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Apresentação
Apresentação
No âmbito do mestrado em Relações Internacionais considera-se relevante reflectir sobre a democracia e cidadania e os desafios que se lhe colocam no mundo ocidental, o seu berço. Num momento da nossa história onde o próprio património político é posto em causa pretende-se pôr em perspectiva a democracia e a cidadania, pugnando pela sua defesa, mas reconhecendo que a emergência de novos actores políticos e o alargamento do espaço público bem como a necessidade de cumprir as legitimas aspirações dos cidadãos exigem respostas credíveis e justas. Para além do estudo dos modelos de democracia e cidadania ao longo da história é fundamental uma reflexão quanto aos rumos de uma democracia e cidadania cada vez mais digitais e transnacionais e respectivos impactos na vida política.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Opcional | Português
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Código
Código
ULP6581-24208
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Democracia e cidadania: esboço conceptual - Origens clássicas da democracia - Concepções democráticas: os modelos liberal, pluralista, participativo e deliberativo - Funcionamento da democracia: delegação e accountability - Qualidade da democracia: inquirir o processo, o conteúdo e os resultados democráticos - Concepções clássicas de cidadania - Instrumentos constitucionais de exercício e defesa da cidadania - Os desafios da cidadania pós-nacional - A cidadania numa sociedade da comunicação em plena era digital - A cidadania perante os desafios democráticos: pós-democracia, populismo e regimes híbridos
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Objetivos
Objetivos
- Compreender o conceito de democracia - Problematizar o conceito de cidadania - Entender a relação de complementaridade da democracia com a cidadania - Conhecer e comparar os principais modelos teóricos de democracia - Analisar criticamente o funcionamento e a qualidade da democracia - Reconhecer os desafios actuais colocados ao exercício de uma cidadania democrática - Identificar os problemas e ameaças contemporâneas à democracia e cidadania digitais
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aulas teóricas com vista a exposição e interpretação dos conceitos nucleares da cadeira. Será incentivada a participação e discussão construtiva pelos alunos à medida que se forem apresentando os conteúdos programáticos. Para tal será facultada e indicada bibliografia variada para enriquecer a qualidade do debate nas aulas. A avaliação consiste nos seguintes elementos obrigatórios: apresentação e comentário das ideias principais de um artigo/capítulo/livro que verse sobre os temas da cadeira; no final do semestre terá lugar uma apresentação oral que deverá resumir os resultados do trabalho escrito final cujo tema se enquadre nos conteúdos programáticos e previamente identificado ao docente. A ausência de um destes elementos de avaliação pelo estudante determina a sua retenção.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Carvalhais, I. E. (2005). Os Desafios da Cidadania Pós-Nacional. Porto: Edições Afrontamento. Castells, M. (2004). A Galáxia Internet. Reflexões sobre Internet, Negócios e Sociedade. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Dahl, R. (1998). On Democracy. New Haven: Yale University Press. Diamond, L. & Morlino L. (eds) (2005). Assessing the Quality of Democracy. Baltimore: Johns Hopkins University Press. Habermas, J (2002). Racionalidade e Comunicação. Coimbra: Edições Almedina. Held, D. (2006). Models of Democracy. Cambridge: Polity. Keane, J. (2022). Breve História da Democracia. Lisboa: Editorial Presença. Santos, J. A. (org.) (2020). Política e Democracia na Era Digital. Lisboa: Parsifal. StrØm, K., Müller, W. C., Bergman, T. (eds.) (2003). Delegation and Accountability in Parliamentary Democracies. Oxford: Oxford University Press.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não