, CARLOS (2019) O REGRESSO DA ANARQUIA, ALETHEIA GASPAR, CARLOS ( 2020) O MUNDO DE AMANHÃ, FUNDAÇÃO FRANCISCO MANUEL DOS SANTOS MORGADO, MIGUEL (2021) SOBERANIA, D. QUIXOTE KISSINGER, HENRY (1994) DIPLOMACY , SIMON AND SCHUSTER KISSINGER, HENRY (2014) A ORDEM MUNDIAL , D QUIXOTE Schultz , Kenneth A. (2004) democracy and coercive diplomacy, Cambridge XUETONG, YAN (2019) LEARDERSHIP AND THE RISE OF GREAT POWERS, PRINCETON UNIVERSITY PRESS
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não