-
Apresentação
Apresentação
A presente unidade curricular explora a dimensão psicológica associada aos processos de treino e competição em Futebol que contribuem para o desenvolvimento do futebolista e de outros agentes, com particular ênfase treinador. Neste sentido, procura mobilizar os principais paradigmas teóricos e promover a avaliação e o desenvolvimento de estratégias de intervenção.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP6223-22695
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. A organização dos comportamentos do praticante e a gestão de objetivos. 2. Análise da prestação individual e coletiva. 3. Emoções, Futebol e treino das competências psicológicas. 4. Liderança, coesão e o ambiente de grupo. 5. A formação ética do futebolista. 6. Desenvolvimento da carreira do futebolista e das equipas de Futebol. 7. O Psicólogo do desporto: Missão e competências no Futebol. 8. Neuropsicologia aplicada ao Futebol.
-
Objetivos
Objetivos
A presente unidade curricular tem como objetivos: 1- Promover o conhecimento acerca da importância da componente psicológica (antecedente e consequente) nos processos de treino e competição em Futebol. 2- Identificar e explicar as variáveis psicológicas envolvidas e a desenvolver no futebolista, bem como noutros agentes, mobilizando para tal constructos provenientes dos principais paradigmas teóricos. 3- Refletir e treinar as questões ligadas à avaliação dos constructos psicológicos identificados e ao desenvolvimento de estratégias de intervenção.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: Discussão de casos práticos (ME1), Visionamento e discussão de documentários/vídeos (ME2), Atividades em pequeno grupo (ME3), Informação de retorno fornecida pelo docente sobre trabalho desenvolvido (ME4).
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Barreiros, A., Garganta, J., Freitas, S., Duarte, D., & Fonseca, A., (2010). O que pensam os treinadores portugueses da 1ª liga sobre a importância da intervenção psicológica no Futebol profissional? Motriz - Revista de Educação Física, 17 (1), 128-137. Beswick, B. (2001). Focused for soccer: developing a winning mental approach. Champaign, IL: Human Kinetics. Cale, A., & Forzoni, R. (2004). Official FA guide to Basic Psychology for Football. Abingdon: Hodder & Stoughton. Cruz, J. (Ed.) (1996). Manual de Psicologia do Desporto. Braga: SHO. Weinberg, R.; & Gould, D. (2011). Foundations of Sport and Exercise Psychology. 5th edition. Human Kinetics.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não